Sindicato: Arteb pede recuperação judicial e demite 220 trabalhadores

Agora, o sindicato pretende se reunir com os trabalhadores na próxima semana para analisar as alternativas e "evitar um prejuízo maior"

© PixaBay

Economia ABC 12/02/16 POR Estadao Conteudo

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou nesta sexta-feira, 12, que a fabricante de autopeças Arteb, sediada em São Bernardo do Campo, demitiu na quinta-feira, 11, 220 trabalhadores, depois de ter entrado com pedido de recuperação judicial. Ainda segundo o sindicato, a empresa recorreu à recuperação judicial por não ter conseguido crédito para salvar suas finanças. A reportagem tentou entrar em contato com a Arteb, por meio de telefone, mas não obteve resposta.

PUB

Agora, o sindicato pretende se reunir com os trabalhadores na próxima semana para analisar as alternativas e "evitar um prejuízo maior". O presidente do sindicato, Rafael Marques, chegou a dizer que "a notícia, além de assustar, deixa a categoria em alerta". A empresa conta com 1,3 mil trabalhadores e é líder na fabricação de sistemas de iluminação automotiva.

Até ano passado, a Arteb mantinha duas unidades, uma em Diadema e outra em São Bernardo do Campo. A fábrica de Diadema teve de ser fechada e toda a operação foi concentrada em São Bernardo do Campo. Com o pedido de recuperação judicial, a empresa pretende evitar a falência. Uma empresa faz o pedido de recuperação judicial quando perde a capacidade de pagar as suas dívidas.

A notícia surge em meio a uma crise do setor automotivo no Brasil. No ano passado, as montadoras, que são os principais clientes das fabricantes de autopeças, registraram queda de 22,8% na produção de veículos novos em relação ao volume produzido em 2014, em razão dos fracos resultados nas vendas, que caíram 26,5% na mesma comparação. Logo no primeiro mês de 2016, os dados mostraram quedas ainda mais intensas. A produção recuou 29% ante janeiro de 2015 e as vendas tiveram baixa de 38%.

Com isso, o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) estima que suas associadas terminaram 2015 com um faturamento nominal de R$ 63,2 bilhões, recuo de 17,7% em relação a 2014. A retração resultou no fechamento de 29,8 mil postos de trabalho. A previsão do Sindipeças para 2016 é que mais 8,4 mil empregos sejam eliminados.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 12 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 14 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 14 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 14 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 13 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 15 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 15 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 13 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 13 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo