Médico do COI descarta adiar Olimpíadas por causa do vírus da zika

A proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite zika, dengue e chikungunya, transformou-se no principal problema da organização dos Jogos

© DR

Esporte Rio 12/02/16 POR Notícias Ao Minuto

A possibilidade de adiamento dos Jogos Olímpicos do Rio por causa do vírus da zika foi descartada pelo chefe médico do Comitê Olímpico Internacional, Richard Budgett. O profissional diz confiar no combate ao problema pelas autoridades brasileiras e afirma que não houve "absolutamente nenhuma" conversa sobre uma mudança da competição.

PUB

"Absolutamente não. Ninguém das autoridades públicas ou da Organização Mundial de Saúde, ou ministro está sugerindo que nós deveríamos considerar o cancelamento dos Jogos. A preocupação é apropriada, mas não há nenhuma restrição para viagens. As pessoas precisam tomar medidas para evitar serem picadas e ficarem sensíveis. Nossa prioridade é a proteção da saúde dos atletas. O COI não está sendo complacente. Nós estamos levando isso muito a sério. Tudo está sendo feito para conter e reduzir esse problema na preparação para os Jogos", disse Budgett à agência de notícias AP.

A preocupação com a proliferação do vírus da zika tem sido notícia no mundo esportivo nos últimos dias. Algumas estrelas de peso, como a goleira de futebol Hope Solo, da seleção americana, e o técnico da britânica Jessica Ennis, campeã olímpica do heptatlo, já manifestaram preocupação. Os comitês de Espanha e Quênia também solicitaram informações a autoridades por temerem a epidemia, enquanto os americanos falam em contratar especialistas que possam aconselhar os atletas a evitarem o mosquito durante os Jogos.

A proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite zika, dengue e chikungunya, transformou-se no principal problema da organização dos Jogos.

A preocupação com o vírus da zika no Brasil aumentou em todo o mundo após a Organização Mundial da Saúde (OSM) classificar o avanço da microcefalia ligado ao vírus zika como “Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional”. Em uma coletiva recente, o Comitê Organizador das Olimpíadas do Rio evitou um tom alarmista e enfatizou que no período dos Jogos, realizados no inverno, o nível de infestação de mosquitos cai de forma drástica. No entanto, Comitê recomendou aos atletas que sigam as instruções já repassadas pelo Comitê Olímpico Internacional aos comitês nacionais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 21 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Insólito Há 3 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

fama BERNARD-HILL Há 22 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo México Há 4 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo EUA Há 21 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

fama MADONNA-RIO Há 22 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

politica Bolsonaro Há 3 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

brasil CHUVA-RS Há 23 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

politica Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite