Bahia vence Chapecoense, sai do grupo da degola e manda o Santos para o Z-4

O triunfo do Bahia foi construído com boas jogadas pelas laterais diante de um adversário que não ofereceu resistência

© Reprodução / Agência Brasil

Esporte Futebol 25/10/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - O Bahia cumpriu com a obrigação diante de sua torcida na Fonte Nova. Com uma vitória por 3 a 0 sobre a lanterna Chapecoense, neste domingo (24), o Tricolor deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e mandou o Santos para o grupo dos últimos quatro colocados. A partida foi definida nos primeiros 20 minutos com gols de Gilberto e Raí. Na etapa final, Luiz Otávio completou o placar.

PUB

O triunfo do Bahia foi construído com boas jogadas pelas laterais diante de um adversário que não ofereceu resistência. Com o resultado, o Tricolor chegou os 31 pontos, em 15º lugar, e abriu dois de vantagem sobre a zona da degola. A equipe completou quatro rodadas sem derrota e somou oito pontos em 12 disputados desde que o técnico Guto Ferreira foi contratado.

A Chapecoense, no entanto, fica cada vez mais próxima do rebaixamento. Com 13 pontos, o time catarinense tem apenas uma vitória no Brasileirão, conquistada há oito rodadas. Em seu próximo compromisso, a equipe dirigida por Pintado vai enfrentar o Corinthians na Neo Química Arena, no dia 1º de novembro.

O Bahia, por sua vez, entrará em campo daqui a três dias, novamente na Fonte Nova. O Tricolor vai encarar o Ceará em jogo que foi adiado da 23ª rodada. Já no fim de semana, o adversário será o Juventude, no sábado (30), em Caxias do Sul (RS). São dois duelos contra equipes que também querem se livrar da zona de rebaixamento.

Partida

O Bahia iniciou a partida indo para cima da Chapecoense. Com menos de um minuto, já havia arriscado um chute a gol. E com 75 segundos abriu o placar com gol de seu principal artilheiro. A jogada bem tramada saiu do lado esquerdo e foi até os pés de Nino Paraíba na direita. O cruzamento encontrou Gilberto, que dividiu com a zaga e ficou com a sobra para estufar as redes. Esse foi o 11º gol dele no Brasileirão, dividindo a liderança da artilharia com Hulk, do Atlético-MG, e Yuri Alberto, do Internacional.

Os dois times não estavam no mesmo ritmo na Fonte Nova. Enquanto o Bahia dominou as ações completamente, com uma transição rápida entre o meio-campo e o ataque, a Chapecoense não oferecia resistência e tampouco levava perigo na frente. Aos 9 minutos, o Bahia já poderia estar vencendo por 2 a 0 se não fosse um erro de conclusão de Rodallega. Lançado pelo meio, ele saiu de frente para o goleiro Keiller, mas perdeu o tempo do chute e mandou por cima do gol.

Com menos de 20 minutos de jogo, o Bahia conseguiu respirar no placar. O Tricolor não era ameaçado e aproveitou mais uma boa jogada pelas laterais, dessa vez pela esquerda, para abrir vantagem. O cruzamento de Matheus Bahia foi feito nas costas da defesa da Chapecoense. Bem posicionado, Raí apareceu de surpresa e bateu de primeira para marcar o segundo gol.

O Bahia não abriu mão do ataque no segundo tempo. Apesar de neutralizar uma jogada de perigo da Chapecoense, o Tricolor foi em busca de mais gols, e ele saiu em uma jogada de escanteio. A cobrança de Raí foi perfeita e encontrou o zagueiro Luiz Otávio, que cabeceou para o gol, marcando contra seu ex-time aos 6 minutos. O gol já praticamente decretava o resultado do encontro.

Com o triunfo praticamente decretado, o Bahia não precisou se esforçar muito para assegurar o resultado que o tiraria da zona de rebaixamento. Até o fim da partida, o que se viu foi um confronto morno e de poucas emoções. Do lado tricolor, Gilberto quase marcou seu segundo gol em um chute bem defendido por Keiller. Do outro lado, a Chape arriscou uma finalização da intermediária, com Anderson Leite, mas sem direção.

BAHIA

Danilo Fernandes; Nino Paraíba (Rodriguinho), Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Daniel (Raniele), Raí Nascimento (Douglas) e Juninho Capixaba (Ronaldo César); Rodallega e Gilberto (Juan Ramírez). Técnico: Guto Ferreira.

CHAPECOENSE

Keiller; Matheus Ribeiro, Laércio (Kaio Nunes), Joílson, Jordan e Busanello; Moisés Ribeiro (Ezequiel), Anderson Leite e Denner; Mike (Ronei) e Rodrigo Silva (Henrique Almeida). Técnico: Pintado.

FICHA TÉCNICA

BAHIA 3 x 0 CHAPECOENSE

Motivo: 28ª rodada do Campeonato Brasileiro

Data: 24 de outubro de 2021 (domingo)Horário: 20h30 (de Brasília)

Local: Fonte Nova, em Salvador (BA)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)

VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Cartões amarelos: Raí (Bahia); Kaio Nunes (Chapecoense)

Gols: Gilberto, a 1 minuto do primeiro tempo, Raí, aos 20 minutos do primeiro tempo, e Luiz Otávio, aos 6 minutos do segundo tempo. Ambos do Bahia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 17 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 16 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 17 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 10 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 9 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 15 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 15 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 15 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 15 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 15 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa