COI 'respeita' boicote diplomático, mas espera pelos melhores atletas em Pequim

Os Estados Unidos decretaram na segunda-feira um boicote diplomático aos Jogos com base na falta de respeito pelos direitos humanos na China

© Getty Images

Esporte Jogos Olímpicos de Inverno 08/12/21 POR Estadao Conteudo

O Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou, nesta terça-feira, que "entende e respeita" a decisão dos Estados Unidos de boicotar diplomaticamente os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, mas admite estar preocupado apenas com a presença "dos melhores atletas do mundo na competição"

PUB

"Sempre pedimos aos políticos o máximo de respeito pela nossa independência. Conhecemos a decisão dos Estados Unidos, a entendemos e respeitamos, como qualquer outro país. Só podemos dizer que estamos felizes que todos os melhores atletas do mundo estarão na Vila Olímpica para participar dos Jogos em 59 dias", disse Juan Antonio Samaranch, presidente da Comissão de Coordenação dos Jogos do COI.

Os Estados Unidos decretaram na segunda-feira um boicote diplomático aos Jogos com base na falta de respeito pelos direitos humanos na China. Seu gesto indica que nenhum representante de seu governo viajará a Pequim durante a competição, mas garantiu que seus atletas o farão e receberão apoio "de casa".

Após reunião da Comissão Executiva do COI, Samaranch também se referiu à situação da tenista chinesa Peng Shuai, sobre cujo paradeiro e estado de saúde há dúvidas após denunciar em uma rede social que o ex-vice-primeiro-ministro Zhang Gaoli tinha abusado dela sexualmente.

"O mais importante é ajudá-la a resolver os problemas que ela tem. Queremos nos concentrar em seu bem-estar e esperamos que os resultados apareçam em breve e que possamos vê-la e compartilhar alguns momentos com ela em Pequim muito em breve", disse Samaranch.

O COI realizou duas videoconferências com Peng nos últimos dias, nas quais a considerou "aparentemente bem", mas a jogadora não pôde ser localizada pelas autoridades do circuito de tênis feminino, que cancelaram suas competições na China.

Samaranch afirmou que não há nenhuma situação possível relacionada à pandemia que possa levar à suspensão dos Jogos de Pequim. "Estamos muito confiantes quanto a isso. Estamos preparados para qualquer contingência."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 17 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 16 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 19 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 15 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 16 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 19 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 16 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 18 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes