Pacto militar de França e Grécia contra Turquia ameaça a Otan

A rivalidade entre Ancara e Atenas é histórica e com um fundo religioso e cultural

© Jonathan Ernst / Reuters

Mundo OTAN-DEFESA 17/10/21 POR Folhapress

IGOR GIELOWSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Criada em 1949 para unificar a defesa da Europa sob o comando dos Estados Unidos contra a União Soviética, a Otan agora luta não só para tentar se redefinir no ambiente multipolar do século 21, mas também contra uma grande ameaça interna.

PUB

Trata-se do inédito acordo militar entre dois de seus 30 membros, França e Grécia. Segundo o texto, costurado em setembro e ratificado na semana retrasada, os países se comprometem à defesa mútua em caso de ataque externo.

Até aí, o artigo 5º da carta de fundação da Organização do Tratado do Atlântico Norte prevê o mesmo –só que contra inimigos externos ao bloco. No novo pacto, a defesa vale também contra ataques dentro do clube militar.O foco tem nome e sobrenome: a Turquia do presidente Recep Tayyip Erdogan, o estratégico membro da Otan com um pé no Oriente Médio.

A rivalidade entre Ancara e Atenas é histórica e com um fundo religioso e cultural –os países já travaram quatro guerras desde que a Grécia deixou o Império Otomano em 1830 e dividem a ilha de Chipre em zonas de influência.

A entrada de ambos os países na Otan poderia ser um fator de distensão, mas na prática isso não ocorreu. O mais novo ponto contencioso é a riqueza em óleo e gás no subsolo da plataforma continental que dividem no Mediterrâneo.

Em agosto do ano passado, a prospecção turca de áreas de hidrocarbonetos quase levou os rivais às vias de fato. No mês passado, um navio de guerra turco ameaçou afundar uma embarcação maltesa que estudava a rota marinha do East Med, um gasoduto que ligará Israel a Chipre e à Grécia.

A França também desgosta da assertividade de Erdogan, que apoia um dos lados na guerra civil da Líbia, produtor de petróleo tradicionalmente na órbita francesa.

Erdogan alimenta uma rixa pessoal com o presidente francês, Emmanuel Macron.

Com a Rússia estabelecida no oeste sírio desde que interveio na guerra civil iniciada em 2011, o leste do Mediterrâneo vive um momento de rivalidades cruzadas. Ancara, por exemplo, se antagoniza a Moscou na Líbia e na Síria, mas por ora acertou-se com o Kremlin no Cáucaso e está ampliando a carteira de compras de armas russas.

Assim, a Turquia se tornou alvo preferencial dos EUA, que não aceitam a presença de material militar de Vladimir Putin numa aliança que preza a interoperabilidade. Erdogan deu de ombros.Sua posição sempre foi autônoma, em parte refletindo o desgosto pela rejeição da União Europeia em aceitar um membro muçulmano –para a guerra, sua posição geográfica sempre fez dela um aliado cobiçado, tanto que os EUA fizeram inúmeras ações a partir da base de Incirlik.

Isso levou à aproximação entre Paris e Atenas. "Se formos atacados, teremos ao nosso lado a mais potente força armada do continente, a única potência nuclear europeia", disse o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, na sessão do Parlamento que ratificou o acordo no dia 7.

Não por acaso, ele omitiu a outra potência atômica da Otan, o Reino Unido, que deixou a União Europeia em 2020.

Londres está aliada ao projeto de incremento militar no Indo-Pacífico com os EUA, contra a expansão chinesa.

A França, historicamente distante dos britânicos, ficou especialmente irritada quando Washington e Londres firmaram um pacto militar com a Austrália, visando dotar a ilha-continente de submarinos nucleares –despachando para a lixeira a venda bilionária de embarcações convencionais francesas a Camberra.

Ao mesmo tempo, Paris fez questão de demonstrar que ainda está no jogo maior: na quarta (13), enviou pela primeira vez em anos um navio para cruzar o estreito de Taiwan, sinal de apoio à ilha que Pequim considera sua e ameaça militarmente o tempo todo.

Esse deslocamento estratégico para o Indo-Pacífico apavora os Estados ao leste da Otan, que temem o apetite de Putin, que já agiu na Ucrânia em 2014. Toda essa animosidade explica a aproximação franco-grega.

Ela permitirá às forças de ambos os países utilizar portos e aeroportos militares de forma mútua. De quebra, é bom negócio para Macron, que enfrentará a busca pela reeleição no ano que vem.

No escopo do pacto, a Grécia fechou um pacote de US$ 7,5 bilhões (R$ 41 bilhões, no câmbio de sexta, 15) para comprar 24 caças Rafale, 4 corvetas e 4 fragatas, além de mísseis.

O comando da Otan não gostou. "O que eu não acredito é no esforço de fazer algo fora do arcabouço da Otan, ou competindo ou duplicando a Otan, porque a aliança continua sendo a pedra fundamental da segurança europeia e norte-americana", afirmou o secretário-geral, Jens Stoltenberg, no dia 7. Na prática, contudo, ele pouco pôde fazer.

Com o foco americano pós-retirada do Afeganistão quase todo na Ásia, a exposição da Europa ao maior atrito com a Rússia e fissuras internas sérias, a própria ideia de aliança ocidental fica desafiada.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 16 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 17 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula