Paulo Sousa rescinde com a Polônia e é o novo técnico do Flamengo

O contrato tem validade de duas temporadas

© Na briga pela liderança, Flamengo recebe o lanterna Goiás

Esporte Novidade 30/12/21 POR Notícias ao Minuto Brasil

O Flamengo anunciou nesta quarta-feira (29) a contratação do técnico Paulo Sousa. O português, de 51 anos, desligou-se da seleção da Polônia, que dirigia desde janeiro. O contrato tem validade de duas temporadas.

PUB

"Esta é uma mensagem à maior torcida do mundo. Será um orgulho e satisfação representar um clube com a grandeza incomparável do Flamengo. É hora de trabalharmos muito para darmos alegrias, títulos e aproximarmos os mais de 40 milhões de torcedores em torno do time. Jogaremos juntos. Saudações rubro-negras", declarou Sousa, em vídeo divulgado pela equipe carioca.

A confirmação da contratação do treinador pelo Rubro-Negro se deu pouco depois de o presidente da Federação Polonesa de Futebol (PZPN, sigla em polonês), Cezary Kulesza, comunicar, no Twitter, que o vínculo de Sousa foi encerrado por decisão "unânime" do conselho administrativo da entidade. O dirigente também informou que o técnico "pagará à PZPN uma compensação [financeira] de acordo com as expectativas da federação".

Sousa não era a primeira opção do Flamengo, que planejava repatriar Jorge Jesus. A negociação com o técnico campeão brasileiro e da Libertadores em 2019, porém, não prosseguiu. O discurso do treinador português, pelo menos publicamente, era cumprir o contrato que tinha com o Benfica (Portugal), que se encerraria em maio, ao final da temporada europeia.

O clube português, apesar da pressão da torcida em cima do trabalho de Jesus, que não vinha de bons resultados, adotou postura semelhante, até anunciar a saída do comandante na última terça-feira (28), por "mútuo acordo". Naquele momento, o Rubro-Negro já havia se acertado com Sousa, embora muitos torcedores, pelas redes sociais, ainda desejassem uma reviravolta e um acerto entre Flamengo e JJ, agora livre no mercado.

Meio-campista de passagens vitoriosas por Juventus (Itália) e Borussia Dortmund (Alemanha), clubes pelos quais venceu a Liga dos Campeões da Europa, Sousa iniciou a carreira como treinador profissional em 2008, no Queens Park Rangers (Inglaterra). Ele dirigiu mais dois times ingleses (Swansea City e Leicester City), antes de assumir o Videoton (Hungria), onde conquistou os primeiros títulos na função.

O ex-jogador também comandou Maccabi Tel-Aviv (Israel), Basel (Suíça), Fiorentina (Itália), Tianjin Tianhai (China) e Bordeaux (França), assumindo a Polônia no início deste ano e dirigindo a seleção na Eurocopa. A campanha foi ruim: um ponto somado em três jogos e o 21º lugar geral (entre 24 times). Apesar disso, os poloneses avançaram à repescagem das eliminatórias da Copa do Mundo, onde enfrentarão a Rússia em março. Caso vençam, encaram Suécia ou República Tcheca por um lugar no Mundial do Catar.

Sousa assume o Flamengo em substituição a Renato Portaluppi, demitido após a derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, na final da Libertadores, no Centenário, em Montevidéu (Uruguai). Além da busca pelo tri da América, o português também terá pela frente os campeonatos Carioca e Brasileiro, a Supercopa do Brasil (contra o Atlético-MG) e a Copa do Brasil.

Com informações da Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 4 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 22 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 2 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 21 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Anthony Vella Há 2 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

economia DESENROLA-BRASIL Há 4 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

fama Peculiares Há 19 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 22 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando

mundo EUA Há 3 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

esporte FUTEBOL-RACISMO Há 21 Horas

Vini Jr. cobra liga espanhola após novo caso de racismo