Atletas que tiveram problemas com a lei; o mais novo escândalo envolve o Paris Saint-Germain

A estrela do futebol, Aminata Diallo, foi presa depois de um ataque a uma colega de time

Atletas que tiveram problemas com a lei; o mais novo escândalo envolve o Paris Saint-Germain

Todo mês é um B.O. novo no mundo esportivo. Novas manchetes mensalmente sublinham os julgamentos e tribulações que muitas personalidades do esporte enfrentam ao longo de suas carreiras e, às vezes, levam até a aposentadoria antes do tempo. Na verdade, a lista de esportistas profissionais condenados é enorme!

Aminata Diallo, jogadora do Paris Saint-Germain, foi levada sob custódia após um ataque a uma companheira de equipe. Em 4 de novembro, sua colega de time, a meio-campo Kheira Hamraoui, estava sentada no carro de Diallo após o jantar. Hamraoui foi subitamente arrastada do carro por dois homens mascarados que bateram em suas pernas com barras de metal. A polícia francesa confirmou que a prisão de Diallo está relacionada com o incidente, mas não a ligou diretamente à agressão.

O ataque lembra o escândalo de 1994 envolvendo as rivais na patinação no gelo, Tonya Harding e Nancy Kerrigan. Homens próximos a Harding planejaram um ataque a Kerrigan pouco antes de uma competição importante, emboscando-a e acertando sua perna com uma barra de metal para que ela não pudesse competir.

Clique nesta galeria para descobrir quem são os outros famosos do esporte que foram acusados ou condenados por crimes.

©

Getty Images

Klete Keller

Klete Keller, duas vezes vencedor da medalha de ouro olímpica para os EUA, declarou-se culpado por seu papel no Capitólio em 6 de janeiro. O nadador foi indiciado por sete acusações em fevereiro de 2021, incluindo entrar e permanecer consciente e ilegalmente em uma área restrita, interferir em negócios oficiais do governo, se envolver em conduta desordeira para interromper uma sessão do Congresso e interferir na aplicação da lei durante uma desordem civil. Na quarta-feira, 29 de setembro, ele se declarou culpado de uma acusação de crime em troca de ter as outras seis acusações retiradas. A pena estimada para o crime é de 21 a 27 meses de prisão.

©

Getty Images 

O.J. Simpson

Em 1994, O.J. Simpson foi preso e acusado dos assassinatos de sua ex-mulher, Nicole Brown Simpson, e seu amigo, Ron Goldman. Absolvido dos assassinatos no tribunal criminal, mas eventualmente considerado responsável por ambas as mortes em um julgamento civil, o ex-jogador de futebol americano e ator foi mais tarde acusado de assalto à mão armada e sequestro em 2007. Ele cumpriu nove anos de prisão antes de ser solto em 1º de outubro de 2017.

©

Getty Images

Ronaldinho Gaúcho

Em 25 de agosto de 2020, Ronaldinho foi libertado da prisão domiciliar no Paraguai — encerrando um tormento de cinco meses que começou quando ele tentou entrar no país com um passaporte falso. A lenda do futebol e seu irmão, Roberto Assis, foram inicialmente presos e liberados após pagarem fiança. No tribunal de Assunção (foto), um juiz ordenou que a dupla pagasse uma multa de US$ 200.000, segundo informou a BBC.

©

Getty Images 

Ronaldinho Gaúcho

Mas não é a primeira vez que Ronaldinho se envolve em polêmica: em julho de 2019, o jogador teve seus passaportes brasileiros e espanhóis confiscados, supostamente por impostos não pagos e pelo não pagamento de multas recebidas por construir ilegalmente dentro de uma área de reserva natural no Brasil.

©

Getty Images 

Lionel Messi

Em julho de 2016, um tribunal espanhol condenou Lionel Messi a 21 meses de prisão por fraude fiscal. O craque argentino também foi multado em cerca de 2,1 milhões de euros (algo em torno de 13 milhões de Reais). Messi acabou evitando a prisão. Cristiano Ronaldo e Neymar enfrentaram acusações semelhantes.

©

Getty Images 

Don King

O promotor de boxe, Don King, foi acusado de matar duas pessoas, com uma diferença de 13 anos entre os acontecimentos. Em 1954, ele atirou nas costas de um homem depois de vê-lo tentando roubar uma de suas casas de jogo; este incidente foi considerado um homicídio justificável. Em 1967, King foi condenado por homicídio voluntário por ter agredido um de seus empregados até a morte, uma agressão que lhe rendeu três anos e 11 meses atrás das grades.

©

Getty Images 

Oscar Pistorius

Em um caso que virou manchete em todo o mundo, o velocista profissional sul-africano, Oscar Pistorius, foi considerado culpado em 2015 pelo assassinato de sua namorada, Reeva Steenkamp, em 2013. Ele acabou sendo condenado a 13 anos e cinco meses de prisão.

©

Getty Images 

Harry Maguire

O zagueiro do Manchester United e da Inglaterra, Harry Maguire, supostamente brigou com a polícia grega depois que sua irmã se machucou durante um confronto com alguns homens que estavam bebendo. O jogador passou duas noites numa cela da polícia após o incidente, que ocorreu em 20 de agosto de 2020 na ilha grega de Mykonos. Na foto, ele está saindo do tribunal depois de se declarar inocente das acusações de agressão agravada e tentativa de suborno de um funcionário.

©

Getty Images 

Harry Maguire

Apesar das alegações, o treinador Gareth Southgate inicialmente incluiu Maguire na seleção inglesa para a Liga das Nações. No entanto, no dia 25 de agosto de 2020, um tribunal da ilha de Syros considerou Maguire culpado de agredir um policial, xingar, resistir à prisão e tentativa de suborno.

©

Getty Images 

Mike Tyson

O boxeador campeão mundial de pesos pesados, Mike Tyson, foi condenado a seis anos de prisão, em 1992, pela agressão  s e x u a l  a Desiree Washington, de 18 anos, em um quarto de hotel em Indianápolis. Ele cumpriu menos de três anos da sentença.

©

Getty Images 

Eric Cantona

O infame chute de kung-fu que Eric Cantona deu em um fã abusivo depois de ter sido expulso de campo também virou manchete em todo o mundo. Isso aconteceu num jogo entre o Manchester United e o Crystal Palace. O francês recebeu uma longa suspensão e foi condenado a duas semanas de prisão, embora isso tenha sido anulado em recurso. Ele realizou 120 horas de serviço comunitário em troca.

©

Getty Images 

Tonya Harding

Em 1994, a ex-patinadora artística, Tonya Harding, se envolveu em controvérsias quando seu ex-marido, Jeff Gillooly, orquestrou um ataque à sua rival na patinação norte-americana, Nancy Kerrigan. Harding mais tarde se declarou culpada de conspiração para dificultar a acusação e acabou sendo condenada a três anos em liberdade condicional, 500 horas de serviço comunitário e teve que pagar uma multa de US$ 100.000.

©

Getty Images 

Craig Titus

O ex-fisiculturista americano, Craig Titus, está atualmente cumprindo uma sentença de prisão por assassinato em segundo grau, sequestro e incêndio criminoso. Ele estará elegível para liberdade condicional em 2026. A esposa de Wis, Kelly Ryan, foi implicada no homicídio e também foi presa.

©

Getty Images 

Duncan Ferguson

Em 1994, um jogo de futebol da liga escosesa virou notícia. O ex-jogador, Duncan Ferguson (do time Glasgow Rangers), foi condenado por agressão pela cabeçada em campo que deu no zagueiro John McStayem (do Raith Rovers). Ele recebeu uma pena de três meses de prisão por causa disso. Na foto, vemos o escocês em 2004, com a camisa do time Everton. Agora ele é o primeiro treinador assistente do clube.

©

Getty Images 

Sonny Liston

O lendário boxeador, Sonny Liston, já foi o lutador mais temido do ringue. Mas antes da fama encontrá-lo, Liston cumpriu dois anos na Penitenciária Estadual do Missouri por roubo e foi solto em 1952. Ele ainda era um boxeador mundial quando morreu sob circunstâncias misteriosas em 1970.

©

Getty Images 

Lester Piggott

A brilhante carreira do jóquei profissional inglês, Lester Piggott, foi manchada depois que ele foi condenado por fraude fiscal e preso em 1987. Ele cumpriu 366 dias na prisão e foi destituído de seu OBE (Ordem do Império Britânico).

©

Getty Images

Philippe Jeantot

O iatista Philippe Jeantot fundou, em 1989, o prestigiado Vendée Globe, uma corrida de iate sem escalas, de uma vez só, em volta do mundo. Após um julgamento em 2003, ele recebeu uma sentença de dois anos e uma grande multa por evasão fiscal.

©

Getty Images 

Riddick Bowe

O campeão mundial de pesos pesados, Riddick Bowe, foi condenado em fevereiro de 1998, pelo sequestro de sua ex-esposa, Judy, e de seus cinco filhos. Ele cumpriu 17 meses atrás das grades.

©

Getty Images 

Ray Rice

A carreira de Ray Rice no futebol americano acabou de vez depois que um grande júri o indiciou por agressão agravada de terceiro grau relacionada a um incidente envolvendo sua noiva (agora esposa), Janay Palmer. As acusações criminais foram retiradas mais tarde, mas a má publicidade em torno do caso foi suficiente para que Rice fosse expulso da NFL.

©

Getty Images

Escândalo Black Sox

O Escândalo Black Sox envolveu oito membros do time de beisebol Chicago White Sox. Eles foram acusados de jogar a World Series de 1919 contra o Cincinnati Reds em troca de suborno de um sindicato de apostas. Apesar das absolvições em um julgamento de 1921, todos os oito foram permanentemente banidos do beisebol profissional, incluindo o suposto líder, Charles "Chick" Gandil (foto).

©

Public Domain 

Chris Lewis

O jogador de críquete inglês Chris Lewis estava pronto para um futuro internacional. No entanto, ele teve que deixar o críquete profissional aos trinta e poucos anos. Em 2009, ele foi condenado a 13 anos de prisão por contrabando de narcóticos. O jogador foi solto em junho de 2015 após cumprir seis anos de sua sentença.

©

Getty Images 

Dennis Rodman

Houve muitos incidentes envolvendo Dennis Rodman dentro e fora da quadra de basquete durante sua carreira. E mesmo após a aposentadoria, o atleta teve inúmeros problemas com a lei, incluindo prisão por embriaguez pública e violência doméstica.

©

Getty Images

Joachim Löw

Treinador da seleção alemã de futebol masculino, Joachim Löw perdeu sua carteira de motorista em duas ocasiões: uma em 2006 (por um mês) e outra em 2014 (por seis meses) por causa de seu comportamento imprudente ao volante (excesso de velocidade e telefone).

©

Getty Images 

Vinnie Jones

Conhecido hoje por sua aparição nas telonas em filmes que incluem 'Snatch' (2000) e '60 Segundos' (2000), o ex-jogador de futebol, Vinnie Jones, foi condenado em junho de 1998 por agressão que causou lesões corporais e danos criminais contra um vizinho. Além disso, Jones foi condenado em dezembro de 2003 por agressão e comportamento ameaçador num avião ao ter um ataque de raiva. Ele foi multado em uma quantia modesta, e obrigado a realizar 80 horas de serviço comunitário.

©

Getty Images 

Ugueth Urbina

A carreira do astro venezuelano de beisebol, Uguetha Urbina, foi interrompida em 2005 depois que ele foi preso pelas autoridades venezuelanas por tentativa de homicídio, pelo qual cumpriu pouco mais de sete anos de prisão.

©

Getty Images 

Lee Hughes

Em agosto de 2004, o jogador de futebol inglês, Lee Hughes, foi considerado culpado de causar morte por direção perigosa. Ele foi condenado a seis anos de prisão. Hughes cumpriu três anos e mais tarde retomou sua carreira, um movimento que surpreendeu muitos.

©

Getty Images 

Bruno Fernandes

O ex-goleiro do Flamengo foi preso pelo assassinato de sua ex-namorada e mãe de seu filho, Eliza Samudio. Ele teve prisão preventiva decretada em 2010. Em 2013, foi condenado a 22 anos e 3 meses de prisão por homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado de seu filho, Bruninho. Cumpriu 8 anos e 10 meses em regime fechado e, em 2019, lhe foi concedido cumprir a pena em regime semiaberto domiciliar. 

©

Getty Images

Bruno Fernandes

Ele chegou a voltar aos campos, mas acabou por se aposentar em 2021. Embora nunca tenha admitido ter mandado matar Eliza Samudio, o goleiro Bruno já afirmou várias vezes, inclusive na frente do júri, que foi "omisso" em um suposto conflito entre Eliza e seu amigo Luiz Henrique Romão, o Macarrão (que também foi condenado e passou a cumprir sua pena em regime domiciliar em 2019). O corpo de Eliza Samúdio, porém, nunca foi encontrado. As buscas foram encerradas em 2014. 

©

Getty Images

Mike Danton

O ex-jogador canadense de hóquei no gelo, Mike Danton, foi preso e acusado de conspiração para assassinato de seu agente, em 2004. Ele cumpriu cinco anos de uma sentença de sete anos e meio.

©

Getty Images 

Geoffrey Boycott

Em 1996, o respeitado ex-jogador de críquete inglês, Geoffrey Boycott, foi acusado de agressão por sua amante, Margaret Moore. Perante um tribunal na França, Boycott foi condenado por violência doméstica. Ele recebeu uma sentença de três meses de prisão e foi multado em uma quantia modesta.

©

Getty Images

Jos Verstappen

O piloto holandês de Fórmula 1, Jos Verstappen, recebeu uma sentença de cinco anos depois de ser considerado culpado de agressão no tribunal. Isso aconteceu por causa de um incidente numa pista de kart em que um homem sofreu uma fratura no crânio.

©

Getty Images 

Boris Becker

Em 2002, o tenista alemão, Boris Becker, evitou por pouco a prisão depois de ser considerado culpado em um tribunal de Munique por sonegação de impostos. Ele foi condenado a dois anos de liberdade condicional e teve que pagar uma multa considerável.

©

Getty Images 

Esporte Jogadores 12/11/21 POR Notícias Ao Minuto


Todo mês é um B.O. novo no mundo esportivo. Novas manchetes mensalmente sublinham os julgamentos e tribulações que muitas personalidades do esporte enfrentam ao longo de suas carreiras e, às vezes, levam até a aposentadoria antes do tempo. Na verdade, a lista de esportistas profissionais condenados é enorme!

PUB

Aminata Diallo, jogadora do Paris Saint-Germain, foi levada sob custódia após um ataque a uma companheira de equipe. Em 4 de novembro, sua colega de time, a meio-campo Kheira Hamraoui, estava sentada no carro de Diallo após o jantar. Hamraoui foi subitamente arrastada do carro por dois homens mascarados que bateram em suas pernas com barras de metal. A polícia francesa confirmou que a prisão de Diallo está relacionada com o incidente, mas não a ligou diretamente à agressão.

O ataque lembra o escândalo de 1994 envolvendo as rivais na patinação no gelo, Tonya Harding e Nancy Kerrigan. Homens próximos a Harding planejaram um ataque a Kerrigan pouco antes de uma competição importante, emboscando-a e acertando sua perna com uma barra de metal para que ela não pudesse competir.

Clique nesta galeria para descobrir quem são os outros famosos do esporte que foram acusados ou condenados por crimes.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech Portugal Há 11 Horas

Clarão ilumina o céu de Portugal e intriga internautas

justica CHUVA-RS Há 10 Horas

Homens são presos suspeitos de desvio de marmitas e tráfico de drogas em Porto Alegre

justica São José dos Campos Há 8 Horas

Homem é espancado até a morte em terminal rodoviário; testemunhas não interferem

fama Fake News Há 5 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Parasita detetado na água provoca infeção a 46 pessoas na Inglaterra

brasil ACIDENTE-SP Há 10 Horas

Motorista tenta atropelar ladrão com Lamborghini após ser roubado e bate o carro em SP

fama UTI Há 11 Horas

Tony Ramos deixa UTI e apresenta melhora progressiva

tech Celular Há 8 Horas

Celular não deve carregar a noite toda? Veja três mitos sobre baterias

fama São Paulo Há 6 Horas

Roque, diretor de auditório do SBT, é internado em SP

lifestyle Signos Há 8 Horas

Estes signos se apaixonam rapidamente! É o seu caso?