Faturamento do varejo em novembro é o menor para o mês desde 2009

O volume representa queda de 10,1% na comparação com novembro de 2014, mas alta de 0,6% ante o resultado de outubro. No acumulado de janeiro a novembro, o recuo foi de 6,5%

© DR

Economia São Paulo 12/02/16 POR Estadao Conteudo

O varejo do Estado de São Paulo registrou faturamento real de R$ 46,8 bilhões em novembro de 2015, o menor volume para o mês desde 2009, informou nesta sexta-feira, 12, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP). O volume representa queda de 10,1% na comparação com novembro de 2014, mas alta de 0,6% ante o resultado de outubro. No acumulado de janeiro a novembro, o recuo foi de 6,5%.

PUB

Sete das nove atividades analisadas apresentaram baixas na comparação anual. As retrações mais acentuadas foram vistas em concessionárias de veículos (-23,7%) e lojas de materiais de construção (-20,6%). Já supermercados cresceram 3,5% e farmácias e perfumarias tiveram alta de 0,5%.

Na passagem de outubro para novembro, o varejo paulista conseguiu elevar o faturamento em razão das vendas promocionais da Black Friday, no fim do mês. Tanto que, nesta comparação, o segmento de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos apresentou crescimento de 14,9%. As lojas de vestuário, tecidos e calçados tiveram alta de 7,8% e as de móveis e decoração registraram avanço de 5%.

A reação das boas vendas, no entanto, não foi suficiente para que estes segmentos conseguissem superar o faturamento de novembro de 2014 (quando também houve Black Friday). As lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos tiveram queda de 11,2%, as de vestuário, tecido e calçados caíram 17,6% e as de móveis e decoração recuaram 8,0%.

De acordo com a federação, entre as 16 regiões analisadas apenas o varejo do litoral mostrou resultado positivo em novembro, com avanço de 1,3% ante igual mês do ano anterior. A capital registrou queda de 7,2% e atingiu faturamento real de R$ 14,6 bilhões - também o menor volume para o mês desde 2009.

"Os baixos desempenhos confirmam a tendência de queda para o fechamento do ano, que terá retração de até 6% em relação ao observado em 2014, influenciada pela forte deterioração dos indicadores econômicos, como PIB, emprego, renda, crédito, déficit fiscal, alta da inflação, câmbio e juros", afirma a instituição em nota.

Para o mês de dezembro de 2015, a expectativa é de que haja uma baixa de 4% no faturamento real ante um ano antes. A entidade avalia ainda que a retomada do crescimento das vendas é improvável no médio prazo. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico