Cuca e Atlético-MG calculam primeiro título brasileiro depois de 50 anos

O técnico já tem um número na cabeça para o Atlético-MG conquistar o título

© Getty Images

Esporte Futebol 08/11/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Cuca já confessou acordar de madrugada pensando e se perguntando: quantos pontos faltam para ser campeão brasileiro? O técnico já tem um número na cabeça para o Atlético-MG conquistar o título. Depois da vitória por 1 a 0 contra o América-MG, no último domingo (7), ele percebeu estar perto.

PUB

"Eu adoro falar em números porque só fico com eles na cabeça. Acordo de madrugada e é número, vai de manhã e são números. A gente vive pensando em números", disse ele após o 2 a 1 obtido contra o Grêmio, na semana passada.

Para o treinador atleticano, a meta é chegar aos 75 pontos. "Se batermos nisso, dificilmente alguém vai alcançar", projetou Cuca.

A oito rodadas do fim do Nacional, o time mineiro está com 65. Pelos cálculos de Cuca, faltam 10. Para o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, a probabilidade de o Atlético ser campeão é de 95,5%.

Nos últimos 10 anos de Campeonato Brasileiro, o campeão fez em média 77,8 pontos. São 2,8 pontos a mais (ou uma vitória) do que imagina Cuca. Neste caso, faltariam 13 para confirmar a conquista.

Mas os dados são variáveis. O Flamengo foi campeão na última temporada com 71. O Atlético precisaria de apenas mais duas vitórias para chegar a esse número. Em 2019, o rubro-negro carioca levantou o troféu com 90 pontos. Se ganhar os 24 pontos que ainda vai disputar na atual edição da competição, a equipe de Cuca atingirá os 89.

Nesta quarta-feira (10), o Atlético-MG recebe o Corinthians, no Mineirão. Depois disso, terá mais três jogos em casa (Juventude, Fluminense e Red Bull Bragantino), onde venceu suas 12 últimas partidas pelo Brasileiro. Também terá quatro como visitante (Bahia, Athletico-PR, Palmeiras e Grêmio) até o fim do Nacional.

O clube está perto do seu segundo título brasileiro. O primeiro aconteceu há 50 anos, em 1971, no que foi considerado o primeiro campeonato nacional da história até a CBF reconhecer que a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, disputados nos anos 1950 e 1960, também deveriam ser considerados como tal.

Também ajuda o Atlético o fato de seus dois principais concorrentes terem a preocupação da Libertadores. Palmeiras e Flamengo decidem o torneio no próximo dia 27, em Montevidéu.No momento, o Palmeiras está com 55 pontos, a 10 do Atlético, na segunda posição. O Flamengo está em terceiro, com 53, mas tem dois jogos a menos. Na teoria, se vencê-los, fica a seis pontos dos mineiros.

O Atlético também terá dois jogos contra o Athletico, pela final da Copa do Brasil, em 12 e 15 de dezembro.

"Vamos ter os pés no chão, apesar de tudo. A gente entendeu isso e a torcida também, tanto que não a ouvi gritar o 'é campeão' em nenhum momento", diz Cuca.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 13 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 14 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 14 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Saúde Há 13 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

fama Suri Cruise Há 12 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

justica Goiás Há 15 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 11 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 9 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

mundo Espanha Há 13 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida

lifestyle Cardiologia Há 14 Horas

Médico alerta sobre doença silenciosa que afeta 51 milhões de brasileiros