Gre-Nal 434 remonta clássicos que marcaram queda ou alívio no Brasileiro

O duelo acontecerá neste sábado (6), às 19h (de Brasília)

© Shutterstock

Esporte Duelo 06/11/21 POR Folhapress

PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) - O Gre-Nal marcado para as 19h deste sábado (6), no Beira-Rio, válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, rememora outros clássicos em que um dos arquirrivais esteve ameaçado de queda -o confronto já foi caminho para fuga e também sublinhou rebaixamentos.

PUB

Internacional e Grêmio somam três descensos na história: dois dos tricolores, e um dos colorados. Em todos esses cenários, o Gre-Nal esteve inserido de maneira particular. Hoje o ameaçado é o Grêmio, que somou, em 28 partidas, 26 pontos, sete a menos que o Bahia, primeiro time fora do Z-4.

Um insucesso dos gremistas contra o tradicional oponente pode ser fatal, mas uma vitória pode catapultar a expectativa do time de Vagner Mancini.

Já pelo lado colorado a missão é afundar o rival e, de quebra, ganhar fôlego na briga por ida à próxima Libertadores -hoje é o sétimo colocado, com 41 pontos, a três do G-6.

A primeira queda para a Série B entre os gigantes de Porto Alegre foi do Grêmio, em 1991. Naquela época, o calendário era diferente, com o Brasileiro indo de fevereiro a junho. O formato também não era o mesmo.

Na primeira fase, os 20 times na competição se enfrentavam em turno único. A partir disso, os quatro melhores classificados avançavam para a fase seguinte, e os dois últimos eram rebaixados.

Naquele ano, o clássico ocorreu na terceira rodada da competição, disputado em uma segunda-feira à noite e encerrado em 0 a 0. Jornais da época relataram situações comuns a um Gre-Nal. Houve confusão, briga, chegadas ríspidas, violência e casa cheia no Olímpico, que recebeu mais de 45 mil pessoas.

"Um jogo muito disputado no meio-campo e quase nulo em ações de ataque, tornando-se, muitas vezes, violento", definiu o Jornal do Brasil, citando também que, ao final da partida, o técnico Claudio Duarte, do Inter, quase agrediu o juiz.

"A torcida bem que merecia um clássico de melhor qualidade", disse a chamada do Zero Hora no dia seguinte ao jogo.

Ao fim da primeira fase daquele Brasileiro, o time tricolor, com 12 pontos, ficou em penúltimo e, portanto, acabou rebaixado.

Em 2004, quando o Grêmio amargou sua segunda queda, o formato do Brasileiro já era de pontos corridos. Mas, diferentemente da versão atual, eram 24 clubes em vez de 20 na competição. Na ocasião, o time tricolor terminou em último, com 39 pontos.

Na reta final daquele campeonato, um clássico Gre-Nal ajudou a afundar de vez o Grêmio. O Inter já tinha vencido o confronto do primeiro turno por 2 a 0, mas foi o derradeiro que mais pesou, por ter jogado os tricolores para a lanterna da competição.

Em 23 de outubro, os vermelhos venceram por 3 a 1 em pleno Olímpico, em jogo válido pela 37ª rodada. O Inter contou com gols de Diego, Rodrigo Paulista e Fernandão. O Grêmio teve Claudiomiro expulso ainda no primeiro tempo e só conseguiu descontar com Anderson nos acréscimos da segunda etapa.

Já em 2016, quando o rebaixado foi o Inter, só o Grêmio venceu clássicos naquela edição do Brasileiro, na casa do arquirrival, por 1 a 0, em duelo válido pelo primeiro turno. A vitória colocou o time tricolor na vice-liderança e tirou o rival do G-4, o que não era nada trágico àquela altura.

Na ocasião, a semana anterior ao duelo foi marcada por um áudio vazado de Argel Fucks, então técnico colorado, em que ele prometia que sua equipe iria "passar o trator por cima" dos gremistas.

No clássico válido pelo segundo turno, já na Arena do Grêmio, as equipes voltaram a se enfrentar com os ânimos acirrados.

Edilson e Rodrigo Dourado trocaram socos e acabaram expulsos, William e Bolaños se reencontraram após o lateral ter fraturado a mandíbula do atacante em um clássico anterior, e o que sobrou em vontade de brigar faltou em capacidade de vencer, com placar final em 0 a 0.

Sem gols, o cenário não era tão ruim para o Inter ao fim daquela 32ª rodada. O time treinado por Celso Roth tinha se desgarrado da zona de rebaixamento e dormiu em 15º, enquanto o Grêmio era o nono colocado.

No entanto, foi justamente o empate com o arquirrival que abriu caminho para a queda colorada. Depois dele, o Inter só venceu um dos seis jogos que teve até o fim do campeonato, caindo para a 17ª posição e sendo rebaixado para a Série B pela primeira vez.

Para além dos clássicos que envolveram quedas, os gremistas preferem se apegar agora a um confronto que ocorreu em 2003. Foi quando o Grêmio, que entrou em campo na última posição, bateu o Inter por 1 a 0 em um Beira-Rio lotado, com gol de Christian.

Na ocasião, os três pontos foram insuficientes para o time tricolor deixar a zona da degola, mas serviram de impulso para uma campanha de recuperação. A equipe azul terminou o campeonato em 20º, fora da zona de rebaixamento daquele ano, que incluía apenas o 23º e 24º colocados.

Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Horário: 19h (de Brasília) deste sábado (6)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

Transmissão: Premiere

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 21 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 19 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 21 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 21 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 20 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 12 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 15 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 12 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 21 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 20 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave