Hamilton lidera na Turquia e termina como o mais rápido do dia

Verstappen terminou em 5º lugar

© Getty

Esporte F-1 08/10/21 POR Estadao Conteudo

Atual líder do Mundial de Pilotos, o inglês Lewis Hamilton consolidou o domínio apresentado nesta sexta-feira e fechou a sexta-feira como o mais rápido do dia nos treinos livres para o GP da Turquia, a 16.ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. O heptacampeão, que vai perder 10 posições no grid de largada em relação à posição a ser obtida no treino de classificação deste sábado por ter trocado seu motor, marcou 1min23s804 como sua melhor volta.

PUB

Outro grande destaque foi o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, que ficou a apenas 0s166 (1min23s970) do tempo estabelecido por Hamilton. O finlandês Valtteri Bottas, 0s410 (1min24s214) mais lento que o companheiro de Mercedes, fechou a lista dos três primeiros colocados do segundo treino livre e também de toda a sexta-feira.

A Red Bull só apareceu em quarto e quinto na tabela de tempos das atividades. O holandês Max Verstappen, grande rival de Hamilton na luta pelo título da temporada, foi superado pelo companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez, e fechou o Top 5 com tempo 0s635 (1min24s439) mais lento na comparação com o registrado pelo inglês da Mercedes.

O também inglês Lando Norris voltou a andar bem com a McLaren e virou o sexto melhor tempo, seguido pelas Alpine do espanhol Fernando Alonso e do francês Esteban Ocon. Também francês, Pierre Gasly foi o nono com sua AlphaTauri e o italiano Antonio Giovinazzi concluiu o dia em 10.º lugar com a Alfa Romeo. Já o alemão Sebastian Vettel, com a Aston Martin, foi só o 16.º colocado, duas posições atrás da McLaren do australiano Daniel Ricciardo.

Conforme previsto pela meteorologia para a tarde, os ventos fortes atingiram o circuito Istambul Park desde antes do início da segunda sessão de treinos livres. Os pilotos não perderam tempo e aproveitaram cada um dos 60 minutos e deixaram os boxes logo nos instantes iniciais da atividade.

Com tantos carros na pista logo de início, o tráfego tornou-se um problema para muitos pilotos. Outro ponto foi que o asfalto ainda não tinha a melhor aderência em alguns pontos, o que provocou, por exemplo, a rodada do canadense Nicholas Latifi, da Williams, na curva 9. Ao fim de 60 minutos de atividade, Hamilton consolidou o domínio estabelecido em todo o dia e fechou a sexta-feira como o melhor.

A Fórmula 1 volta a acelerar no circuito Istambul Park neste sábado. A terceira sessão de treinos livres terá início às 6 horas (de Brasília), enquanto que o treino oficial de classificação está marcado para 9 horas, mesmo horário da corrida no domingo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 10 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 8 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 10 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

tech Ataque Há 7 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 9 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Casais famosos Há 2 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Redes Sociais Há 40 mins

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

lifestyle Signos Há 7 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!