Atracadouro desaba em Salvador e morador é resgatado

O atracadouro é usado por embarcações que fazem o trajeto entre o Subúrbio Ferroviário de Salvador e a Ilha de Maré, comunidade com cerca de 8.000 habitantes que fica na Baía de Todos-os-Santos e pertence à capital baiana

© Divulgação/Defesa Civil

Brasil Bahia 04/12/21 POR Folhapress

JOÃO PEDRO PITOMBOSALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - Um trecho do Terminal Marítimo de São Tomé de Paripe, subúrbio de Salvador, desabou na tarde deste sábado (4), assustando moradores e lançando ao mar ao menos um homem que atravessava o píer.

PUB

O atracadouro é usado por embarcações que fazem o trajeto entre o Subúrbio Ferroviário de Salvador e a Ilha de Maré, comunidade com cerca de 8.000 habitantes que fica na Baía de Todos-os-Santos e pertence à capital baiana.

Vídeos gravados por moradores mostram o momento em que um homem é resgatado com uma boia. Ele passava pelo trecho do píer quando este desabou e ficou agarrado a uma das vigas.

Moradores da Ilha de Maré e de São Tomé de Paripe já vinham denunciando as más condições e a falta de manutenção do terminal, que é administrado pelo governo estadual.

O terminal fica próximo ao muro que separa a praia de São Tomé de Paripe e a Base Naval de Aratu, área da Marinha que abriga a praia de Inema –ela é conhecida por ser refúgio de presidentes brasileiros em férias.

A Base Naval já hospedou os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). O presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou o local em dezembro de 2019.

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia informou que o Terminal Marítimo de São Tomé de Paripe será interditado temporariamente para que os reparos sejam feitos.

Também informou que empresa que fará a recuperação do terminal hidroviário já está contratada. A licitação foi finalizada e a empresa já tem autorização do governo para início das obras.

"A obra não teve início até o momento porque a empresa vencedora, Tecnocret Engenharia, está atendendo as solicitações da prefeitura para a liberação das licenças obrigatórias do serviço. O governo acionará a Tecnocret para que conclua os trâmites junto à prefeitura".

Em nota, a prefeitura de Salvador disse que, mesmo não sendo a responsável pela administração do atracadouro, lamenta o incidente.Informou ainda que a empresa responsável pela obra de recuperação do atracadouro deu entrada no processo para a execução das intervenções em 23 de julho deste ano.

Quatro dias depois, após análise de técnicos do órgão, a secretaria solicitou documentos que não foram apresentados pela empresa.

A prefeitura também informou que a Defesa Civil de Salvador fez uma vistoria no local em 11 de novembro e constatou "sérios riscos causados pela falta de manutenção". Em seguida, segundo a administração municipal, o governo do estado foi informado da situação para a tomada de providências.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula