Crise econômica e ameaça do zika ganham força com disputa política

Fator Cunha estimula ambiente de guerrilha na Câmara

© DR

Política Pós-carnaval 05/02/16 POR Notícias Ao Minuto

A guerra política entre governo e oposição e a estratégia de sobrevivência de Eduardo Cunha contribuem para agravar problemas da vida real, como o aumento do desemprego e doenças graves causadas pelo vírus zika, analisa Kennedy Alencar da “CBN”.

PUB

Segundo o comentarista, há sinais claros de que, após o Carnaval, um ambiente de guerrilha parlamentar dominará a Câmara, apesar do gesto correto da presidente Dilma Rousseff de ter ido ao Congresso na última terça apresentar pessoalmente a mensagem do Executivo.

No Senado, a vida do governo deverá ser um pouco menos difícil, mas já há duas propostas engatilhadas pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), que desagradam ao governo.

Renan quer votar a autonomia operacional do Banco Central, dando mandato a seu presidente e diretores. Também deseja colocar em pauta o projeto do senador José Serra, do PSDB paulista, que flexibiliza a regra que obriga a Petrobras a ser única exploradora do pré-sal e ter no mínimo 30% do empreendimento.

Dilma não tem força para se opor às duas propostas. No caso do Banco Central, a decisão se dará pelo confronto de forças no Senado, com pouca margem de intervenção do governo. Em relação à Petrobras, como a empresa está altamente endividada, Dilma é contra, mas aceita a realidade que ela ajudou a criar. A estatal não tem como encarar essa empreitada na situação atual, sem capacidade de investimento e com preço baixo do barril de petróleo.

Mas é na Câmara que a coisa tende a pegar fogo. Deputados voltarão do Carnaval muito valorizados para decidir sobre o pedido de abertura de processo de impeachment. O governo terá de se concentrar nessa batalha.

Ainda de acordo com Kennedy Alencar, a estratégia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, é arrastar essa discussão no tempo, esperando que a piora econômica convença deputados a votar a favor do impeachment. O PSDB tenta tirar proveito das investigações contra o ex-presidente Lula. O PT ameaça rebater, criando CPIs para investigar casos de corrupção tucanos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 9 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 11 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 11 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 12 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 11 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico