Existem dois padrões de lesão nos pulmões de doentes com Covid-19

Investigadores brasileiros detectaram danos pulmonares em formato de fibrose e de trombos após a autópsia de indivíduos que haviam morrido vítimas da infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19

© Shutterstock

Lifestyle SARS-CoV-2 27/10/21 POR Notícias ao Minuto Brasil

Num novo estudo compartilhado na plataforma medRxiv e citado pela revista Galileu, investigadores da Universidade de São Paulo (USP), examinaram amostras pulmonares de 47 pacientes que morreram em decurso de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) provocada pelo SARS-CoV-2 e simultaneamente detectaram dois padrões notoriamente diferentes de dano.

PUB

De acordo com os cientistas, cinco doentes (10,6%) apresentaram o que é conhecido por 'fenótipo fibrótico' - uma condição caracterizada pelo espessamento do septo alveolar, uma estrutura onde ocorrem as trocas gasosas. Por outras palavras, nessas pessoas o tecido normal do pulmão deteriorado pelo coronavírus foi substituído por tecido cicatricial ou fibrose, o que consequentemente dificultou a respiração. 

Entretanto, outros dez pacientes (21,2%), apresentavam 'fenótipo trombótico'. Ou seja, nesses casos o tecido pulmonar encontrava-se quase normal.

No entanto, foram ainda assim detectados sinais de coágulos (trombos) em pequenos vasos.

Adicionalmente, os investigadores identificaram um terceiro grupo de 32 pacientes (68,1%) que detinham os dois fenótipos. 

Conforme explica a revista Galileu, a idade média dos doentes que integraram a pesquisa foi de 67,8 anos, com uma proporção similar entre homens e mulheres. Todos os pacientes sofriam de doenças preexistentes, sendo as mais comuns hipertensão (55%) e obesidade (36%). Quando foram internados no hospital, 66% experienciavam falta de ar. As complicações durante o internamento incluíram choque séptico (62%), falência renal aguda (51%) e síndrome do desconforto respiratório agudo (45%).

Para efeitos da pesquisa, as amostras pulmonares foram obtidas após o falecimento dos doentes através da realização de autópsias, que de seguida foram conservadas em formol e parafina. Os blocos foram então cortados em lâminas com espessura de 3 micrômetros, que foram coradas e analisadas por microscopia e imuno-histoquímica. O RNA do coronavírus SARS-CoV-2 foi detectado em todas as amostras analisadas.

"Partimos de uma avaliação da morfologia do pulmão para, na sequência, estudar o histórico clínico e os exames radiológicos desses pacientes. E foi possível notar, após a análise estatística, que os dados se correlacionavam", disse à Agência Fapesp o patologista Alexandre Fabro, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e coordenador do estudo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 14 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 14 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 11 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 11 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 14 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 11 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 6 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama Casais famosos Há 6 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

brasil Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada