Coreia do Norte desafia Nações Unidas e lança foguete

A Coreia do Norte disse que o foguete seria o lançamento de um satélite, mas não estava claro se um objeto tinha sido implantado em órbita

© Reuters

Mundo Nações Unidas 07/02/16 POR Estadao Conteudo

A Coreia do Norte lançou um foguete de longo alcance neste domingo, desafiando uma proibição das Nações Unidas sobre testes de tecnologia de mísseis balísticos. O foguete foi lançado em torno das 9 horas, no horário local, na direção das ilhas japonesas de Okinawa. Relatos iniciais disseram que o foguete não causou qualquer dano na terra ou no mar. A Coreia do Norte disse que o foguete seria o lançamento de um satélite, mas não estava claro se um objeto tinha sido implantado em órbita.

PUB

Os militares norte-americanos disseram que o foguete foi localizado sobre o Mar Amarelo e não era uma ameaça para os Estados Unidos. O assessor de Segurança Nacional dos EUA, Susan E. Rice, classificou o lançamento como uma ação "desestabilizadora e provocadora". "Apelamos à comunidade internacional para permanecer junta e demonstrar à Coreia do Norte que suas ações imprudentes devem ter consequências graves", disse.

Um porta-voz presidencial da Coreia do Sul disse que o Comitê Nacional de Segurança seria convocado. Em Tóquio, o ministro japonês Shinzo Abe condenou o lançamento. "Nós absolutamente não pode aceitar que a Coreia do Norte realize um lançamento de mísseis, apesar das várias solicitações para não fazê-lo", disse Abe.

A Coreia do Norte diz que seus lançamentos de foguetes de longo alcance são destinadas a implantar satélites para fins científicos pacíficos, mas sua propaganda regularmente inclui referências a potenciais ataques com mísseis nucleares contra EUA e Coreia do Sul. Durante um período de intensa retórica bélica em 2013, a Coreia do Norte disse que estava preparada para fazer ataques preventivos contra os EUA.

Os EUA e outras nações veem o programa de foguetes de longo alcance da Coraia do Norte como um teste secreto de mísseis, devido às semelhanças entre o lançamento de um satélite e o disparo de uma ogiva em um alvo. EUA e a China estão entre os países que usaram modelos de mísseis balísticos intercontinentais para criar foguetes que lançam satélites. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Brasil Há 22 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

tech WhatsApp Há 23 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

brasil CHUVA-RS Há 22 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Bastidores da TV Há 22 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Brad Pitt Há 21 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

lifestyle Sono Há 23 Horas

Nutricionista recomenda seis alimentos para uma boa noite de sono

esporte Real Madrid Há 19 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

justica Charqueada Há 23 Horas

Corpo de adolescente é encontrado em área de mata no interior de SP

mundo Tenerife Há 16 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

lifestyle Alimentação Há 23 Horas

Saiba qual alimento pode reforçar o ganho de massa muscular