Pratos tradicionais de Natal ao redor do mundo

Confira essas refeições de Natal de diferentes países

Pratos tradicionais de Natal ao redor do mundo

Quando pensamos em Natal, é a comida que muitas vezes vem à mente em primeiro lugar. Isso se deve a memória afetiva que temos da tradição e das celebrações em família. E como o Natal é celebrado em todo o mundo, a gente acaba encontrando várias tradições alimentares que não são muito comuns no nosso país.

Quer saber quais são os diferentes pratos comidos ao redor do mundo durante o Natal? Clique e inspire-se! Quem sabe você não anima de fazer um bûche de noël ou lanttulaatikko nesse Natal?

©

Shutterstock

Bulgária

A festa de Natal búlgara tradicionalmente incluirá uma sopa de feijão, repolho recheado e pimentas, bem como frutas secas, doces em compotas e um pão chamado koledna pitka. Uma refeição vegetariana.

©

Shutterstock

Espanha

A ceia de Natal espanhola consiste em vários pratos tradicionais, como tapas, sopa de frutos do mar e um prato principal que pode ser peixe ou cordeiro. Há muitas opções de sobremesas, porém, turrón é a mais tradicional. O doce é uma mistura de mel, açúcar, claras de ovo e amêndoas.

©

Shutterstock

Irlanda

A culinária irlandesa de Natal é semelhante à dos britânicos, com peru assado como prato principal. Uma delícia de Natal que não pode faltar é o tradicional pudim de Natal, feito com gordura, farinha e frutas secas.

©

Shutterstock

Itália

A ceia italiana de Natal varia de região para região, mas tende a ser uma refeição mais leve com vários pratos diferentes, incluindo peixe, queijo, macarrão e pão. No entanto, uma coisa que será difícil de perder num Natal italiano é o panetone!

©

Shutterstock

Rússia

Em uma mesa de Natal russa, você pode encontrar uma variedade de iguarias como uma torta de salmão chamada kulebyaka, bolinhos salgados, sopas e shuba, uma salada de arenque em camadas com beterraba, cebola e maionese.

©

Shutterstock

Finlândia

Na Finlândia, a ceia de Natal inclui muitos pratos tradicionais, como salmão defumado, arenque, presunto, salada de beterraba e o popular cozido de rutabaga (um legume) chamado lanttulaatikko. Ele é feito fervendo e amassando a rutabaga e depois misturando-a com temperos, ovos e migalhas de pão.

©

Shutterstock

Hungria

Como em muitos países do Leste Europeu, o peixe também é um prato importante para o Natal húngaro. Uma sopa de peixe é frequentemente servida, seguida de peixe assado com uma salada de batatas. Uma sobremesa tradicional é bejgli, um bolo de rolo de nozes e semente de papoula.

©

Shutterstock

México

A ceia de Natal mexicana inclui pratos tradicionais como tamales, tipicamente com carne suína, e uma sopa de frango com alho e pimentas chamada pozole. No entanto, o auge da temporada de Natal por lá (e em muitos outros países católicos) é 6 de janeiro, quando eles celebram Día de Los Reyes para homenagear os três Reis Magos. Neste dia, as famílias comem um bolo especial com um menino Jesus escondido dentro. Quem encontrá-lo fará o bolo para o próximo ano.

©

Shutterstock

Filipinas

O principal evento na mesa de Natal nas Filipinas é um  p o r c o  assado, servido com vários pratos tradicionais, como pancit malabon, um prato de macarrão amarelo aromatizado com sementes de annatto e com bumbong, uma mistura de arroz preto e branco que parece roxa. O arroz é encharcado em água salgada durante a noite, depois inserido em um tubo de bambu, cozido no vapor e servido com manteiga, açúcar e coco ralado.

©

Shutterstock

Venezuela

Um prato popular na mesa de Natal venezuelana são as hallacas, também conhecidas como tamales, dependendo do país latino-americano. As hallacas são uma mistura de carne (bovina ou de frango) com azeitonas, passas, alcaparras e milho, envoltas em folhas de banana, que são fervidas ou cozidas no vapor antes de serem servidas quentes no prato.

©

Shutterstock

Alemanha

O prato principal para a ceia de Natal alemã é o ganso de Natal, chamado weihnachtsgans. Tradicionalmente, ele é recheado com castanhas, maçãs, ameixas e cebolas, e servido com batatas, molho, chucrute e repolho roxo. A receita mais antiga conhecida para este prato vem de um livro de receitas publicado em 1350, 'Das Buch von guter Speise.'

©

Shutterstock

Japão

Provavelmente, o Japão tem a ceia de Natal mais não tradicional do mundo. Na década de 1970, um gerente do Kentucky Fried Chicken (KFC), Takeshi Okawara, ouviu alguns estrangeiros reclamando da dificuldade de encontrar peru para celebrar o Natal no Japão. Okawara teve a ideia de um balde de "festa" que substituiria o peru durante o Natal por frango. Em 1974, a campanha de Natal do KFC havia se tornado um fenômeno nacional, atraindo clientes japoneses com seu slogan "Kentucky para o Natal".

©

Shutterstock

Suécia

A festa de Natal sueca inclui uma variedade de pratos, servidos em um buffet conhecido como julbord. Realizados na véspera de Natal, esses jantares são recheados com pratos tradicionais suecos, incluindo almôndegas, salmão curado, arenque em conserva, queijo, batatas cozidas e presunto.

©

Shutterstock

Dinamarca

A tradicional ceia dinamarquesa de Natal geralmente inclui carne de  p o r c o  assada, repolho roxo, batatas e molho. No entanto, a principal estrela é a sobremesa, ris á la mande, que é um clássico pudim de arroz servido frio com chantilly, amêndoas, baunilha e um molho de cereja. Na tigela de sobremesa há uma amêndoa escondida e quem encontrá-la ganha um pequeno presente.

©

Shutterstock

Nigéria

O Natal nigeriano consiste em vários pratos tradicionais com diferentes carnes, como carne bovina, frango e cabra, ensopados, legumes e diferentes variações de arroz.

©

Shutterstock

Portugal

Uma tradicional ceia de Natal em Portugal consiste em bacalhau servido com batatas, legumes e ovos. Para sobremesa, um pudim de arroz chamado arroz doce é popular, assim como as rabanadas. Muita coisa veio parar nas mesas aqui no Brasil, né?

©

Shutterstock

Brasil

A ceia de Natal brasileira é uma festa que contém muitos pratos similares à culinária natalina portuguesa e americana, como peru assado,  p o r c o, bacalhau, arroz, salada de batata. Mas o que é único no nosso país é a tradicional farofa. Não falta comida e opção!

©

Shutterstock

Polônia

Um prato de Natal tradicional na Polônia é a carpa frita, bem como arenque. Outro prato favorito no frio inverno polonês é o borscht, uma sopa de beterraba servida com uszka, um bolinho pequeno semelhante aos raviólis.

©

Shutterstock

Austrália

O Natal na Austrália tem algumas tradições britânicas, como torta de menta e pudim de Natal. Eles gostam muitas vezes de fazer churrascos e comer frutos do mar na ocasião. Uma sobremesa de Natal muito popular é a pavlova, um doce à base de merengue coberto com chantilly e sementes de romã.

©

Shutterstock

Grécia

O Natal é um feriado muito importante na Grécia. Muitas pessoas religiosas fazem jejum antes da data, então a ceia de Natal é altamente importante. Algumas especialidades incluem carne suína, repolho recheado e uma sopa de frango e arroz chamada avgolemono. O que também não pode faltar é o pão doce, Christopsomo, e os biscoitos de Natal, melomakarona, feitos com canela, cravo, laranjas e polvilhados com nozes e xarope.

©

Shutterstock

França

A ceia de Natal francesa pode parecer muito chique para alguns, com dois dos pratos mais populares sendo ostras e foie gras. Champanhe, doces e um prato principal como peru assado recheado com castanhas também fazem parte da festa francesa. Para sobremesa? Um tradicional bolo de chocolate chamado bûche de noël, muitas vezes decorado com merengue e outras guloseimas.

©

Shutterstock

Áustria

O prato principal durante o Natal austríaco é a carpa frita na manteiga e servida com legumes e batatas. Para sobremesa, você encontrará uma grande variação em biscoitos de Natal com toques de baunilha ou nozes.

©

Shutterstock

Reino Unido

Na mesa de Natal britânica, normalmente se encontrará peru com molho e batatas assadas, bem como suínos e um pudim de Natal. Outra delícia natalina muito importante são as tortas de menta, que podem ser datadas do século XIII. Estes pequenos doces são recheados com uma mistura de frutas secas e especiarias.

©

Shutterstock

Lituânia

Arenque e sopa são presenças garantidas numa ceia de Natal lituana. Outro deleite da região é o kūčiukai, uma tradicional massa de Natal feita com sementes de papoula.

©

Shutterstock

Países Baixos

No Natal holandês a gente encontrará peru ou ganso, com vegetais assados e kerstbrood, pão doce recheado com frutas secas e passas. O Oliebollen também é um favorito da época, semelhante a um donut redondo.

©

Shutterstock

Líbano

Um jantar de Natal no Líbano terá alguns pratos similares a Europa, como um assado de peru, queijo e a sobremesa francesa bûche de noël. No entanto, também serão servidos pratos tradicionais libaneses como dolma e quibe.

©

Shutterstock

Coreia do Sul

O cardápio de uma ceia de Natal na Coreia do Sul incluirá carne de churrasco chamada bulgogi, com macarrão e kimchi, um prato típico feito com hortaliças. Uma sobremesa popular é o ppopgi, um doce feito com mel, que é decorado com estampas natalinas.

©

Shutterstock

República Tcheca

A carpa é o ponto central da culinária tcheca natalina. Como entrada, é costume servir uma sopa de peixe. O prato principal é a carpa, tradicionalmente servida frita com salada de batata ao lado. Esta é uma tradição que remonta à Idade Média, quando as escamas de carpa simbolizavam a riqueza. Para sobremesa, os tchecos têm seus tradicionais biscoitos de Natal e um pão doce trançado conhecido como vánočka.

©

Shutterstock

Ucrânia

Numa mesa de Natal típica ucraniana, a gente pode encontrar uma variação de pratos tradicionais, incluindo arenque, sopas e bolinhos. Outro favorito do Natal ucraniano é kutia, grãos de trigo cozidos com sementes de papoula, nozes, mel e passas, para manter todo mundo aquecido durante o inverno.

©

Shutterstock 

Noruega

O Natal norueguês faz qualquer amante de carne muito feliz, pois inclui costela e barriga (p o r c o  assado) e pinnekjøtt (costelas de ovelha). Você também pode encontrar bacalhau, servido com batatas, e também mingau e biscoitos de Natal.

Fonte: (Redbook) (Deutsche Welle) (Planet of Hotels) (Fluent in 3 Months)

Veja também: Maneiras criativas de entrar no clima do Natal!

©

Shutterstock 

Lifestyle Celebrações 24/12/21 POR Notícias ao Minuto Brasil


Quando pensamos em Natal, é a comida que muitas vezes vem à mente em primeiro lugar. Isso se deve a memória afetiva que temos da tradição e das celebrações em família. E como o Natal é celebrado em todo o mundo, a gente acaba encontrando várias tradições alimentares que não são muito comuns no nosso país.

PUB

Quer saber quais são os diferentes pratos comidos ao redor do mundo durante o Natal? Clique e inspire-se! Quem sabe você não anima de fazer um bûche de noël ou lanttulaatikko nesse Natal?

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Aviões Há 18 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 17 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil 01/05/24

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 23 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 23 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna 01/05/24

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

fama Príncipe William Há 17 Horas

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 23 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos

lifestyle Rosto Há 17 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!