Pressão alta? Evite estes seis alimentos (para além do sal)

Mas o pior é que é ao ingeri-los em excesso não é só o peso que sofre as consequências, mas, sim, a sua saúde, principalmente a cardiovascular, e de forma silenciosa. Hipertensão, AVC, demência e osteoporose: estas são as consequências que a ingestão excessiva de sal pode provocar

© Shutterstock

Lifestyle Hipertensão 25/12/21 POR Notícias ao Minuto Brasil

Contam-se pelos dedos das mãos as pessoas que não adoram um bife com molho para molhar o pão e uma pratada de batatas fritas. Mas o pior é que é ao ingeri-los em excesso não é só o peso que sofre as consequências, mas, sim, a sua saúde, principalmente a cardiovascular, e de forma silenciosa. Hipertensão, AVC, demência e osteoporose: estas são as consequências que a ingestão excessiva de sal pode provocar. 

PUB

Quer reduzir a pressão arterial? Para ajudá-lo nessa missão que, por vezes, pode parecer impossível, o portal espanhol Meganoticias compilou os seis alimentos que são tão (ou mais) nocivos que o próprio sal. Veja abaixo:

Açúcar

O açúcar constitui uma 'bomba' para hipertensos. Além de contribuir para o excesso de peso, o açúcar aumenta a pressão arterial. 

Bebidas alcoólicas

Modere o consumo de álcool, uma vez que a ingestão de bebidas alcoólicas faz disparar a pressão arterial. Além disso, contribui para o aumento de peso.

Alimentos ultraprocessados

É fã de frituras, bolos, bolachas, enlatados, 'fast-food' e refeições embaladas e prontas para comer? Más notícias: são alimentos com níveis elevados de sódio, conservantes e gorduras trans e saturadas. Além disso, são fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes e de doenças cardiovasculares. Prefira a dieta mediterrânica e inclua vegetais, fruta, frutos secos, peixe, carne e cereais na sua dieta, cozinhe com azeite, opte por alimentos grelhados, assados e cozidos a baixa temperatura, e reduza o consumo de batata, massa e arroz.

Produtos lácteos 

O leite e os seus derivados, como a manteiga e o queijo, contêm altos níveis de gordura, fator que aumenta o "mau colesterol" (LDL). Recorde-se que quando os níveis no sangue são elevados, há um maior risco de estreitamento das artérias, causando doença cardíaca ou cerebral. Se ocorrer a formação de um coágulo numa artéria já estreitada, pode ocorrer um enfarte do miocárdio ou AVC.

Conservados

Para conservar alimentos por longos períodos de tempo, o sal é o ingrediente mais usado. No caso dos pickles, são utilizadas cerca de 447 miligramas de sódio, segundo dados do banco de alimentos dos Estados Unidos.  

Tomate enlatado

As sopas e a polpa de tomate são ricas em sódio. E até aí, tudo bem. O problema surge quando exageramos no seu consumo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil febre oropouche Há 9 Horas

Casos de febre oropouche disparam no Brasil; conheça a doença

fama BELO-CANTOR Há 14 Horas

Após traição, Belo e Gracyanne Barbosa se separaram

brasil NOVA FRIBURGO Há 14 Horas

Professora é afastada após grampear bilhete em blusa de aluno de 5 anos

esporte Pampa Há 14 Horas

Pampa, ouro olímpico de vôlei, é intubado na UTI em luta contra câncer

tech Espaço Há 12 Horas

Sonda Juno descobre lago de lava em lua de Júpiter; veja as imagens

justica Hortolândia Há 12 Horas

Corpo de ex-modelo é encontrado em área de mata no interior de São Paulo

brasil ISABELLA-NARDONI Há 14 Horas

Mãe de Isabella Nardoni posta homenagem no dia que filha faria 22 anos

mundo Nigéria Há 14 Horas

Estudante sequestrada há 10 anos é encontrada na Nigéria

mundo Irã Há 15 Horas

Agência diz que explosões não danificaram instalações nucleares do Irã

mundo Reino Unido Há 13 Horas

"Pare de reclamar", teria dito funcionária da creche antes de bebê morrer