Bolsonaro perde 4 em cada 10 votos que teve no 2º turno de 2018, diz Datafolha

O levantamento revela que 4 em cada 10 apoiadores do presidente há três anos desertaram

© Getty Images

Política PESQUISA-DATAFOLHA 17/12/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16) mostra que, para melhorar suas chances eleitorais no ano que vem, o presidente Jair Bolsonaro (PL) terá que reconquistar parte considerável do eleitor que votou nele no segundo turno da eleição de 2018 contra Fernando Haddad (PT).

PUB

O levantamento revela que 4 em cada 10 apoiadores do presidente há três anos desertaram.

Num hipotético cenário de segundo turno novamente com o PT, desta vez representado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 63% dos que votaram em Bolsonaro contra Haddad na última eleição repetiriam a dose agora.

Já Lula conquista 26% dos antigos apoiadores de Bolsonaro, enquanto 10% votariam nulo ou branco. Em outras palavras, 1 em cada 4 eleitores que rejeitaram o candidato do PT em 2018 estão dispostos a apoiar o nome do partido agora.

Uma explicação plausível para essa realidade é o desgaste do presidente, que se reflete em altos índices de desaprovação, sobretudo causados pela crise econômica e os problemas de gestão da pandemia.

Já o PT não precisa se preocupar, ao menos por enquanto, com o fenômeno inverso, pois praticamente todos seus eleitores de 2018 estão fidelizados.

No universo dos que votaram em Haddad no segundo turno da eleição passada, 95% dizem que agora vão de Lula. Apenas 2% dos que rejeitaram Bolsonaro dizem ter mudado de ideia e pretendem apoiar o presidente agora.

Na eleição de 2018, o atual presidente teve 55,13% dos votos no segundo turno contra 44,87% de Haddad, que substituiu Lula como candidato, na época cumprindo pena em Curitiba por corrupção.

No começo do ano, a condenação do petista foi anulada por questões processuais, e ele readquiriu o direito de disputar eleições.

A pesquisa Datafolha foi realizada de 13 e 16 de dezembro com 3.666 pessoas, em 191 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Num cenário hoje improvável de segundo turno entre Lula e o ex-ministro Sergio Moro (Podemos), a maioria dos apoiadores de Bolsonaro em 2018 favoreceria o antigo titular da Lava Jato, em que pesem as hostilidades entre ele e o presidente.

Moro receberia 54% dos votos dos bolsonaristas, exatamente o dobro dos destinados ao petista, 27%.

Num país em que a identificação dos eleitores com o sistema partidário costuma ser frágil, é Lula quem mais se beneficia no recorte da pesquisa feito com base neste critério.

Como é natural, ele tem 91% das intenções entre os pesquisados que se declaram petistas, mas também está à frente entre eleitores do PSOL, com 63%, e do MDB, com 29%.

Curiosamente, também obtém fatias relevantes em legendas de adversários diretos, como o PSDB de João Doria (11% das preferências) e o PL de Bolsonaro (10%).

O presidente é quem lidera entre os tucanos, apesar da guerra de palavras que tem travado contra Doria, especialmente no contexto da pandemia.

Bolsonaro obtém 29% ou 30% a depender do cenário pesquisado, bem à frente do próprio governador de São Paulo, que fica com 15% entre os simpatizantes de seu próprio partido.

Entre os tucanos, Doria fica atrás até de Moro, que acaba de entrar na disputa, e conta com o apoio de 25% a 26% dos pesquisados.

No segmento dos que dizem não ter preferência partidária, que é majoritário, com 54% dos eleitores, há um empate técnico entre o atual presidente e o ex, mostrando equilíbrio entre eleitores que não seguem fielmente determinada legenda. Lula tem 30% neste grupo, contra 27% de Bolsonaro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 15 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 17 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 17 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 16 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 15 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 17 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 17 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 16 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 18 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor