SP supera EUA e Europa com 60% da população totalmente vacinada contra Covid

Perto de 99% das pessoas com 18 anos ou mais receberam ao menos a primeira dose do imunizante contra o coronavírus na cidade

© Teresa Nunes/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Brasil Vacina 06/10/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O estado de São Paulo chegou a 60% da população totalmente vacinada contra a Covid-19, superando o percentual de imunizados dos Estados Unidos e da Europa. Além disso, perto de 99% das pessoas com 18 anos ou mais receberam ao menos a primeira dose do imunizante contra o coronavírus.

PUB

Durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (6), o governador João Doria (PSDB) chamou a atenção para essa comparação."Segundo dados da plataforma Our World in Data, da universidade Oxford, da Inglaterra, que mede as taxas de vacinação em todo o mundo, o índice de 60% que São Paulo alcançou no dia de ontem supera os 55% dos Estados Unidos e os 52% da média geral dos 50 países do continente europeu", disse Doria.

Até agora, foram aplicadas no estado de São Paulo cerca de 65 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, sendo 36,8 milhões da primeira dose e 26,2 milhões da segunda. Aproximadamente 1,1 milhão de paulistas tomaram o imunizante de dose única e 734 mil já receberam a dose adicional.

O anúncio foi feito no Palácio dos Bandeirantes, na zona oeste de São Paulo. Durante o evento, o governador também tratou de medidas de contenção à disseminação do vírus.

Na ocasião, a enfermeira Monica Calazans, que em janeiro tornou-se a primeira brasileira a tomar a vacina contra a Covid-19 no país, e o secretário da Saúde Jean Gorinchteyn tomaram a dose adicional do imunizante. Calazans também foi a responsável por aplicar a vacina no governador João Doria, em maio deste ano.

A administração estadual também afirmou que, na última semana, 72% das cidades do estado, ou 467 municípios, não tiveram morte pela doença.

"O resultado reflete o impacto positivo do avanço da vacinação em São Paulo, que assumiu a liderança no ranking como o estado que mais vacina no Brasil", disse Doria.

O governador também anunciou que o estado bateu o recorde da administração das doses de reforço com o início da vacinação dos profissionais de saúde nesta segunda-feira (4).

Até então, apenas pessoas acima de 70 anos estavam recebendo o reforço. No mesmo dia, começou também a campanha para pessoas de 60 a 69 anos.

Para receber a vacina, o profissional deve ter completado o ciclo vacinal e ter tomado a última dose há pelo menos seis meses.

Foram registrados 4.595 pacientes internados, sendo 2.250 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 2.345 em enfermaria. São cerca de 150,2 mil óbitos pela doença no estado.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 12 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 10 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 10 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

justica Violência Há 3 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

economia DESENROLA-BRASIL Há 12 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 11 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 12 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

justica Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

esporte Óbito Há 3 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

lifestyle Saúde Há 11 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue