Flamengo reencontra Athletico-PR para se aproximar da liderança do Brasileirão

Há cinco jogos sem vencer, o Athletico se aproximou de forma perigosa da zona de rebaixamento. O time paranaense está na 15ª colocação, com 34 pontos, quatro acima do Sport, o primeiro dentro da zona de rebaixamento

© Getty

Esporte Flamengo 02/11/21 POR Estadao Conteudo

Em menos de uma semana da dramática eliminação na Copa do Brasil em pleno Maracanã, o Flamengo reencontra o Athletico-PR, nesta terça-feira, às 16h, na Arena da Baixada, em jogo atrasado da quarta rodada do Campeonato Brasileiro. A partida é tratada como uma nova decisão para os rubro-negros, pois pode vir a se tornar peça-chave na perseguição ao líder Atlético Mineiro.

PUB

O Flamengo vinha de excelente retrospecto para cima do Athletico até ser surpreendido por 3 a 0 no jogo de volta da Copa do Brasil. No entanto, a recuperação veio em grande estilo, ao bater o Atlético Mineiro, por 1 a 0, na última rodada do Brasileirão, resultado que deixou o clube na terceira posição, com 49 pontos, apenas atrás do líder (59) e do Palmeiras (52), e aliviou a pressão em cima do técnico Renato Gaúcho.

O treinador chegou a ser xingado pelos torcedores e respondeu sobre a pressão sofrida por ser comandante do Flamengo. No jogo da eliminação, parte da torcida gritou o nome de Jorge Jesus, técnico multi-campeão pela equipe e hoje no Benfica.

"Já sou vacinado. Eu não caí de paraquedas no futebol. Não sou contra a crítica, só achei, no geral, as críticas exageradas para todo mundo. Por isso, assumi a culpa na quarta-feira. Pode criticar. O que criticou quarta vai nos elogiar amanhã. Faz parte. É paixão. Muitas pessoas gostam do circo pegando fogo, muitas pessoas ganham dinheiro em cima de críticas, no clique. Isso que passei ao grupo: ‘Sou a fortaleza de vocês, o muro de vocês’. Pode bater em mim à vontade", chegou a dizer o treinador.

O time carioca costuma ser um visitante indigesto. Dos 12 jogos realizados na competição longe do Maracanã, venceu seis, empatou três e perdeu outros três. Tem a quinta melhor campanha, com 21 pontos conquistados, sendo até mesmo semelhante ao que faz o Athletico dentro da Arena da Baixada.

A equipe paranaense tem 50% de aproveitamento em seu estádio, tendo realizado 14 partidas, com seis vitórias, três empates e cinco derrotas, um total de 21 pontos conquistados. No entanto, a fase é ruim na competição, com 34 pontos, lutando contra o rebaixamento.

Para o confronto, Renato Gaúcho viu a lista de desfalques aumentar com a lesão de Rodrigo Caio e a suspensão de Bruno Henrique. O defensor sentiu dores no joelho durante o aquecimento para o duelo contra o Atlético Mineiro, enquanto o atacante levou o terceiro amarelo ao retardar uma cobrança de falta nos minutos finais do primeiro tempo.

Sem a dupla, o treinador deverá novamente escalar o Flamengo com Gustavo Henrique e Léo Pereira no sistema defensivo. No ataque, a primeira opção é Vitinho, formando assim um triângulo com Michael e Gabriel. David Luiz, Filipe Luis, Diego, Arrascaeta e Pedro seguem vetados e sequer foram relacionados.

FORÇA MÁXIMA - Mesmo com a cabeça nas finais da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, o Athletico tenta mudar a chave para não correr risco de rebaixamento no Brasileirão. O time paranaense deve ter força máxima para enfrentar o Flamengo. A única baixa é o zagueiro Zé Ivaldo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

A saída de Zé Ivaldo já era prevista com o retorno de Pedro Henrique, poupado do último duelo diante do Santos, na derrota por 2 a 0, mesmo em casa. Ainda retornam ao time o meia Léo Cittadini e o atacante Nikão.

Com isso, Christian e Pedro Rocha devem ficar como opções no banco de reservas. Ou seja, o técnico vai usar a mesma formação que derrotou o Flamengo, por 3 a 0, na semifinal da Copa do Brasil na semana passada no Maracanã.

O técnico Alberto Valentim realizou duas sessões de treinamentos, ambas no CT do Caju. O foco foi na recuperação física do elenco, mas com trabalhos voltados para aspectos técnicos e táticos.

"É um adversário que nós precisamos vencer. Estamos vindo de três reveses em casa, contra Bahia, Fluminense e Santos, e precisamos dar uma resposta.Temos que mudar totalmente o foco agora. Virar a chave. As finais estão longe e a gente tem nossos compromissos no Campeonato Brasileiro", ressaltou o treinador.

Há cinco jogos sem vencer, o Athletico se aproximou de forma perigosa da zona de rebaixamento. O time paranaense está na 15ª colocação, com 34 pontos, quatro acima do Sport, o primeiro dentro da zona de rebaixamento.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 17 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 17 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 17 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 10 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 9 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 16 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 15 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 15 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 16 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 15 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa