EMA inicia avaliação de medicamento da AstraZeneca para a Covid-19

O fármaco apresentou resultados considerados “positivos de alto nível” em testes clínicos em voluntários

© Reuters

Mundo Covid-19 14/10/21 POR Notícias ao Minuto Brasil

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu início à avaliação de um medicamento desenvolvido pela AstraZeneca para a prevenção da Covid-19 em adultos.

PUB

O medicamento Evusheld (também conhecido como AZD7442) combina dois anticorpos monoclonais, tixagevimabe e cilgavimabe, concebidos para se ligarem à proteína 'spike' do SARS-CoV-2, com o objetivo de impedir que o vírus entre nas células do corpo e cause a infeção.

Em comunicado, a EMA acrescenta que vai avaliar "mais dados sobre a qualidade, segurança e eficácia do medicamento".

"A revisão contínua vai durar até que estejam disponíveis evidências suficientes para que a empresa envie um pedido de autorização de comercialização formal", lê-se no documento.

Este procedimento de revisão contínua é utilizado pela EMA para acelerar a avaliação de um novo medicamento em situações de emergência de saúde pública, tendo já sido usado para a aprovação das vacinas contra o vírus SARS-CoV-2 na União Europeia.

Neste processo, a EMA vai avaliar a conformidade da Evusheld com as normas habituais da União Europeia "em matéria de eficácia, segurança e qualidade".

"A EMA comunicará posteriormente quando for apresentado um pedido de autorização de introdução no mercado para o medicamento", diz ainda o regulador, que estima que a análise leve "menos tempo do que o normal devido ao trabalho realizado durante a revisão contínua".

A decisão do Comitê de Medicamentos de Uso Humanos da EMA de avançar para esta avaliação acontece depois de os resultados preliminares dos ensaios clínicos terem sugerido que o medicamento pode ajudar a proteger contra a doença.

De acordo com a farmacêutica britânica, o medicamento AZD7442 mostrou levar a uma diminuição notória de casos graves e mortes por Covid-19 em pacientes de risco.

De referir ainda que, o regulador europeu anunciou, no início desta semana, que está também a avaliar um pedido de autorização, apresentado pela farmacêutica Roche Registration GmbH, para a comercialização na União Europeia do Ronapreve - combinação de anticorpos monoclonais casirivimab e imdevimab.

Em comunicado, a EMA adiantou que o medicamento, desenvolvido em parceria com a Regeneron Pharmaceuticals, destina-se a prevenir a Covid-19, assim como ao tratamento em adultos e adolescentes a partir dos 12 anos que não necessitem de oxigénio suplementar e que apresentem risco acrescido de evoluir para doença grave.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 20 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 18 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 21 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 21 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 20 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 11 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 15 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 12 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 21 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 19 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave