Livros que inspiraram crimes da vida real - de serial killers ao terror mundial

Esses autores não previram esse tipo de fã

Livros que inspiraram crimes da vida real - de serial killers ao terror mundial

É um pouco assustador quando a vida imita a arte. Mas isso acontece muito. Para o bem e para o mal. Este é realmente o caso de muitos criminosos imitadores (copycats) que usaram livros como inspiração para seus crimes. Já vimos filmes que inspiraram crimes da vida real antes, então agora é hora de olhar para quais obras da literatura inspiraram assassinos, ladrões e  t e r r o r i s t a s, entre outros.

Navegue pela galeria e descubra mais sobre esses livros e os criminosos que se inspiraram neles.

©

Getty Images

'O Diário de Turner'

O romance de William Luther Pierce de 1978, 'O Diário de Turner', é essencialmente a visão neon a z i s t a de um futuro distópico, incluindo uma revolução e uma guerra racial. Acredita-se que o livro influenciou o aumento da violência supremacista branca nos EUA.

©

Getty Images

'O Diário de Turner'

Possivelmente o crime mais infame influenciado por 'O Diário de Turner' é o atentado em Oklahoma City em 19 de abril de 1995.

©

Getty Images

'O Diário de Turner'

Timothy McVeigh (foto) e Terry Nichols usaram um caminhão-bomba para matar 168 pessoas e ferir mais de 680. Em 2021, a Amazon retirou o polêmico livro  r a c i s t a  de sua loja.

©

Getty Images

'O Apanhador no Campo de Centeio'

O romance de J.D. Salinger de 1951 influenciou um dos crimes mais famosos do mundo: o assassinato do ex-Beatle John Lennon em Nova York, em 8 de dezembro de 1980.

©

Getty Images

'O Apanhador no Campo de Centeio'

Mark David Chapman foi o responsável pelo crime. Ele alegou ter sido inspirado pelo livro. Chapman estava lendo esta obra quando foi preso pela polícia na cena do crime.

©

Getty Images

'O Vampiro Lestat'

Você pode estar familiarizado com alguns dos livros da série de Anne Rice (muitos foram transformados em filmes), como 'Entrevista com o Vampiro' e 'A Rainha dos Condenados'.

©

Getty Images

'O Vampiro Lestat'

Em 2003, o escocês Allan Menzies alegou ter sido inspirado pelos livros, o que o levou a assassinar seu amigo. Na verdade, ele disse que a personagem Akasha (foto) mandou ele fazer isso. Menzies morreu na prisão em 2004.

©

BrunoPress

'Diários de Basquete'

O autor e músico Jim Carroll publicou seu livro de memórias em 1978. 'Diários de Basquete' foi adaptado como um filme em 1995, estrelado por Leonardo DiCaprio e Mark Wahlberg com o título 'Diário de um Adolescente'.

©

Getty Images

'Diários de Basquete'

A história apresenta uma sequência de sonhos em que Carroll atira nos colegas numa aula de inglês. Infelizmente, isso inspirou um garoto de 14 anos a abrir fogo contra um grupo de oração da escola, matando três estudantes em 1997.

©

Getty Images

'Diários de Basquete'

E isso nem é o pior. O livro é citado como uma possível influência no infame Massacre da Escola de Columbine, que ocorreu em 20 de abril de 1999, onde um total de 15 pessoas morreram (incluindo os autores dos disparos).

©

Getty Images

'Laranja Mecânica'

Você provavelmente já ouviu falar da adaptação cinematográfica de 1971 feita por Stanley Kubrick. O nível extremo de violência tanto no livro quanto no filme é bem conhecido.

©

Getty Images

'Laranja Mecânica'

Em 2003, uma gangue influenciada pela história cometeu uma série de crimes em Barcelona, Espanha. Inclusive atacar os sem-teto nas ruas.

©

Getty Images

'Um Estranho Numa Terra Estranha'

Especula-se que o infame assassino Charles Manson se inspirou no romance de Robert Heinlein de 1961. O livro é sobre um homem que nasceu em Marte de pais humanos, mas foi criado por alienígenas. Ele vem à Terra para pregar sua ideologia: o amor livre.

©

Public Domain

'Um Estranho Numa Terra Estranha'

Embora Manson tenha alegado que nunca leu o livro, seu culto compartilhava o mesmo sistema de crenças e até mesmo alguns rituais (por exemplo, cerimônias de compartilhamento de água) e terminologia (por exemplo, "grokking" - entender uma coisa através dos sentimentos) encontrados no livro.

©

Getty Images

'O Agente Secreto'

O romance de Joseph Conrad de 1907 serviu de inspiração para um famoso criminoso americano que operou nos anos 70 e 80: Ted Kaczynski, conhecido como "The Unabomber".

©

Getty Images

'O Agente Secreto'

Kaczynski disparou 16 bombas e matou um total de três pessoas. Ele começou em 1978, mas só foi preso e levado à justiça em 1996.

©

Getty Images

'Fúria'

De todos os livros de Stephen King (este publicado sob o pseudônimo de Richard Bachman), este foi um livro curto de 1977 que causou ao autor o maior número de problemas.

©

Getty Images

'Fúria'

O livro era sobre um estudante com doença mental que realizava um tiroteio na escola. No final dos anos 70, esse tipo de crime ainda não era predominante, mas nos anos 80 e 90 surgiram vários imitadores.

©

Getty Images

'Fúria'

O livro foi retirado da impressão depois que foi encontrado no armário de um estudante de 14 anos que cometeu um crime semelhante em 1997.

©

Getty Images

'Psicopata Americano'

Você provavelmente está mais familiarizado com a adaptação cinematográfica do livro de Bret Easton Ellis de 1991, estrelado por Christian Bale.

©

Getty Images

'Psicopata Americano'

O assassino da vida real Rurik Jutting alegou ser o verdadeiro psicopata americano. Este não só era supostamente seu livro favorito, como ele também idolatrava o serial killer na história: Patrick Bateman.

©

Getty Images

'Psicopata Americano'

Como Bateman, Jutting também trabalhava em finanças e também era um assassino violento. Ele matou duas mulheres em Hong Kong.

©

Getty Images

'Fundação'

A série de livros de ficção científica de Isaac Asimov dos anos 40 e 50 conta a história de um herói que forma uma sociedade secreta para reconstruir o mundo depois que ele entra em colapso. Então, quando ele morre, a sociedade secreta se transforma em uma religião.

©

Getty Images

'Fundação'

Em 1984, o guru japonês Shoko Asahara estabeleceu um culto do juízo final conhecido como Aum Shinrikyo (que se traduz em "suprema verdade"). Ele também formou um grupo religioso e tentou "salvá-los" do apocalipse.

©

Getty Images

'Fundação'

O culto foi responsável pelo ataque ao metrô de Tóquio em 20 de março de 1995. O ataque feriu mais de 5.000 pessoas e matou 12. Asahara e outros membros do culto foram condenados à morte e executados pelo governo japonês em 2018.

©

Getty Images

'O Colecionador'

O livro de John Fowles de 1963 , 'O Colecionador', é sobre um jovem que persegue e sequestra uma estudante de arte e a mantém no porão de sua fazenda. O personagem é um colecionador de borboletas e decide adicionar essa mulher à sua coleção.

©

Getty Images

'O Colecionador'

O livro inspirou o serial killer Robert Berdella, mais conhecido como "The Kansas City Butcher" ("O açougueiro de Kansas City") e "O Colecionador".

©

Getty Images

'O Colecionador'

Berdella alegou ter assistido a adaptação cinematográfica da história quando era adolescente. Na verdade, o modus operandi de seus crimes era muito semelhante ao do personagem no livro de Fowles. Berdella manteve suas vítimas em cativeiro e fotografou a tortura antes de matá-las.

©

Getty Images

'Jack Sheppard'

O romance de William Harrison Ainsworth, publicado em 1839, não só se tornou um best-seller, mas também serviu de inspiração para uma série de criminosos imitadores (copycats).

©

Getty Images

'Jack Sheppard'

A história romantizada e verdadeira de Jack "the Lad" Sheppard, um ladrão do século XVIII que era hábil em fugir da prisão, foi um sucesso na era vitoriana em Londres. Inúmeros crimes foram relacionados ao livro na época.

Fontes: (Grunge) (Storypick)

Veja também: 30 remakes que você jurava serem histórias originais!

©

Getty Images

Cultura Serial killers 19/11/21 POR Notícias Ao Minuto Brasil


É um pouco assustador quando a vida imita a arte. Mas isso acontece muito. Para o bem e para o mal. Este é realmente o caso de muitos criminosos imitadores (copycats) que usaram livros como inspiração para seus crimes. Já vimos filmes que inspiraram crimes da vida real antes, então agora é hora de olhar para quais obras da literatura inspiraram assassinos, ladrões e t e r r o r i s t a s, entre outros.

PUB

Navegue pela galeria e descubra mais sobre esses livros e os criminosos que se inspiraram neles.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 15 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 16 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 17 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula