FIA ameaça retirar pontos em caso de atitude antidesportiva na decisão da F-1

A mensagem é um recado claro ao piloto da Red Bull

© Getty Images

Esporte Fórmula 1 09/12/21 POR Estadao Conteudo

O alto grau de tensão entre Mercedes e Red Bull, a igualdade em pontos na decisão do título e o "brake-test" (teste de freio) feito pelo holandês Max Verstappen, da Red Bull, em cima do inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, no último GP da Arábia Saudita, no domingo passado, acenderam o sinal de alerta sobre uma possível batida definir o campeão da temporada 2021 da Fórmula 1.

PUB

A direção de prova da Federação Internacional de Automobilismo (FIA, na sigla em francês) para a categoria, capitaneada pelo australiano Michael Masi, emitiu uma nota nesta quinta-feira, às vésperas do início das atividades de pista do GP de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, em que alerta: qualquer tentativa de influenciar o resultado de uma competição de forma contrária à ética esportiva será punida com suspensão de uma ou mais corridas e até mesmo dedução, ou retirada de pontos, para o campeonato.

A mensagem é um recado claro ao piloto da Red Bull. O holandês chega à decisão do título no circuito de Yas Marina empatado com Hamilton em pontos, com 369,5 para cada. No entanto, Verstappen tem a vantagem no primeiro critério de desempate: o maior número de vitórias (9 a 8). A sua atitude, sobretudo na última corrida, em que não apenas no "brake-test", mas também em determinadas disputas com Hamilton, em que não cedeu e por pouco não provocou uma batida, fez a FIA se posicionar em tom de ameaça.

A nota da entidade menciona o artigo 12.2.1 do Código Esportivo Internacional, que trata de sanções para "qualquer violação dos princípios de justiça na competição, comportamento de maneira antidesportiva ou tentativa de influenciar o resultado de uma competição de maneira que seja contrária à ética esportiva".

Masi enfatiza que os comissários esportivos têm liberdade para impor sanções, baseada no regulamento, como suspensão de uma ou mais corridas e retirada de pontos do campeonato para qualquer uma das infrações acima. Ainda segundo o regulamento, em caso de retirada de pontos, estes "não devem ser deduzidos separadamente da competição do Mundial de Pilotos e de Construtores, exceto em circunstâncias excepcionais".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 9 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 10 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 11 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 11 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 11 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 9 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Guangzhou Há 9 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

fama SAMARA-FELIPPO Há 6 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site