Itaú revisa previsão do PIB brasileiro em 2016 de -2,8% para -4,0%

A revisão ocorre dois dias depois de o presidente do banco, Roberto Setubal, ter dito, em teleconferência com analistas e investidores, que o PIB brasileiro deve apresentar retração de 2,5% a 5,0% neste ano

© Reuters

Economia Estudo 05/02/16 POR Estadao Conteudo

O Itaú Unibanco informou nesta sexta-feira, 5, em relatório enviado a clientes, que revisou a sua previsão de queda para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2016 de 2,8% para 4,0%.

PUB

"A economia recuou acentuadamente no fim do ano passado e indicadores antecedentes sugerem a continuidade da contração neste início de ano. Como acreditamos que a economia só deva se estabilizar a partir do segundo semestre, projetamos agora uma contração de 4,0% em 2016", explica o documento, assinado pelo economista-chefe do banco, Ilan Goldfajn.

A revisão ocorre dois dias depois de o presidente do banco, Roberto Setubal, ter dito, em teleconferência com analistas e investidores, que o PIB brasileiro deve apresentar retração de 2,5% a 5,0% neste ano.

Apesar de piorar a revisão para 2016, o banco aponta no relatório que melhorou sua projeção para 2017, agora com uma alta de 0,3%, contra uma estabilidade na estimativa anterior. Mas ponderou que a recuperação depende da "reação da política econômica e de choques internacionais".

Ainda assim, o mercado de trabalho deve apresentar piora nos dois anos, com um aumento da taxa de desemprego para 13,0% em 2016 e para 13,4% no ano seguinte, na Pesquisa Mensal do Emprego (PME), do IBGE.

Com o enfraquecimento da demanda doméstica, o Itaú aposta também em uma desaceleração da inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve subir 7,0% neste ano, depois de ter avançado 10,7% em 2015.

"Acreditamos que a inflação tenha iniciado uma longa trajetória de queda. A menor pressão de preços administrados terá contribuição relevante para a redução do IPCA este ano. O impacto da retração da economia na inflação, em particular de serviços, deve ficar mais claro ao longo deste ano", disse.

"O principal risco para esse cenário é uma desvalorização mais intensa do real", acrescentou, em referência à pressão inflacionária do dólar em produtos importados. Apesar da preocupação com o câmbio, a instituição financeira acredita que o dólar não vai repetir a mesma valorização observada no ano passado e aposta que a moeda norte-americana terminará 2016 cotado a R$ 4,50 e a R$ 4,75 no fim de 2017. Com o câmbio equilibrado, a inflação deve desacelerar novamente em 2017, para 5,0%.

Selic

Diante disso, a Selic deverá terminar o ano em 12,75%, depois de o Banco Central (BC) realizar, a partir de agosto, três cortes de 0,50 ponto porcentual.

"O BC vem sinalizando preocupação com a atividade global e doméstica. Acreditamos que a queda da inflação ao longo deste ano fará com que a autoridade monetária inicie um ciclo de redução das taxas de juros já na segunda metade de 2016", explica o banco. Mais uma vez o Itaú lembra que o risco para esse cenário reside numa depreciação mais intensa da taxa de câmbio. A Selic está hoje em 14,25%.

Para o banco, as contas públicas continuam sendo "o núcleo do problema no Brasil", depois de o déficit primário ter encerrado 2015 em 1,9% do PIB (0,9%, excluindo despesas em atraso), ante um déficit de 0,6% do PIB em 2014. Com isso, o Itaú revisou também a sua projeção para o resultado primário de 2016, de um déficit de 1,4% para 1,5% do PIB. A previsão para 2017 foi mantida em déficit de 2,0%.

"A situação fiscal segue se agravando. A eventual estabilização da atividade e a resultante melhora da arrecadação não bastam para melhorar o superávit primário, pois existe uma tendência estrutural dos gastos obrigatórios crescerem mais que o PIB. Sem reformas que reduzam esses gastos, a dívida pública bruta deve seguir em tendência de alta", afirma o banco.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

tech ESA Há 4 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 7 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 7 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 4 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 6 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina