Ministros apresentam ao Mercosul ações no combate à pandemia

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, disse que o Mercosul tem proporcionado benefícios em termos de cidadania para as populações dos países membros

© Shutterstock

Mundo Mercosul 11/11/21 POR Agência Brasil

O Ministério da Cidadania promoveu hoje (11) um seminário, no âmbito do Mercosul, onde apresentou as ações e as políticas sociais do governo brasileiro no combate à pandemia. 

PUB

“Em meio a uma das maiores crises humanitárias de nossa história, o governo federal estendeu a rede de proteção social, diminuiu a extrema pobreza significativamente no Brasil e reduziu a desigualdade a patamares históricos”, disse o ministro da Cidadania, João Roma, ao abrir o seminário Fortalecimento das Políticas Sociais durante a Pandemia: Impactos e Lições para o Futuro. 

Segundo ele, sua pasta fortaleceu programas sociais e apoiou a população mais vulnerável, “investindo mais de US$ 65 bilhões em políticas socioassistenciais desde a primeira infância até a terceira idade”. 

“Programas como o Bolsa Família, que foi reestruturado, foram fundamentais para enfrentar essa crise causada pela pandemia. O auxílio emergencial executou mais de R$ 359 bilhões, atingindo mais de 68 milhões de beneficiários”, acrescentou.

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, disse que o Mercosul tem proporcionado benefícios em termos de cidadania para as populações dos países membros.

“Ainda que a imprensa dê muita ênfase aos aspectos econômicos do Mercosul, o que vemos é que o bloco é uma conquista da cidadania para os cidadãos dos nossos países. Isso fica claro quando analisamos os ganhos em relação à previdência social, no Estatuto da Cidadania. Ganhos muito concretos [são observados] quando fazemos enquete junto aos prefeitos das cidades fronteiriças. Eles dizem isso, que a construção do Mercosul facilitou a vida do cidadão. Temos muito o que aprender e compartilhar com nossos sócios do bloco”, disse o chanceler brasileiro.

Ele lembrou que, em algumas situações, o Brasil ajudou outros países no combate à pandemia, em especial por meio do programa Diplomacia da Saúde, e que o tempo gasto para o trânsito de veículos que atravessam fronteiras carregando oxigênio medicinal, medicamentos e equipamentos foi diminuído consideravelmente. “Saúde e recuperação pós-pandemia foram temas importantes durante a presidência pro tempore do Brasil no bloco”, acrescentou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 9 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 11 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 8 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 9 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 10 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 9 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 11 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 9 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 10 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens