Previsão do futuro: Filmes e séries que conseguiram a proeza!

Filme de 2008 foi parar nos trending topics após acusação de roubo de informações para os russos.

Previsão do futuro: Filmes e séries que conseguiram a proeza!

No mundo da ficção, tudo é possível. No entanto, existem alguns filmes e séries de TV que foram além e conseguiram 'prever' o futuro. No início de 2021, o filme 'Queime Depois de Ler' (2008) foi parar nos trending topics por causa de uma provável estranha coincidência com a realidade.

Na galeria, veja outras chocantes previsões de filmes e séries em relação a eventos mundiais, novas tecnologias e mudanças sociais e culturais.

©

BrunoPress

'Queime Depois de Ler' (2008)

No início de 2021, o filme 'Queime Depois de Ler' (2008) foi parar nos trending topics por causa de uma provável estranha coincidência com a realidade.

A produção dos irmãos Coen mostra dois funcionários de uma academia de ginástica (interpretados por Frances McDormand e Brad Pitt) em Washington, D.C. que tentam vender informações da CIA para a embaixada russa. E o que tem demais?

Todo mundo lembrou desse longa depois que o Politico divulgou que o FBI está investigando uma acusação de que uma assistente pessoal, que participou do tumulto no Capitólio em 6 de janeiro, 'roubou um laptop' do escritório da presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, e 'pretendia vendê-lo aos russos'.

©

BrunoPress

'Os Simpsons' (1989-)

'Os Simpsons' tem fama de adivinhar as coisas e até a nova nota de 200 reais, anunciada no fim de julho de 2020 pelo Banco Central, a série antecipou! Em 2014, no 16º episódio da 25ª temporada, Homer Simpson aparece como árbitro de futebol na Copa do Mundo e foram exibidas cédulas de R$ 200! No mesmo episódio, os roteiristas também prenunciaram a derrota do Brasil para a Alemanha. Surpreso?

©

BrunoPress

'Os Simpsons' (1989-)

Em maio de 2020, um usuário no Twitter apontou que 'Os Simpsons' pode ter previsto a Covid em episódio de 1993. O internauta enumerou estranhas 'coincidências' com a pandemia. Na trama, a fictícia 'gripe de Osaka' domina Springfield depois que moradores encomendam espremedores da Ásia (mais especificamente, do Japão). A população assustada com a doença grita por cura e um médico diz que não há nada o que fazer a não ser esperar sarar na cama.

©

BrunoPress

'Os Simpsons' (1989-)

Nessa mesma história, é derrubada uma caixa que libera vespas assassinas - lembra do recente ataque nos EUA? É tudo um pouco exagerado, de fato, mas essas referências soam familiares.

©

BrunoPress

'Os Simpsons' (1989-)

Além de 'Os Simpsons' ter "previsto" o coronavírus e as vespas assassinas, um outro episódio da série anteviu que Donald Trump se tornaria o presidente dos Estados Unidos. 

©

BrunoPress

'Contágio' (2011)

Mas o filme que todo mundo tem associado com a pandemia da Covid-19 é 'Contágio' (2011). A história apresenta Gwyneth Paltrow como a paciente zero de um surto ligado a um morcego infectado, que começa na China, antes de matar pessoas em todo o mundo com sintomas de gripe. São muitas estranhas coincidências...

©

BrunoPress

'Epidemia' (1995)

'Contágio' não é o único filme que lembra o coronavírus. 'Epidemia' foca em um surto de um vírus fictício do tipo Ebola que se espalha para além do país de origem, o Zaire, e chega aos Estados Unidos. A trama especula até que ponto as agências militares e civis podem ir para conter a propagação de uma doença mortal e contagiosa.

©

BrunoPress

'De Volta Para o Futuro' (1985)

Neste sucesso de ficção científica, equipamentos como drones para fotografar as notícias, reconhecimento de impressões digitais e realidade aumentada são revelados. Isso lhe parece familiar?

©

Getty Images

'Blade Runner, o Caçador de Androides' (1982)

Um dos grandes prazeres visuais de 'Blade Runner' são os enormes outdoors de anúncios fixos em arranha-céus nos quais são projetadas imagens de mulheres sorridentes que vendem vários produtos. Isso foi muito antes da invenção do que hoje é chamado de outdoor 'jumbotron', agora super comum em shoppings e espaços públicos em todo o mundo.

©

Getty Images

'2001 - Uma Odisseia no Espaço' (1968)

Inovador de muitas maneiras, este épico da ficção científica anteviu  surpreendentemente uma visão do futuro e que já está presente no nosso dia a dia: a inteligência artificial e o reconhecimento de voz.

©

BrunoPress

'Stars Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi' (1983)

No filme de 1983 é possível ver motos voadoras. Acha absurdo? Pois esses veículos já existem e já estão à venda!

©

Getty Images

'1984' (1984)

O filme é baseado no livro de George Orwell de mesmo título. Na história, as pessoas são controladas por um regime totalitarista e são distraídas por uma guerra interminável. É possível estabelecer uma comparação com a guerra 'interminável' contra o terrorismo e as recentes revelações de que a NSA (Agência de Segurança Americana) estava espiando alguns cidadãos.

© BrunoPress

'Mensagem para Você' (1998)

Muito antes de Tinder, Happn e outros aplicativos de namoro, havia esse filme, que mostrava o início da interação amorosa online. Imagina encontrar um estranho quando você se comunica apenas digitalmente? Hoje em dia, isso é bobagem!

©

Getty Images

'Robocop - O Policial do Futuro' (1987)

Talvez ainda não tenhamos Robocops patrulhando as ruas, no entanto, o filme previu o uso da tecnologia de reconhecimento facial, próteses de robôs e o declínio industrial da cidade de Detroit.

©

Getty Images

'Hackers - Piratas de Computador' (1995)

O filme conseguiu prever algumas coisas, como a facilidade em decifrar senhas fracas, o cibercrime e as redes virtuais formadas por hackers.

© BrunoPress

'Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros' (1993)

Embora os dinossauros reais não existam na história, 'Jurassic Park' envolve o uso de tecnologia que pode recriar dinossauros, algo que os cientistas já estão estudando.

©

Getty Images

'Gattaca - A Experiência Genética' (1997)

No cenário futurista deste filme é possível pedir um kit de teste de DNA para fazer em casa. Isso também já é viável na atualidade.

© Getty Images

'M u l h e r Nota 1000' (1985)

Na trama, dois adolescentes conseguem criar uma  m u l h e r  artificial perfeita, recorrendo a recortes de revistas e a um computador. As impressoras 3D ainda não permitem criar pessoas, mas elas já são capazes de construir armas de fogo.

© BrunoPress

'Westworld' (2016)

O filme 'Westworld - Onde Ninguém Tem Alma' (1973) mostrava as pessoas indo para o deserto selvagem para viverem as suas fantasias. Curiosamente, a Disney anunciou a intenção de criar um parque temático alusivo ao universo Star Wars, onde as pessoas terão de vestir trajes especiais para viver algumas aventuras. A série 'Westworld' também faz esta referência.

© BrunoPress

'O Exterminador do Futuro' (1984)

O filme icônico, estrelado por Arnold Schwarzenegger, mostrou drones aéreos não tripulados, algo que o exército americano usa atualmente, mas que em 1984 não existia.

© Shutterstock

'O Show de Truman' (1998)

Em um passado não muito distante, 'O Show de Truman' era pura ficção, uma história inventada sobre um anônimo que tem sua vida retratada em um reality show de TV. Hoje, 'Big Brother', 'A Fazenda' e 'Keeping Up with the Kardashians' estão entre alguns dos programas mais populares da TV.

©

Getty Images

'Gremlins 2: A Nova Turma' (1990)

O cenário do filme é a a Clump Tower, uma paródia à Trump Tower, edifício icônico de Donald Trump. A torre tinha portas e luzes automáticas. É mais um filme que previu a chegada da 'smart home' (ou casa inteligente).

© BrunoPress

'Minority Report - A Nova Lei' (2002)

Neste thriller de ficção científica, a polícia pode prender criminosos com base no conhecimento prévio fornecido pelos médiuns, evitando assim qualquer irregularidade antes que aconteça. A computação baseada em gestos aparece com destaque no filme, mas ainda estava nos estágios iniciais de desenvolvimento.

©

Getty Images

'Os Jetsons - O Filme' (2018)

Ainda não existem carros voadores, no entanto, na animação de 1990 é possível ver aspiradores de pó automáticos, jornais em formato digital e videochamadas. Precisa dizer mais?

© Getty Images

'Fuga de Nova York' (1981)

O filme futurista de 1981 pode ter falhado na maioria de suas previsões, mas acertou em uma coisa: hologramas.

©

Getty Images

'Laranja Mecânica' (1971)

Em um cenário futurista, uma cidade sofre nas mãos de gangues de jovens que cometem vários tipos de crimes. Existe uma prisão onde os detentos podem ser libertados se passarem por uma lavagem cerebral. Na realidade, isso não existe, no entanto, no Tennessee (EUA), existe uma prisão onde os reclusos podem ter o tempo de pena reduzido caso aceitem se submeter a uma vasectomia.

© BrunoPress

'Darkman' (1990)

O uso da tecnologia médica é a base dessa trama de crime de ficção científica. Curiosamente, 'Darkman' se adiantou em relação à pele sintética e ao uso de impressoras 3D para criar órgãos humanos, incluindo a tecnologia de pele, atualmente em uso.

©

Getty Images

'Filhos da Esperança' (2006)

A praga da infertilidade atinge a humanidade. Apesar de um cenário mais catastrófico não existir hoje em dia, de fato, estudos mostraram que entre 1970 e 2014 o nível de fertilidade caiu significativamente nos países desenvolvidos.

© BrunoPress

'Jogo da Morte' (1978)

Na história, o personagem de Bruce Lee é um ator que sofre um acidente, quando em uma das cenas uma arma acaba por disparar uma bala, atingindo-o. Anos depois, o filho do ator, Brandon Lee, foi também alvejado enquanto rodava um filme. O próprio Bruce Lee morreu durante as filmagens de 'Jogo da Morte', que foi finalizado em 1978 com a ajuda de dublês substituindo-o em seu personagem.

©

'Mera Coincidência' (1997)

O filme mostra um presidente dos EUA envolvido em um escândalo por apalpar uma jovem na Sala Oval, na Casa Branca. Um ano depois do lançamento do longa aconteceu o escândalo Bill Clinton e Monica Lewinsky, apesar de que neste caso não houve agressão  s e x u a l .

© Getty Images

'Starship Troopers' (1997)

O filme, uma história que gira em torno de conflitos entre humanos e insetos gigantes, previa algumas possibilidades tecnológicas do futuro, entre elas videochamadas e tablets.

©

Getty Images

'Inimigo do Estado' (1998)

O filme quase conseguiu prever na perfeição a polêmica da descoberta da NSA espiando as vidas de alguns cidadãos. Em 1998, muitos não acreditariam que essa invasão de privacidade seria possível.

© Getty Images

'Rufus Jones para Presidente' (1933)

Lançado em 1933, este filme é sobre um jovem negro que se torna presidente dos EUA. Pode-se dizer que essa produção previu a eleição de Barack Obama.

©

Getty Images

'O Dia Depois de Amanhã' (2004)

Neste filme, o aquecimento global faz com que as correntes oceânicas subam, criando tempestades terríveis e uma era glacial bíblica no Hemisfério Norte. Mas não precisamos mais contar com a ficção para nos mostrar sobre as ameaças que as mudanças climáticas e o aquecimento global representam para o planeta. 

Leia também: Os melhores filmes que retratam a viagem no tempo

©

Reuters

Cultura Previsões 03/01/22 POR Notícias ao Minuto Brasil


No mundo da ficção, tudo é possível. No entanto, existem alguns filmes e séries de TV que foram além e conseguiram 'prever' o futuro. No início de 2021, o filme 'Queime Depois de Ler' (2008) foi parar nos trending topics por causa de uma provável estranha coincidência com a realidade.

PUB

Na galeria, veja outras chocantes previsões de filmes e séries em relação a eventos mundiais, novas tecnologias e mudanças sociais e culturais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 14 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 14 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 11 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 10 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 13 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 11 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 6 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 6 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada