O que é "carga mental"? Será que você está carregando muito disso?

Está assumindo muito trabalho invisível em casa? Aqui está o que você pode fazer sobre isso

O que é "carga mental"? Será que você está carregando muito disso?

Já sentiu que toda a sua agenda doméstica desmoronaria se você não estivesse mantendo as coisas juntas? Já sofreu noites sem dormir, tentando descobrir como levar um dos seus filhos a uma festa de aniversário ao mesmo tempo que o outro filho tem treino de futebol, enquanto seu parceiro está cochilando feliz? Bem, você não está sozinha.

Esse tipo de ginástica cognitiva é conhecida como a "carga mental" e pode ser tão exaustiva quanto tarefas domésticas físicas. Invisível e muitas vezes não apreciado, é o tipo de trabalho que significa ter que memorizar silenciosamente os horários escolares e sociais e manter-se atualizada sobre o que tem na geladeira e quais amigos da escola estão vindo para o trabalho em grupo. A carga mental recai desproporcionalmente sobre as mulheres e pode ser uma das principais causas de estresse nas relações. E se sair do controle, pode até levar ao burnout.

Soa familiar? Confira esta galeria para saber como dividir a carga mental de forma mais igualitária.

© Shutterstock

Você está sobrecarregada?

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar do termo antes, a carga mental é algo que você certamente já experimentou. Um tipo de trabalho invisível, mas exaustivo, que tende a cair diretamente nos ombros das mulheres. É o "trabalho da preocupação" de correr mentalmente através de listas de verificação intermináveis relacionadas à família, ou seja, viagens escolares, fantasias para o carnaval, aniversários de amigos, alergias alimentares dos convidados da festa... A lista é interminável e muitas vezes não apreciada.

©

Shutterstock

Trabalho invisível

Este tipo de trabalho mental invisível pode ser extra-cansativo porque ninguém sabe que você está fazendo isso. Você pode estar tentando se concentrar numa reunião de trabalho e ao mesmo tempo se preocupando em como fazer um par de asas de anjo para seu filho.

©

Shutterstock 

Dado como certo?

Esse trabalho mental passa despercebido e desvalorizado por parceiros e outros membros da família. Muitas vezes é dado como certo que alguém é responsável por manter a vida familiar funcionando sem problemas e que sempre há lençóis limpos prontos quando os hóspedes chegam.

©

Shutterstock 

Divisão injusta do trabalho mental

Mesmo em famílias onde tarefas físicas (como tarefas domésticas e levar as crianças para a escola, por exemplo) são divididas de forma bastante igual, as tarefas de "trabalho cognitivo" tendem a ser desproporcionalmente assumidas pelas mulheres.

©

Shutterstock

Você está carregando tudo?

Se você perceber que é a única responsável por garantir que as crianças tenham o kit esportivo certo para o dia certo, que eles tenham um lanche embalado para a escola e que um amigo odeia ketchup enquanto outro é intolerante à lactose, você está carregando a carga mental.

©

Shutterstock

Traballho feminino?

A Healthline informou que, em um estudo de 2019 com cerca de 400 mulheres casadas ou em união estável nos EUA, cerca de 65% estavam empregadas. Mas 88% também disseram que elas eram a principal pessoa responsável pela gestão das rotinas em casa. Em famílias do mesmo  s e x o, o trabalho mental parece ser dividido de forma mais igualitária.

©

Shutterstock

Tensões e ressentimento

Com o tempo, a exaustão e a sensação de frustração por serem "tomadas como garantidas" podem ter um impacto negativo nas relações.

©

Shutterstock

Ideias ultrapassadas

Assim como a ideia de que "o lugar das mulheres é em casa" agora parece horrivelmente ultrapassada para a maioria das pessoas no mundo ocidental, a suposição de que as mulheres naturalmente assumem tarefas de planejamento doméstico está justamente sendo questionada.

©

Shutterstock

Sobrecarga de pressão

Para as mães trabalhadoras que tentam manter-se à frente do cronograma familiar além de desempenhar seus deveres profissionais e tarefas físicas, a carga mental pode ser um fardo pesado.

©

Shutterstock

"Ajudando"

Em muitas famílias, é comum que os homens ofereçam "ajuda" com os deveres domésticos. Por mais bem intencionado que seja, isso implica que a mãe deve ser grata ao pai quando ele não faz mais que a sua obrigação. É pedir muito que eles se lembrem que as blusas da escola das crianças precisam ser passadas?

©

Shutterstock

Alegremente inconsciente

Muitos parceiros e cônjuges bem-intencionados não sabem que esse tipo de carga de trabalho mental existe. Eles podem realmente acreditar que, deixando as crianças na escola e comprando um bolo para a festa de aniversário, eles já fizeram sua parte para manter a casa funcionando sem problemas. Não importa que alguém tenha arrumado as mochilas da escola, planejou e fez as compras para a festa.

©

Shutterstock

Aponte o problema

Talvez impulsionado pelo aumento do planejamento, escolaridade e agendamento que se tornou necessário durante a pandemia, o conceito da "carga mental" começou a ganhar força na mídia. Simplesmente ter um nome para o problema pode ser um grande passo para ajudar os casais a discuti-lo. Se seu parceiro desconhece o conceito, chame a atenção para o assunto e pergunte como ele sente que a carga mental é dividida em sua própria casa.

©

Shutterstock

Discuta o assunto com calma

Uma divisão injusta da carga mental é extremamente comum, então tente abordar a questão sem apontar o dedo da culpa. Pode ser que nenhum de vocês tenha pensado em questionar o assunto antes.

©

Shutterstock

Divisão de tarefas mentais

Assim como você pode conversar sobre como dividir melhor as tarefas físicas em casa, converse também sobre como você pode dividir melhor o trabalho mental. Delegar algumas das responsabilidades de planejamento pode tirar um peso de seus ombros.

© Shutterstock

Uma boa parte dos deveres mentais

Tente ter certeza de que ambos os lados estão cientes de quanto planejamento está envolvido em tarefas cotidianas: colocar a roupa na máquina de lavar pode não ser particularmente útil se não houver tempo para secá-la antes da escola.

© Shutterstock

Aponte os pontos positivos

Vale ressaltar ao seu parceiro que, por exemplo, suas contribuições em refeições culinárias são úteis, e seria ótimo se eles pudessem contribuir para o planejamento de refeições e compras também.

©

Shutterstock

Ofereça exemplos concretos

Em vez de se referir a um conceito vago, ofereça exemplos sólidos de tarefas de carga mental que você rotineiramente assume. Você pesquisa, reserva e faz as malas para férias em família? Você garante que as crianças tenham protetor solar? Aponte essas coisas.

©

Shutterstock

Envolva a família

Incentivar crianças mais velhas e adolescentes a fazer sua própria parte no planejamento doméstico pode ajudá-los a estar conscientes da carga mental como adultos. Pedir que eles se responsabilizem por tarefas também pode ajudar na dinâmica familiar, como por exemplo, garantir que eles saibam as datas das próximas provas e eventos.

©

Shutterstock

Não abandone as tarefas que você gosta

Considere os principais gatilhos de estresse em sua carga mental. Se você realmente ama comprar e embrulhar presentes, não há nenhum motivo para delegar essas tarefas ao seu parceiro.

©

Shutterstock

Delegue apropriadamente

Tente encontrar as tarefas que combinam mais naturalmente com cada um de vocês (pesquisar as férias ou fazer as malas, por exemplo) e delegue responsabilidades de acordo.

© Shutterstock

Senso comum?

O que pode parecer senso comum para uma pessoa pode não ser tão óbvio para outra. Se alguém da família convidar um grupo de amigos no último minuto e você sabe que há muito pouco tempo para limpar a casa, aponte isso para ele.

©

Shutterstock

Compartilhe suas preocupações

Pode ser que alguns dos problemas que te deixam acordada à noite não pareçam importantes para seu parceiro. Explique a ele, por exemplo, como pode ser estressante para você saber que precisa limpar a casa após o trabalho porque sua tia julgadora está vindo visitar.

©

Shutterstock

Explique as "camadas" das tarefas

Vale ressaltar que por trás de cada tarefa visível há uma tarefa invisível. Então, se alguém se inscreve para limpar a casa todos os sábados, essa pessoa também precisa ter certeza que os materiais de limpeza estão estocados.

©

Shutterstock

Trabalho emocional

Além de assumir a maior parte da carga mental, muitas vezes as mulheres são encarregadas do "trabalho emocional", ou seja, estar à disposição para oferecer empatia e apoio a amigos e familiares. Se isso adicionar pressão extra à sua carga mental, aponte-a.

© Shutterstock

Compartilhando a carga

Homens criados por pais solteiros ou que foram criados sem expectativas de gênero para tarefas domésticas, podem ser melhores em dividir a carga mental. A maneira como você fala com seu parceiro e filhos sobre essas tarefas pode muito bem influenciar a maneira como eles lidam com elas.

© Shutterstock

Mantenha a mente aberta

Pode ser que seu parceiro assuma certos fardos mentais que você nunca considerou. Esteja aberto às opiniões dele e tente não deixar qualquer conversa em torno do assunto virar golpes de negociação.

©

Shutterstock

Trabalho de equipe

Aponte que ambos estão do mesmo lado. Dividir a carga mental será benéfico para todos a longo prazo. Por exemplo, você pode ficar menos cansada e estressada, o que deve significar uma vida doméstica mais harmoniosa.

©

Shutterstock

Não deixe que suas preocupações sejam descartadas como "irritantes"

Pode ser que seu parceiro sinta que já fez sua parte assumindo certas tarefas domésticas. Aponte que, se você precisa continuar lembrando, ele ainda está passando a carga mental para você. Se os pedidos repetidos forem recebidos com acusações de "importunação" ou "mimimi", isso não será saudável para o relacionamento.

©

Shutterstock

Não carregue a carga sozinha

Iniciar uma conversa sobre essas questões é o primeiro passo para fazer mudanças reais. Pode ser que você esteja tão acostumada a pensar em tarefas e responsabilidades que pode ser difícil entregar as rédeas. Mas tentar arcar com a carga sozinha não é saudável e seu parceiro provavelmente vai gostar que você se abra sobre o assunto.

Fontes: (Healthline) (MindBodyGreen)

Veja também: Segredos para ser mais feliz: Como aumentar os hormônios que te deixam mais radiante

© Shutterstock

Lifestyle Saúde mental 29/12/21 POR Notícias ao Minuto Brasil


Já sentiu que toda a sua agenda doméstica desmoronaria se você não estivesse mantendo as coisas juntas? Já sofreu noites sem dormir, tentando descobrir como levar um dos seus filhos a uma festa de aniversário ao mesmo tempo que o outro filho tem treino de futebol, enquanto seu parceiro está cochilando feliz? Bem, você não está sozinha.

PUB

Esse tipo de ginástica cognitiva é conhecida como a "carga mental" e pode ser tão exaustiva quanto tarefas domésticas físicas. Invisível e muitas vezes não apreciado, é o tipo de trabalho que significa ter que memorizar silenciosamente os horários escolares e sociais e manter-se atualizada sobre o que tem na geladeira e quais amigos da escola estão vindo para o trabalho em grupo. A carga mental recai desproporcionalmente sobre as mulheres e pode ser uma das principais causas de estresse nas relações. E se sair do controle, pode até levar ao burnout.

Soa familiar? Confira esta galeria para saber como dividir a carga mental de forma mais igualitária.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 11 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 18 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 18 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 18 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 18 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 17 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 11 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda