Retrospectiva 2021: conheça as principais notícias de setembro

No dia 3, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que as mortes pela doença estavam em queda havia dez semanas seguidas e chegaram à média diária de 670

© Shutterstock

Brasil Retrospectiva 28/12/21 POR Agência Brasil

O mês de setembro veio carregado de esperanças trazidas com o avanço da vacinação e queda dos óbitos por covid-19. No dia 3, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que as mortes pela doença estavam em queda havia dez semanas seguidas e chegaram à média diária de 670. No ápice da pandemia, em abril, esse número era de 3 mil.

PUB

No fim do mês, a trajetória de queda continuou sendo confirmada pelo boletim InfoGripe, da Fiocruz. Novamente, o número de casos alcançava o menor patamar desde o início da pandemia.

No dia 21 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro abriu a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Tradicionalmente, o Brasil é o primeiro país a fazer o pronunciamento na reunião. Nos discursos, ele disse que o Brasil está trabalhando na atração de investimentos da iniciativa privada e que o país possui “tudo o que investidor procura”. 

No mesmo dia, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que testou positivo para a covid-19. Queiroga estava na comitiva presidencial e anunciou que teria de ficar em quarentena nos Estados Unidos.

No dia 2, o presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, o projeto que revoga a Lei de Segurança Nacional e que cria um capítulo no Código Penal para crimes contra o Estado Democrático de Direito.

No dia da independência do Brasil, Bolsonaro participou de atos pró-governo e fez críticas a opositores. No mesmo dia, foram registradas em várias cidades manifestações contrárias ao presidente.

Tanto o presidente do Supremo, Luiz Fux, quanto o do TSE, Luís Roberto Barroso, rebateram declarações de Bolsonaro. Diante da situação, o presidente disse que não teve a intenção de agredir outros Poderes e divulgou nota oficial sobre o assunto.

No dia 29, a Justiça do Rio de Janeiro confirmou que a ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza e mais nove acusados de envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo serão submetidos a júri popular. 

Após a saída dos Estados Unidos do Afeganistão, o governo americano informou, no dia 17, que um ataque de drones em Cabul no mês anterior matou até dez civis, incluindo sete crianças. Eles lamentaram o fato que consideraram trágico. Organizações denunciaram que direitos de mulheres e crianças estavam sendo violados.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil CHUVA-RS Há 22 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

mundo Espanha Há 21 Horas

"Usava fones": Mulher morre atropelada por trem na Espanha

fama TONY-RAMOS Há 22 Horas

Tony Ramos está muito bem, afirma Denise Fraga sobre recuperação após cirurgia

esporte Bastidores Há 19 Horas

Flamengo multa Gabigol e tira a 10 do atacante após foto com camisa do Corinthians

mundo VOLODIMIR-ZELENSKI Há 21 Horas

Nova frente de ataque da Rússia pode ser apenas primeira onda, diz Zelenski

tech Portugal Há 3 Horas

Clarão ilumina o céu de Portugal e intriga internautas

esporte Serginho Chulapa Há 20 Horas

Serginho Chulapa, ídolo do Santos, sofre infarto e 'passa muito bem' após cateterismo

mundo EUA-NAVIO Há 22 Horas

Tripulação segue presa em barco que derrubou ponte nos EUA há quase 2 meses

fama IVETE-SANGALO Há 23 Horas

Ivete Sangalo avisa a Globo que não quer mais apresentar The Masked Singer Brasil

fama SÉRGIO-HONDJAKOFF Há 4 Horas

Sóbrio há 2 anos, Sergio Hondjakoff quer virar ativista pela recuperação de usuários de drogas