Dezenas de raias e tubarões são encontradas mortas no litoral sul de SP

A mortandade dos peixes foi informada pelo Instituto Biopesca, uma associação civil paulista dedicada à preservação da vida marinha

© All Rights Reserved/flickr /Luke English via Storyful

Brasil ANIMAIS-SP 26/12/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Na última quinta (23), 55 raias, 3 tubarões-martelo e uma móbula (da família das raias) foram encontrados mortos na parte de vegetação da praia de Tanigwá, em Peruíbe, litoral sul de São Paulo.

PUB

A mortandade dos peixes foi informada pelo Instituto Biopesca, uma associação civil paulista dedicada à preservação da vida marinha, após ser acionada por integrantes da Prefeitura de Peruíbe.

De acordo com a associação, a principal suspeita é a de que os peixes tenham morrido em decorrência da ação humana, após ter contato com as redes de pescas. Algumas raias estavam com os ferrões cortados por lâminas, indicando a ação humana.

"Muito provavelmente, esses animais foram capturados por redes de pesca de arrasto, que têm como espécie alvo o camarão", diz Rodrigo Valle, coordenador-geral do instituto, em nota.Ainda de acordo com a ONG, a maior parte das raias pertence à espécie Rhinoptera bonasus (raia ticonha). Já a móbula encontrada era uma juvenil. "Todas as carcaças foram recolhidas e encaminhadas para análises. O Instituto Biopesca deve elaborar um relatório técnico sobre a ocorrência", diz nota.

A associação disse ainda que, por causa do verão e do aumento do turismo no litoral paulista, há um esforço maior dos pescadores para atender o consumo de frutos do mar (principalmente o camarão) e, em alguns casos, pode colocar algumas espécies marinhas sob ameaça.A pesca de arrasto, ainda segundo o instituto, é autorizada, mas desde que executada como técnica artesanal. Na modalidade, o pescador não pode usar embarcações movidas por motores.

"Essa técnica consiste na amarração das redes aos barcos por cordas ou correntes, permitindo que elas alcancem o leito de oceano e sejam arrastadas. Dessa forma, muitos animais que não são o alvo da pesca, como tartarugas, raias e tubarões, acabam presos e são descartados."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Seis pessoas são presas por suspeita de estupro em abrigos no RS

economia DPVAT Há 19 Horas

Novo DPVAT: saiba o valor e como vai funcionar o novo imposto

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Nasa divulga imagens impressionantes das enchentes em Porto Alegre

brasil Brasil Há 19 Horas

Quase 10 mil animais foram resgatados durante as enchentes no RS

fama MARIANA-DERDERIÁN Há 20 Horas

Estrela da TV chilena perde filho de 6 anos em incêndio trágico

esporte Análise Há 19 Horas

Rivalidade sem fim: Quantos gols separam Cristiano Ronaldo e Messi?

mundo Youtuber Há 21 Horas

Youtuber mata colega a facadas durante live na Coreia do Sul

mundo Animais Há 20 Horas

Concurso seleciona as fotografias de animais mais divertidas do ano; veja

brasil Tatu Há 21 Horas

Maior Tatu do mundo é fotografado na Serra da Canastra, em Minas Gerais

fama JUSTIN-BIEBER Há 21 Horas

Justin Bieber e Hailey Bieber anunciam gravidez de primeiro filho