Cone principal do vulcão Cumbre Vieja colapsa parcialmente nas Canárias

Informação foi divulgada por um geólogo do Instituto Geológico y Minero de Espanha. "O cone não suporta o seu próprio peso", referiu Carlos Lorenzo.

© Getty Images

Mundo Canárias 25/09/21 POR Notícias ao Minuto Brasil

O cone principal do vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção no último domingo, na ilha de La Palma, nas Canárias, sofreu, esta manhã, um colapso parcial, revela o El País

PUB

A informação foi avançada por um geólogo do Instituto Geológico y Minero de Espanha: "O cone não suporta o seu próprio peso", referiu Carlos Lorenzo, cita o jornal. O especialista diz ainda que este colapso parcial deixou "um enorme 'riacho' de blocos muito grandes deslocados pela encosta do cone em direção ao mar". 

Numa atualização da situação feita ontem na página de Twitter do programa de satélites de observação do planeta Terra, Copernicus, pertencente à União Europeia, foi informado que a lava já atingiu 190,7 hectares da ilha de La Palma e que 452 habitações foram destruídas.  

Não há, contudo, vítimas a registar, apesar dos elevados danos materiais. 

Crónica (25/9/21) STA Cono volcánico roto.Carlos Lorenzo, geólogo del #IGME_CSIC nos comunica que han visto el cono roto con los drones y se dirigen al comité científico.https://t.co/zlpkz4FM5e#erupcionenlapalma #volcanes #Canarias #STA #URGE #IGME_CSIC

— Instituto Geológico y Minero de España (@IGME1849) September 25, 2021

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou ontem que o Governo vai aprovar uma ajuda "imediata" para aqueles que perderam as suas casas e o seu trabalho devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja. 

Numa conferência de imprensa acompanhado pelos presidentes das Canárias e também pelo máximo responsável público pela ilha de La Palma, Sánchez explicou que toda a ilha será declarada "zona de catástrofe" e que serão tomadas medidas "rápidas" para atender às necessidades de alojamento, aquisição de bens básicos e restabelecimento das comunicações, bem como um sistema específico de expediente para a regulamentação do emprego.

Devido ao vulcão Cumbre Vieja, as autoridades preveem retirar das zonas mais expostas até cerca de 10 mil pessoas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias e encontra-se a 460 quilômetros da ilha portuguesa da Madeira.  

[Notícia atualizada às 16h36]

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 7 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 6 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 6 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 8 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 7 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

justica Paraíba Há 5 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

esporte São Paulo FC Há 7 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

fama Peculiares Há 23 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

lifestyle Saúde Há 7 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

justica Régis Bittencourt Há 7 Horas

Casal de empresários é achado morto dentro de carro em posto de gasolina