Alckmin e Rebelo participam de ações contra o Aedes em Campinas

"Temos mutirões em 204 municípios do Estado de São Paulo. Já foram quatro milhões de domicílios vistoriados, onde está sendo feito o trabalho de prevenção contra os criadouros do mosquito", disse o governador paulista

© Agência Brasil

Brasil Dia nacional 13/02/16 POR Estadao Conteudo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, participou do Dia Nacional de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, em Campinas, onde também esteve o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, neste sábado. "Temos mutirões em 204 municípios do Estado de São Paulo. Já foram quatro milhões de domicílios vistoriados, onde está sendo feito o trabalho de prevenção contra os criadouros do mosquito", afirmou Alckmin.

PUB

Segundo a assessoria do governo paulista, cerca de 10 mil agentes estaduais, municipais e das Forças Armadas além de cidadãos, participam da iniciativa promovendo diversas atividades de conscientização e enfrentamento do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Entidades da sociedade civil, como igrejas, motoclubes e grupos de escoteiros colaboram com a mobilização. Em alguns municípios, atividades também estão programadas para o domingo, 14 de fevereiro.

"O combate ao Aedes aegypti deve ser ininterrupto. Como 80% dos criadouros estão no interior das residências, pedimos que a população siga colaborando conosco, por meio da eliminação de possíveis criadouros e da ampla conscientização", disse o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Para ampliar o apoio da população, o governo paulista lançou um site onde qualquer cidadão pode denunciar focos de proliferação do mosquito e obter orientações sobre o Aedes aegypti. A ferramenta funciona como um mapa interativo, onde é possível inserir endereço e imagens do local, destinados aos gestores das 645 cidades paulistas para que os municípios providenciem ações de eliminação e bloqueio. Para fazer a denúncia, basta fazer um cadastro simples na página do programa. O endereço é http://www.aedes.emplasa.sp.gov.br/

Esses registros também são acompanhados por agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses, criada em 2015 para monitorar a presença do Aedes aegypti no Estado e a evolução dos casos de doenças transmitidas pelo mosquito. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Insólito Há 10 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 8 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo México Há 10 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo França Há 3 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

politica Bolsonaro Há 9 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 12 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)

mundo Espanha Há 5 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

fama Betinho Há 11 Horas

Morre o cantor Betinho, sucesso nas trilhas sonoras de novelas