Hamilton dá o troco e é o mais rápido do dia em Abu Dabi; Verstappen fica em 4º

Com um desempenho muito mais sólido do que o rival, o heptacampeão mundial virou 1min23s691 em sua volta mais rápida com a Mercedes

© <p>Getty Images </p>

Esporte F-1 10/12/21 POR Estadao Conteudo

Após ver Max Verstappen liderar o primeiro treino livre, Lewis Hamilton respondeu com a melhor performance do dia na segunda sessão, já no anoitecer desta sexta-feira no circuito de Yas Marina, palco do decisivo GP de Abu Dabi, a 22.ª e última etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Com um desempenho muito mais sólido do que o rival, o heptacampeão mundial virou 1min23s691 em sua volta mais rápida com a Mercedes.

PUB

Mas quem esperava ver o holandês em segundo lugar com a Red Bull viu uma grande surpresa. O francês Esteban Ocon, com a Alpine, chegou a liderar a sessão e ficou a 0s343 do tempo (1min24s034) estabelecido por Hamilton. Verstappen foi apenas o quarto mais rápido do treino, com 1min24s332, e terminou a noite superado pelo seu rival na luta pelo título em 0s641.

O finlandês Valtteri Bottas, companheiro de Hamilton na Mercedes, teve uma performance mais aceitável e foi o terceiro colocado, com 1min24s083. Já o mexicano Sergio Pérez, com a outra Red Bull, foi o quinto na tabela de tempos - cravou 1min24s400.

Destaque também para o espanhol Fernando Alonso, que colocou o outro carro da Alpine entre os seis primeiros. O bicampeão mundial foi seguido pelo japonês Yuki Tsunoda, outra boa surpresa da sessão, que deixou para trás o companheiro de equipe na AlphaTauri, o francês Pierre Gasly, que ficxou em 10.º. Entre eles, finalizaram as Ferrari do monegasco Charles Leclerc e do espanhol Carlos Sainz Jr., em oitavo e nono, respectivamente. Já o alemão Sebastian Vettel terminou apenas em 14.º com a Aston Martin, uma posição atrás da McLaren do inglês Lando Norris.

Já no fim da sessão, o finlandês Kimi Raikkonen, que faz neste final de semana a sua última corrida de Fórmula 1 na carreira, escapou com sua Alfa Romeo e bateu muito forte no guardrail. A sessão foi encerrada naquele momento, mas com bandeira vermelha.

Pela primeira vez desde 1974, dois pilotos chegam empatados à etapa final do ano. São 369,5 pontos para cada, com Verstappen à frente de Hamilton pelo critério de desempate, tendo mais vitórias no ano (9 a 8). Por isso, a matemática do título é simples: será campeão quem cruzar a linha de chegada na frente no domingo. E se o empate persistir, o título vai para a Red Bull.

Os carros voltarão à pista agora neste sábado, às 7 horas (de Brasília), para a terceira sessão de treinos livres. Pouco depois, às 10 horas, será realizado o treino oficial de classificação. A corrida, no domingo, terá início às 10 horas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 21 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 21 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 21 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 14 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 13 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 20 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 20 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 19 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 20 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos