Economistas acreditam que governo já abandonou a meta fiscal deste ano

Ontem, o governo decidiu adiar para março o corte que pretende fazer nos gastos para tentar cumprir a meta de economia de 0,5% do PIB

© DR

Economia Expectativa 12/02/16 POR Notícias Ao Minuto

Algumas medidas adotadas pela equipe econômica de Dilma, como o adiamento do anúncio no corte do Orçamento e as notícias de que o governo pretende adotar regras mais flexíveis para cumprir a meta de superavit primário, estão prejudicando ainda mais a pasta.

PUB

Ontem, o governo decidiu adiar para março o corte que pretende fazer nos gastos para tentar cumprir a meta de economia de 0,5% do PIB.

Em conversa com a Folha de S. Paulo, o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, disse que o atraso é prejudicial. "A presidente já deveria ter apresentado coisas pontuais nesse sentido em sua mensagem ao Congresso, na semana passada. Mas o clima já está tão ruim que não será isso o que vai mudar as expectativas do mercado.", afirmou o profissional.

Segundo José Francisco de Lima Gonçalves, do Banco Fator, o governo tenta ganhar tempo para negociar com parlamentares cortes nos gastos ou aumento de impostos para definir o Orçamento.

Para Marcelo Giufrida, sócio da Garde Asset Management, o que mais preocupa não é o governo postergar a decisão, mas a intenção de adotar bandas de flutuação do superavit. "Na prática, o governo está abandonando a meta fiscal para este ano", afirma o economista.

"No curto prazo só tem um jeito de resolver o problema fiscal: aumentar imposto, o que é inviável por causa do Congresso", diz Perfeito.

O economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, também acredita que não será possível cumprir a meta. "Estimamos para este ano um deficit de pelo menos 1% do PIB, mas com chance de revisão para 1,5% nas próximas semanas", afirma. Ele acrescenta, porém, que o mais preocupante é a perspectiva de endividamento crescente.

O mercado de juros futuros também está com essa preocupação. Com dívida maior, o governo pode ter de aumentar a remuneração oferecida aos investidores para se financiar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula