Mentiras que entraram para a história!

Algumas inverdades causaram grandes constrangimentos ou tiveram desfechos trágicos

Mentiras que entraram para a história!

Desde pequenos, nós ouvimos o ditado que a mentira tem perna curta. De fato, muita gente já foi desmascarada e a lição que fica é que inventar histórias não é só vergonhoso para quem conta como pode manchar a reputação desta.

Mas quando inverdades são ditas publicamente de maneira a ludibriar pessoas, acarretando em desdobramentos trágicos, o problema é muito mais sério. E até aquela mentirinha 'inofensiva' para melhorar a imagem no currículo pode pegar muito mal...

Ao longo dos anos,  personalidades das mais diversas áreas soltaram mentiras que, depois de checadas, foram constatadas que eram lorotas. Como ficou a credibilidade dessas figuras públicas?

Na galeria, relembre mentiras que entraram para a história!

© Shutterstock

A mentira no currículo...

No fim de junho de 2020, o ex-ministro da Educação Carlos Alberto Decotelli protagonizou escândalo após ter seu currículo contestado por instituições de ensino. Com três qualificações acadêmicas questionadas, o economista entregou sua carta de demissão ao presidente Jair Bolsonaro com apenas cinco dias de nomeado para o cargo, que nem chegou a tomar posse. O caso repercutiu na imprensa internacional. 

©

Shutterstock

Manipulação de números em posse

O ex-presidente dos EUA mantém checadores de informações o tempo todo ocupados desde que assumiu o cargo em janeiro de 2017. Dentre as 'mentirinhas' que já contou, Donald Trump uma vez disse que 1,5 milhão de pessoas compareceram à sua inauguração de mandato, tornando-se 'o maior público a testemunhar uma posse' de presidente. Este número exagerado foi refutado pelos checadores de informação.

©

Getty Images

Sincronia labial

Os cantores Fab Morvan e Rob Pilatus faziam grande sucesso como a dupla alemã Milli Vanilli no final dos anos 1980 e início dos 1990. Inclusive, eles ganharam até um Grammy, que precisaram devolver depois. Durante uma apresentação ao vivo na MTV, os dois foram flagrados fazendo playback na música 'Girl You Know It It True' e foi descoberto que eles eram uma fraude e não cantaram nenhuma música do famoso álbum premiado. 

©

Getty Images

Titanic não afunda!

Quando o RMS Titanic foi inaugurado em 31 de maio de 1911, os construtores de navios Harland e Wollf nunca afirmaram que o cruzeiro não podia ser afundado. No entanto, quando os funcionários da White Star Line foram informados de que a embarcação estava com problemas após atingir um iceberg em 15 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, o vice-presidente da empresa, P.A.S. Franklin, teria garantido: 'Confiamos no Titanic. Acreditamos que o barco não pode ser afundado'. Mais de 1.500 pessoas morreram quando o navio naufragou.

©

Getty Images

Cavalo de Troia

Um dos mitos mais duradouros da Antiguidade é a história sobre a armadilha que os gregos usaram para entrar em Troia. Eles construíram um enorme cavalo de madeira e esconderam guerreiros dentro. Os troianos, que acreditaram ser um troféu de vitória deixado pelo inimigo 'derrotado', puxaram o cavalo para a cidade. Depois do anoitecer, a força grega saiu do cavalo e abriu os portões para o resto do exército grego. Hoje, um programa de computador malicioso, que ganhou fama enganando usuários, ganhou o nome de 'Cavalo de Troia'.

©

Getty Images

Armas de destruição no Iraque

Os Estados Unidos, junto com o Reino Unido e outras forças da coalizão, invadiram o Iraque em 2003 na suposta crença de que o país, liderado por Saddam Hussein, possuía um programa ativo de armas de destruição em massa. Contudo, nenhum estoque de armas químicas ou programa ativo foram encontrados no Iraque.

©

Getty Images

O Muro de Berlim

'Ninguém tem a intenção de construir um muro', insistiu Walter Ulbricht, presidente da AlemanhaOriental em junho de 1961. Dois meses depois, começaram os trabalhos sobre o que viria a ser o Muro de Berlim, que se tornou um símbolo de divisão e opressão até finalmente ser demolido em 1989.

©

Getty Images

Sósia da realeza

Anna Anderson (foto) afirmou que era Anastasia, a filha mais nova da família Romanov (czar russo Nicolau II, a imperatriz e seus cinco filhos), que foi executada em 1918 por revolucionários bolcheviques. Em 1921, a 'sósia' de Anastasia foi internada em um hospital, onde ela jurou ser a filha que escapou do massacre. Em 1938, a suposta Anastasia entrou com uma ação na justiça - mas sem sucesso - para tentar provar sua identidade. Ela morreu em 1984. Os restos da família Romanov foram localizados e o DNA foi coletado. Nenhum deles era igual ao de Anna Anderson, que mais tarde foi identificada como uma operária polonesa chamada Franziska Schanzkowska.

©

Getty Images

Paul McCartney morreu

Uma lenda urbana surgiu em 1966 afirmando que Paul McCartney havia morrido em novembro daquele ano e havia sido substituído por um sósia. O boato ganhou mais força em 1969, quando 'Abbey Road' foi lançado: a capa do álbum mostra o Beatle com os pés descalços e fora de sintonia com os outros colegas de banda - uma imagem supostamente sinistra, que poderia  representar um corpo - enquanto a placa do Fusca mostrava os caracteres LMW 28IF, com '28IF' indicando a idade de McCartney 'se' ele ainda estivesse vivo. Muita viagem, hein?

©

Getty Images

Rei do calote

O famoso estelionatário italiano Charles Ponzi é sempre lembrado por um esquema fraudulento que ainda hoje perdura. O criador do esquema em pirâmide de 1919, que girava em torno da compra e venda de cupons de resposta internacionais, convenceu investidores a enviarem milhões de dólares prometendo retornos impressionantes. Na realidade, Ponzi estava pagando investidores antigos usando o dinheiro de novos investidores.

©

Getty Images

Escândalo de doping

Sobrevivente de câncer e considerado um herói para muitos, o ciclista americano Lance Armstrong tornou-se alvo de persistentes acusações de doping depois de vencer o Tour de France de 1999. Durante anos, o atleta negou o uso de substâncias ilícitas na prática do esporte. Mas, em 2013, ele confessou. Como resultado, Armstrong perdeu títulos a partir de agosto de 1998, incluindo suas sete taças conquistadas no Tour de France.

©

Getty Images

Escândalo Lewinsky

'Eu não tive relações íntimas com essa moça', insistiu Bill Clinton em 1998. No entanto, a descoberta do seu DNA em uma mancha no vestido da estagiária Monica Lewinsky provou que o ex-presidente dos EUA estava mentindo. 

©

Getty Images

Um showman da farsa

O showman americano Phineas Taylor Barnum é lembrado por promover farsas famosas. Durante um espetáculo em 1835, ele apresentou Joice Heth como uma babá de 161 anos de George Washington. Após a morte da idosa, uma autópsia revelou que ela não tinha mais de 80 anos. Em 1842, ele revelou sua primeira grande fraude, uma criatura com o corpo de um macaco e a cauda de um peixe, que ficou conhecida como a sereia 'Feejee'.

©

Getty Images

Caso Watergate

O presidente dos EUA, Richard Nixon, jurou que não teve envolvimento nenhum nos escritórios do Partido Democrata no edifício Watergate, em Washington, em junho de 1972. 'Eu não sou um bandido', declarou. Mas o escândalo acabou sendo ligado ao comitê de Nixon. Diante das pressões, ele acabou por renunciar o segundo mandato em 9 de agosto de 1974.

©

Getty Images

Escândalo do beisebol

Em um escândalo que ainda repercute hoje no mundo do esporte, membros do White Sox, time de beisebol, aceitaram suborno para perder a Série Mundial de 1919 para o Cincinnati Reds. Integrantes da equipe de Chicago foram banidos do beisebol por 'throwing' (perda intencional de jogos).

©

Getty Images

Mentira no exército francês

Alfred Dreyfus, um oficial judeu do exército francês no final do século XIX, foi acusado de vender segredos militares à Alemanha. Considerado culpado, Dreyfus ficou preso por cinco anos na Ilha do Diabo. Mais tarde, foi revelado que a acusação se baseava em uma mentira mantida pelo major do exército francês Ferdinand Walsin Esterhazy. O caso dividiu a França, com o romancista Émile Zola acusando o exército de vasto encobrimento.

©

Getty Images

Descoberta de 'criaturas' na Lua

Uma série de artigos publicados no The Sun, um jornal de Nova York, começando em 15 de agosto de 1835, sugeria que estranhas criaturas semelhantes a morcegos haviam sido descobertas na Lua. O periódico afirmava que o eminente astrônomo Sir John Herschel era a fonte. Richard Locke, um repórter que trabalhava no jornal, mais tarde admitiu a fraude.

©

Public Domain 

O Monstro do Lago Ness

Em 1934, uma fotografia do chamado Monstro do Lago Ness, publicado no Daily Mail, fez grande parte do Reino Unido acreditar que uma criatura pré-histórica vivia nas profundezas escuras de um dos lagos mais belos da Escócia. Mas a história era uma farsa. O 'monstro' não passava de um submarino de brinquedo com cabeça e pescoço feitos de massa de madeira.

©

Getty Images

Maior esquema de pirâmide da história mundial

Em um caso que abalou o mercado de ações mundial, o especialista em finanças Bernie Madoff confessou o maior esquema em pirâmide da história e a maior fraude financeira dos EUA. As atividades criminosas de Madoff enganaram milhares de investidores em bilhões de dólares. Em 2009, ele foi condenado a 150 anos de prisão.

©

Getty Images

Farsa na arqueologia

Em 1912, o arqueólogo amador Charles Dawson e Arthur Smith Woodward, geólogo do Museu Britânico de História Natural de Londres, anunciaram a descoberta dos restos de fragmentos de crânio e a mandíbula de um humano primitivo em um poço de cascalho perto de Piltdown, Inglaterra. Dawson afirmou que havia encontrado o 'elo perdido' entre macaco e homem. Mas a verdade é que os ossos foram manchados para se parecerem com fósseis antigos, e os dentes, provavelmente de um orangotango ou chimpanzé, foram colocados para parecerem de humanos.

©

Getty Images

Enganando a máquina nazista

Em junho de 1941, o matemático britânico Alan Turing decifrou o código da Enigma, máquina nazista usada para coordenar ataques de submarinos alemães contra navios aliados do Atlântico Norte. A partir de então, Ultra, o projeto secreto de inteligência dos Aliados, alimentou os alemães desavisados com uma enorme desinformação para manter o inimigo fora do seu caminho.

©

Getty Images

Crise dos Mísseis de Cuba

A descoberta americana do lançamento de mísseis balísticos soviéticos em Cuba quase se transformou em uma guerra nuclear. Os russos alegaram que estavam apenas enviando armas defensivas para Cuba. Mas os locais dos mísseis no país foram posteriormente fotografados camuflados, o que convenceu o governo americano de que o líder russo Nikita Khrushchev tinha intenções mais sinistras.

©

Getty Images

Os extra-terrestres chegaram!

No domingo, 30 de outubro de 1938, um episódio do 'Mercury Theatre on the Air' foi transmitido no rádio. O programa, dirigido e narrado pelo ator Orson Welles, foi uma adaptação do livro de H.G. Wells, 'A Guerra dos Mundos', e foi apresentado como uma série de boletins de notícias ao vivo. As notícias cada vez mais alarmantes eram tão realistas, que se seguiu um pânico generalizado, pois os ouvintes americanos realmente acreditaram que a Terra estava sendo invadida por marcianos.

©

Getty Images

Falsa conspiração contra o rei

Em 1678, o anglicano Titus Oates fingiu ter descoberto uma suposta conspiração católica para assassinar o Rei Carlos II. Isso alimentou um sentimento anticatólico generalizado em todo o país. O sucessor do monarca, o Rei Jaime, mandou Oates ser julgado, condenado e preso por perjúrio. No entanto, ele acabou sendo perdoado pelo Rei Guilherme III e acabou recebendo uma pensão.

©

Public Domain 

As fadas de Cottingley

Duas primas jovens, Elsie Wright e Frances Griffiths, conseguiram enganar ninguém menos que o escritor Sir Arthur Conan Doyle (o criador do personagem icônico Sherlock Holmes) quando a dupla travessa forjou uma série de fotografias em 1917. Elas queriam mostrar que tinham encontrado fadas míticas em Cottingley, no norte da Inglaterra. Na década de 1980, Elsie e Frances admitiram que as 'fadas' eram recortes de papelão copiados de um livro infantil.

 

©

Getty Images

Diários de Hitler

O maior escândalo que atingiu o jornalismo alemão depois de 1945 foi a farsa do 'Diário de Hitler'. Em 25 de abril de 1983, a revista Stern fez um anúncio sensacional, alegando que um de seus repórteres havia descoberto uma série de 60 volumes de periódicos supostamente escritos por Adolf Hitler. Stern e o britânico Sunday Times pararam de publicar os 'diários' depois que uma amostra dos documentos provou que eles eram falsos. O falsificador, Konrad Kujau, foi preso e vários editores perderam seus empregos.

©

Getty Images

Um falsificador da arte

O pintor holandês Han van Meegeren é considerado um dos mais engenhosos falsificadores de arte do século XX. Nascido em 1889, Meegeren conseguiu enganar alguns dos mais rígidos críticos de arte e historiadores de arte da época, forjando pinturas de alguns dos artistas mais famosos do mundo, incluindo Pieter de Hooch e, principalmente, Johannes Vermeer.

©

Getty Images

Adolf Hitler e a propaganda nazista

Adolf Hitler e seu ministro da propaganda, Joseph Goebbels, lançaram uma campanha nacional para convencer os alemães de que o povo judeu era inimigo de todas as classes. Foi devastadoramente eficaz. Hitler usou do terror, coerção e manipulação de massa para fomentar o anti-semitismo em todo o país, que acabou se tornando uma política nacional conhecida como 'solução final'.

©

Getty Images

'Caso Profumo'

Em 1963, o secretário de Estado britânico para a Guerra, John Profumo, negou relações íntimas com a modelo Christine Keeler no que ficou conhecido como 'caso Profumo'. Keeler também foi envolvido em conexão com o capitão Yevgeny Ivanov, um adido naval soviético. Profumo mais tarde admitiu a ligação e renunciou ao governo, ao Parlamento e à carreira política.

Leia também: Relembre os líderes políticos que já foram presos

©

Getty Images

Mundo Escândalos 21/10/21 POR Notícias ao Minuto Brasil


Desde pequenos, nós ouvimos o ditado que a mentira tem perna curta. De fato, muita gente já foi desmascarada e a lição que fica é que inventar histórias não é só vergonhoso para quem conta como pode manchar a reputação desta.

PUB

Mas quando inverdades são ditas publicamente de maneira a ludibriar pessoas, acarretando em desdobramentos trágicos, o problema é muito mais sério. E até aquela mentirinha 'inofensiva' para melhorar a imagem no currículo pode pegar muito mal...

Ao longo dos anos, personalidades das mais diversas áreas soltaram mentiras que, depois de checadas, foram constatadas que eram lorotas. Como ficou a credibilidade dessas figuras públicas?

Na galeria, relembre mentiras que entraram para a história!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 23 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 22 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

tech WhatsApp Há 23 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama Bastidores da TV Há 22 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 21 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Brad Pitt Há 21 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

lifestyle Sono Há 22 Horas

Nutricionista recomenda seis alimentos para uma boa noite de sono

esporte Real Madrid Há 18 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

justica Charqueada Há 22 Horas

Corpo de adolescente é encontrado em área de mata no interior de SP

mundo Tenerife Há 15 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa