Secretária da Covid contraria Bolsonaro e diz que vacina para criança é segura

Em entrevista a jornalistas no Palácio da Alvorada, na última sexta-feira (24), Bolsonaro lançou diversas suspeitas quanto à segurança da vacina aprovada pela Anvisa

© Getty

Brasil ROSANA-LEITE DE MELO 27/12/21 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, afirmou em nota técnica enviada ao STF (Supremo Tribunal Federal) que a vacina contra Covid-19 desenvolvida para crianças é segura, que o imunizante é uma ferramenta de proteção e que a vacinação vai atenuar interrupções de aulas na pandemia.

PUB

A posição de Melo, que integra a equipe do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, contraria questionamentos sobre a segurança da vacina feitos pelo ministro e principalmente pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Antes de recomendar a vacinação [contra a] Covid-19 para crianças, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada", afirmou a secretária, em nota técnica concluída no último dia 19.

No documento, Melo detalhou a análise técnica feita "de forma rigorosa" pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a aprovação da vacina para crianças de 5 a 11 anos.

"As vacinas [contra a] Covid-19 estão sendo monitoradas quanto à segurança com o programa de monitoramento de segurança mais abrangente e intenso da história do Brasil", disse a secretária do Ministério da Saúde.

A nota técnica foi elaborada para subsidiar posição da AGU (Advocacia-Geral da União) em ação movida no STF, pelo PT, que cobra um cronograma de vacinação de crianças contra a Covid-19. O ministro Ricardo Lewandowski concordou com o pedido da AGU e ampliou para 5 de janeiro o prazo para a definição desse cronograma.

Lewandowski também determinou que o governo Bolsonaro explique a decisão de recomendar a imunização de crianças mediante prescrição médica.

O presidente e seu ministro de Saúde vêm agindo para postergar e dificultar a vacinação de crianças. Uma consulta pública foi aberta para ouvir opiniões, apesar de já existir aval da Anvisa para a vacinação.

A própria secretária de enfrentamento à Covid-19 foi a responsável por tornar pública a consulta, que prossegue até o dia 2.

Em entrevista a jornalistas no Palácio da Alvorada, na última sexta-feira (24), Bolsonaro lançou diversas suspeitas quanto à segurança da vacina aprovada pela Anvisa. O imunizante é da Pfizer.

"Eu tenho uma filha de 11 anos. É uma vacina nova. Não está havendo morte de crianças que justifique algo emergencial. E tem outros interesses, entra a desconfiança nisso tudo. Lobby da vacina", afirmou o presidente.

"Essa desconfiança, interrogação enorme que existe aí... Efeitos colaterais: existem, não existem, quais são? Miocardite, entre outros", completou Bolsonaro, que disse ter conversado com Queiroga no mesmo dia sobre a consulta pública aberta.

"Se vai fazer bem ou não, o pai decide. E ele [Queiroga] quer botar também a questão da prescrição médica", disse Bolsonaro.

O ministro da Saúde vem seguindo a mesma linha do presidente e disse que um encaminhamento sobre a vacinação só ocorrerá a partir de 5 de janeiro. "A pressa é inimiga da perfeição. Principal é a segurança", afirmou Queiroga no último dia 20.

A nota técnica encaminhada ao STF afirma que, "durante os ensaios clínicos, nenhum caso de miocardite ocorreu em crianças de 5 a 11 anos que receberam a vacina Covid-19".

A secretária de enfrentamento à Covid-19 afirmou que crianças têm a mesma probabilidade de serem infectadas, em comparação com adultos, e "podem adoecer gravemente com evolução para hospitalização, além de complicações a longo prazo".

O documento que subsidiou a AGU cita um quadro inflamatório tardio e grave associado à Covid-19, desenvolvido por crianças, que já causou 82 mortes até outubro. Na pandemia, ao todo, 308 crianças morreram por Covid-19. Quase 6.200 desenvolveram síndromes respiratórias agudas graves, como consta na nota técnica.

"A vacinação para Covid-19 é uma ferramenta crítica para melhor proteger todos contra complicações relacionadas", afirmou a secretária.

"A elevada cobertura vacinal contribuirá para redução da transmissão neste grupo [crianças de 5 a 11 anos] e, por conseguinte, reduzirá a transmissão de crianças e adolescentes para adultos, idosos e imunocomprometidos.

Além disso, atenuar as interrupções na educação das crianças mantendo a segurança e bem-estar são benefícios indiscutíveis a serem considerados", disse.

Segundo a nota técnica, 25 países pediram ou autorizaram a vacinação de crianças com menos de 12 anos. Treze países deram início à imunização. "A maioria não recomendou para todos dessa faixa etária, fazendo restrições quanto a comorbidades, consentimento dos responsáveis e orientação do médico pediátrico."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 20 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 19 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 19 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo Titanic Há 23 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 20 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 22 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 20 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 22 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes