Brasil responde por 20% da queda na produção de petróleo fora da Opep

De acordo com relatório da AIE, o Brasil produziu média diária de 2,53 milhões de barris de petróleo (bpd) no mês de janeiro. O volume é menor que a média de 2,63 milhões de barris observada em dezembro de 2015

© DR

Economia Janeiro 09/02/16 POR Estadao Conteudo

A produção brasileira de petróleo caiu 100 mil barris diários no primeiro mês do ano. Os dados foram apresentados nesta manhã pela Agência Internacional do Petróleo (AIE) e revelam que, com essa retração, o Brasil respondeu por um quinto da queda da produção diária observada no conjunto de países que não fazem parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

PUB

De acordo com relatório da AIE, o Brasil produziu média diária de 2,53 milhões de barris de petróleo (bpd) no mês de janeiro. O volume é menor que a média de 2,63 milhões de barris observada em dezembro de 2015, mas continua superior ao resultado de novembro, quando o Brasil extraiu 2,43 milhões de barris diários.

Dessa forma, o Brasil deixou de produzir 100 mil barris diários no mês passado. Segundo a AIE, os brasileiros responderam por 20% da retração da produção observada no conjunto de todos os países de fora da Opep, onde a produção diminuiu em 500 mil barris no primeiro mês do ano.

A AIE prevê que, a despeito da acomodação dos números mais recentes, a produção do Brasil deve ter trajetória de ligeira recuperação. A entidade prevê volume médio de 2,55 milhões de barris no primeiro trimestre, 2,59 milhões de barris no segundo trimestre e 2,63 milhões de barris no terceiro trimestre de 2016.

No lado da demanda, a AIE prevê que o Brasil deve consumir média de 3,03 milhões de barris de petróleo no primeiro trimestre de 2016. O volume mostra contração de 4% na comparação com a média consumida no trimestre anterior e também em igual período do ano passado.

A entidade estima que, apesar da recessão, o mercado brasileiro vai acelerar ligeiramente a demanda por combustíveis, com volume médio de 3,09 milhões de barris no segundo trimestre, 3,19 milhões de barris no terceiro trimestre e 3,21 milhões de barris no quarto trimestre do ano. Assim, na média, o Brasil deve consumir 3,13 milhões de barris diários no ano, abaixo de 3,18 milhões do ano passado.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Anya-Taylor Jo Há 23 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 21 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 3 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 18 Horas

Luciana Gimenez comemora formatura do filho, Lucas Jagger, na Universidade de Nova York

mundo Aviões Há 23 Horas

Funcionário de aeroporto cai de avião na Indonésia após remoção de escada

esporte Ranking Há 11 Horas

Com Neymar, Forbes divulga lista dos atletas mais bem pagos do mundo

brasil CHUVA-RS Há 22 Horas

Aumenta para 151 o número de mortos na tragédia no Rio Grande do Sul

economia Educação 16/05/24

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

mundo Streaming Há 18 Horas

Mãe detona quem critica filho gay: "Pior era se fosse homofóbico"

esporte Antero Greco Há 23 Horas

Antero Greco, comentarista da ESPN e ex-editor do Estadão, morre aos 69 anos