Filmes de sucesso que quase não saíram do papel!

Blockbusters que foram rejeitados pelos estúdios

Filmes de sucesso que quase não saíram do papel!

Quando olhamos para os filmes mais celebrados da história, pode ser fácil imaginar que a ideia passou do roteiro para a tela de forma perfeita, com o apoio de todos que cruzaram seu caminho até receber aclamação da crítica. Mas isso geralmente está muito longe da verdade! Na realidade, algumas das melhores histórias que já vimos na tela quase nem foram feitas. Elas foram rejeitadas por produtores e executivos de estúdio de muitas das grandes empresas. Mas, felizmente para eles e para nós, esses roteiristas e diretores não desistiram. Às vezes tudo o que é preciso é perseverança.

Clique aqui para descobrir os filmes famosos que foram rejeitados e as histórias de bastidores por trás deles! Quem será que se arrepende de ter dito "não"?

©

BrunoPress

'Star Wars' (1977)

Embora o mundo de 'Star Wars' não pareça nada além de super rentável hoje, nos anos 70 a "ópera espacial épica" foi difícil de vender, especialmente porque dizem que as versões anteriores de George Lucas não eram tão boas. United Artists, Universal e Disney rejeitaram a ideia.

©

BrunoPress

'Star Wars' (1977)

Mesmo quando a 20th Century Fox eventualmente financiou o projeto, foi menos por causa da ideia e mais um investimento em Lucas, já que eles supostamente esperavam que ele tivesse outro filme como 'Loucuras de verão' e acreditavam que o diretor ofereceria os direitos a eles primeiro se eles o ajudassem com este projeto.

©

BrunoPress

'E.T. O Extraterrestre' (1982)

O sucesso estrondoso de Steven Spielberg sobre o pequeno alienígena com o dedo brilhante, então chamado de 'E.T. and Me', tinha a Columbia Pictures a bordo no início, mas depois eles desistiram por achar que a história era "um filme de Walt Disney fraco" e, por isso, permitiram que a Universal se candidatasse ao roteiro.

©

BrunoPress

'E.T. O Extraterrestre' (1982)

Claro, o filme foi um grande sucesso e continua sendo uma joia na carreira de Spielberg, mas a Columbia ainda ganhou dinheiro com isso de qualquer maneira, já que seu acordo com a Universal lhes deu 5% do lucro líquido do filme. Dizem que a pequena participação de 5% fez mais dinheiro para a Columbia do que qualquer um dos filmes que eles mesmos lançaram naquele ano!

©

BrunoPress

'Crepúsculo' (2008)

Esta franquia de grande sucesso, adaptada de livros de sucesso, surpreendentemente teve um caminho turbulento para a produção. Os direitos foram vendidos para a MTV e depois para a Paramount. Mas logo após terem elaborado um roteiro, a Paramount colocou-o em reviravolta, o que significa que eles poderiam vender os direitos para outro estúdio.

©

BrunoPress

'Crepúsculo' (2008)

"Oferecemos para todos os estúdios, mas todo mundo passou. Todos os estúdios passaram", disse o produtor Mark Morgan. Claro, ele eventualmente encontrou sua casa na Summit Entertainment. E não importa o que digam sobre a qualidade desta franquia de filmes, ela trouxe enormes quantidades de dinheiro para o estúdio e lançou a carreira de várias estrelas.

©

BrunoPress

'Pulp Fiction - Tempo de Violência' (1994)

O co-roteirista de 'Pulp Fiction', Roger Avary, disse que se não fosse por Harvey e Bob Weinstein, o roteiro teria morrido nas mãos da TriStar Pictures. "Nós entregamos e eles disseram 'este é o pior roteiro que esta companhia de cinema já recebeu. Isto é horrível. Não tem graça nenhuma. Não faz sentido'", contou.

©

BrunoPress

'Pulp Fiction - Tempo de Violência' (1994)

Os Weinsteins pegaram e deram a Tarantino o poder de fazer o roteiro com a Miramax. "Nem uma única coisa foi realmente mudada. Algumas coisas foram removidas, houve algumas cenas que foram tiradas na edição, mas, verdade seja dita, Quentin recebeu total comando para fazer esse filme exatamente como ele via em sua cabeça." Ganhou a Palma de Ouro e se tornou um filme cult favorito de muita gente.

©

BrunoPress

'Debi & Loide - Dois Idiotas em Apuros' (1994)

Esta comédia tem legiões de fãs, mas foi uma venda muito difícil porque até os agentes achavam que o título (no original, 'Dumd and dumber') era, ironicamente, muito estúpido. Os irmãos Farrelly supostamente mudaram o nome para 'A Power Tool is Not a Toy' (em português seria "Uma Ferramenta Elétrica não é um brinquedo") só para fazer as pessoas lerem o roteiro!

©

BrunoPress

'Debi & Loide - Dois Idiotas em Apuros' (1994)

Mesmo depois de eventualmente encontrarem um comprador no New Line Cinema, o filme ainda lutava para entrar em produção porque o CEO queria que os astros fossem dois atores cômicos de uma lista de 25 nomes fornecidos pelo estúdio, mas todos os atores recusaram. Felizmente, os Farrelly encontraram Jim Carrey e Jeff Daniels para os papéis.

©

BrunoPress

'Psicose' (1960)

O filme mais marcante da carreira de Alfred Hitchcock já foi tratado como insignificante pela Paramount, que tinha um contrato existente prometendo que o próximo filme do diretor seria feito por eles. Mas a Paramount não gostou de "nada sobre a história" e achou o livro no qual o filme seria baseado "muito repulsivo" e "impossível para filmes".

©

BrunoPress

'Psicose' (1960)

A Paramount praticamente deixou Hitchcock fazer o filme por conta própria, negando-lhe seu orçamento habitual — acreditando plenamente que o filme seria um fracasso. Hitchcock teve que colocar dinheiro do próprio bolso para terminar 'Psicose'. Agora, é claro, o filme é considerado como um dos maiores filmes de todos os tempos.

©

BrunoPress

'Pequena Miss Sunshine' (2006)

Embora este filme peculiar sobre uma família disfuncional tenha se tornado um favorito entre o público, foi difícil tirar essa história do papel. Dois diretores de primeira viagem compraram o roteiro do ex-assistente de Matthew Broderick e enfrentaram muitos obstáculos para realizá-lo. Vários estúdios passaram e, embora a Focus Features (então USA Films) tivesse mostrado interesse, eles também desistiram.

©

BrunoPress

'Pequena Miss Sunshine' (2006)

Só quando um dos produtores decidiu financiar com o próprio dinheiro por acreditar na história, é que o filme entrou em produção. 'Pequena Miss Sunshine' acabou sendo um grande sucesso e os estúdios entraram em uma guerra de lances sobre ele após sua estreia, com a Fox Searchlight finalmente ganhando. O filme ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante (Alan Arkin) e melhor roteiro original e foi indicado para melhor filme e melhor atriz coadjuvante (Abigail Breslin).

©

BrunoPress

'Boogie Nights - Prazer Sem Limites' (1997)

Um documento da Fox que veio a público explica por que eles rejeitaram o épico filme baseado nos anos 70, de Paul Thomas Anderson, incluindo que eles consideravam o conceito e o enredo como "POBRES", enquanto a caracterização e o diálogo classificavam apenas como "JUSTO".

©

BrunoPress

'Boogie Nights - Prazer Sem Limites' (1997)

Os direitos de 'Boogie Nights' foram então comprados pela New Line Cinema e o filme logo se tornou um grande sucesso de crítica.

©

BrunoPress

'Quero Ser John Malkovich' (1999)

Os filmes de Charlie Kaufman são agora considerados como obras de arte cinematográficas, mas seu roteiro para este filme tragicômico foi rejeitado por numerosos executivos de vários estúdios. Kaufman não desistiu e enviou o roteiro para Francis Ford Coppola, que passou para seu então genro Spike Jonze, que concordou em dirigir.

©

BrunoPress

'Quero Ser John Malkovich' (1999)

Jonze até tinha produtores bem conectados, mas os estúdios ainda assim rejeitaram, incluindo a New Line Cinema, cujo presidente Robert Shaye teria perguntado: "Por que m* não pode ser 'Quero Ser Tom Cruise'?" Até mesmo John Malkovich tinha suas reservas, já que seu nome estaria associado ao fracasso ou à versão fictícia de si mesmo. Mas, eventualmente, o filme foi concluído e distribuído pela USA Films, e é claro que foi um grande sucesso com três indicações ao Oscar, incluindo Melhor Roteiro Original.

©

BrunoPress

'O Exorcista' (1973)

Talvez não seja surpresa que ninguém quisesse tocar no roteiro do filme controverso no início. "Eu poderia cobrir as paredes do meu banheiro com papéis de rejeição", disse William Peter Blatty, autor do roteiro e do romance sobre o qual o filme se baseou. Mas então ele teve um golpe de sorte...

©

BrunoPress

'O Exorcista' (1973)

Quando um convidado agendado desistiu de participar do 'The Dick Cavett Show', Blatty entrou e sua aparição no programa fez com que o romance realmente decolasse. Depois que se tornou um best-seller, a Warner Bros. se interessou em filmar a história.

©

BrunoPress

'De Volta para o Futuro' (1985)

Entre as mais de 40 rejeições sofridas pelo filme, a Columbia supostamente passou o projeto por não ser "s e x u a l  o suficiente", mas então a Disney teria rejeitado por ser muito perversa  s e x u a l m e n t e. O co-roteirista Bob Gale contou: "Eles nos disseram que uma mãe se apaixonando por seu filho não era apropriado para um filme de família sob a bandeira da Disney."

©

BrunoPress

'De Volta para o Futuro' (1985)

A Universal fez ótimas escolhas nos anos 80, já que eles eventualmente pegaram o filme depois que seu diretor e co-roteirista Robert Zemeckis obteve algum sucesso com 'Tudo por uma Esmeralda', de 1984. Claro, 'De Volta para o Futuro' foi um sucesso e se tornou o filme de maior bilheteria do ano.

©

BrunoPress

'Esqueceram de Mim' (1990)

O icônico filme de Natal gerou uma franquia inteira — embora o original sempre seja o melhor — porém, quase não chegou à tela. A Warner Bros. tinha originalmente a intenção de financiar e distribuir o filme, mas quando o diretor Chris Columbus quis expandir o orçamento, eles encerraram o projeto apenas três semanas antes da produção começar.

©

BrunoPress

'Esqueceram de Mim' (1990)

A Warner também colocou os direitos à venda, que foram então comprados pela 20th Century Fox. O orçamento do filme acabou sendo de US$ 18 milhões e 'Esqueceram de Mim' acabou arrecadando um total mundial de US$ 476,7 milhões.

©

BrunoPress

'Toy Story' (1995)

O amado conto animado tinha uma história bastante rochosa antes de se tornar um sucesso aclamado pela crítica. O animador John Lasseter apresentou a ideia de um filme totalmente animado por computador para a Disney, mas eles rejeitaram. Então ele pediu demissão e co-fundou a Pixar e fez um curta-metragem que chamou a atenção da Disney.

©

BrunoPress

'Toy Story' (1995)

A Disney então se aproximou da Pixar para criar um longa-metragem animado por computador e o primeiro roteiro de 'Toy Story' foi aprovado em 1993. No entanto, depois que a produção começou, os executivos ainda rejeitaram storyboards e pediram para reescrever. Até Tom Hanks, que dá voz ao Woody, notou que o personagem era terrível. Depois que a primeira metade do filme foi feita, um executivo da Disney parou toda a produção.

©

BrunoPress

'Toy Story' (1995)

Mas Lasseter não estava pronto para desistir. Ele teria pedido ao chefe do estúdio mais uma chance, e acabou tendo. Três meses de trabalho árduo depois, a equipe da Pixar apresentou um novo roteiro e o filme voltou à produção em 1994.

©

BrunoPress

'Loucuras de verão' (1973)

George Lucas teve muita experiência com rejeição mesmo antes de 'Star Wars'. Ele escreveu um roteiro baseado em sua adolescência, mas a United Artists, que tinha feito seu primeiro longa, rejeitou porque eles não viam potencial e não queriam licenciar todas as músicas pop vintage que o diretor queria no filme.

©

BrunoPress

'Loucuras de verão' (1973)

Lucas teria então oferecido o roteiro para outros estúdios como Fox, MGM, Columbia e Paramount, mas todos eles rejeitaram. Finalmente, a Universal comprou a ideia, mas com a condição de que ele fizesse isso com um orçamento muito apertado. Isso pode ter tornado o filme mais difícil de produzir, mas, mesmo assim, 'Loucuras de verão' acabou sendo um dos filmes mais rentáveis da história.

Fontes: (Mental Floss) (Bored Panda) (ScreenCrush) (The Top Tens)

Veja também: Filmes blockbusters que passaram no teste "anti-machismo" do cinema

©

BrunoPress

Cultura Cinema 03/11/21 POR Notícias Ao Minuto


Quando olhamos para os filmes mais celebrados da história, pode ser fácil imaginar que a ideia passou do roteiro para a tela de forma perfeita, com o apoio de todos que cruzaram seu caminho até receber aclamação da crítica. Mas isso geralmente está muito longe da verdade! Na realidade, algumas das melhores histórias que já vimos na tela quase nem foram feitas. Elas foram rejeitadas por produtores e executivos de estúdio de muitas das grandes empresas. Mas, felizmente para eles e para nós, esses roteiristas e diretores não desistiram. Às vezes tudo o que é preciso é perseverança.

PUB

Clique aqui para descobrir os filmes famosos que foram rejeitados e as histórias de bastidores por trás deles! Quem será que se arrepende de ter dito "não"?

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 21 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 20 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 19 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 20 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 23 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 20 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 22 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes

brasil Rio de Janeiro Há 22 Horas

Mãe e filha passam os dias em McDonald's no Leblon, no Rio de Janeiro