'Quando perdi, virei o pior do mundo', diz José Aldo, que busca novo cinturão

Uma vitória contra o americano deve colocar o brasileiro entre os principais lutadores do peso galo e próximo de uma luta pelo cinturão

© Getty Images

Esporte JOSÉ-ALDO 04/12/21 POR Folhapress

FLAVIO LATIFSÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Ex-campeão do peso pena do UFC, José Aldo enfrenta Rob Font na madrugada deste domingo (5), na luta principal do UFC Vegas 44, no peso galo (até 61 kg). É o confronto entre o quinto (o brasileiro) e o quarto colocados da categoria. Uma vitória contra o americano deve colocar o brasileiro entre os principais lutadores do peso galo e próximo de uma luta pelo cinturão.

PUB

Após perder para Alexander Volkanovski -atual campeão do peso pena- no dia 11 de junho de 2019, no UFC 237, Aldo decidiu baixar o peso e mudou da categoria dos penas (até 65,8kg) para a dos galos. O seu início na categoria não foi o esperado. Em sua estreia, o lutador de 35 anos perdeu para o compatriota Marlon Moraes em uma decisão dividida.

Posteriormente, o manauara foi escolhido pelo UFC para fazer uma luta valendo o cinturão do galos contra o russo Petr Yan. O título estava vago, já que Henry Cejudo, antigo dono, havia se aposentado. O russo foi superior na luta e nocauteou José Aldo no quinto round -e o brasileiro somou sua terceira derrota consecutiva.

Em entrevista à reportagem, Aldo relembrou seu passado como campeão do UFC e revelou que o comportamento da torcida brasileira mudou completamente depois que ele perdeu o cinturão do peso pena para Max Holloway, em 2017.

"Desde que eu entrei no esporte, eu já sabia como seria. A torcida brasileira, no geral, faz isso acontecer em todos os esportes. Sou atleta de MMA, mas assisto a tudo: futebol, basquete, natação. E eu vi isso acontecendo com vários atletas", disse.

"Para mim, não foi problema algum, eu sabia que, enquanto fosse campeão, ia ser o melhor do mundo, mas, quando desse ruim, seria o pior do mundo. No começo da minha carreira, todos os fãs passaram a me chamar de tudo de ruim que era possível. Depois falaram que eu era o melhor. Não me atento tanto a isso, sei quem eu sou", acrescentou.

Mas a maré virou para Aldo. O brasileiro vem de duas vitórias consecutivas por decisão unânime: contra o equatoriano Marlon Vera e o brasileiro Pedro Munhoz. Hoje, o experiente lutador afirmou que segue focado em conquistar o cinturão do UFC em sua nova categoria e que isso faz com que ele não pense na aposentadoria apesar da idade.

"É tudo questão de trabalho e de tempo para eu crescer de novo. Trabalhamos e corrigimos os erros, estamos vivendo o momento. Esse momento, hoje, é de ser campeão, estou treinando para ser campeão. Então, depois que eu conquistar o título, eu vejo as possibilidades de me aposentar. Hoje, na minha cabeça, só penso nisso [ser campeão]", concluiu.

O UFC Vegas 44 acontece neste sábado (4) e invade a madrugada de domingo. O card preliminar está marcado para às 21h (de Brasília), e o principal, a partir da 00h.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 12 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 13 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 9 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 9 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 4 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 5 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda