Delatores podem ter benefícios anulados por mentirem após acordo

Fernando Moura, Roberto Trombeta e Rodrigo Morales são suspeitos de mentir na delação premiada, deixar de entregar documentos, não pagar multa e por cometer crimes após se comprometer a ajudar nas investigações

© DR

Política Delação premiada 13/02/16 POR Notícias Ao Minuto

Nesta sexta-feira (12), o Ministério Público Federal pediu para que a Justiça avalie se Fernando Moura, Roberto Trombeta e Rodrigo Morales, três delatores da Lava-Jato, podem ter invalidado seus acordos de colaboração com a Justiça.

PUB

Os três são suspeitos de mentir na delação premiada, deixar de entregar documentos, não pagar multa e por cometer crimes após se comprometer a ajudar nas investigações.

Em 22 de janeiro, ao ser ouvido pelo juiz Sérgio Moro, o lobista Fernando Moura, acusado de receber R$ 2,3 milhões de propina e de atuar na indicação de cargos comissionados na Petrobras, negou que tivesse lido o acordo antes de assiná-lo e disse que não recebeu de Dirceu uma recomendação para deixar o país quando estourou o escândalo do mensalão, declaração que, inicialmente, fora dada por ele.

Segundo informações do Extra, os outros dois delatores que terão seus acordos com a Justiça revistos são o contador Roberto Trombeta e seu sócio, Rodrigo Morales. De acordo com o MPF, os dois não forneceram documentos que comprovam crimes que eles delataram, como haviam prometido e deixaram de pagar a multa prevista no acordo. Além disso, os procuradores estão investigando indícios de envolvimento da dupla em "novos fatos criminosos" após assinar a colaboração com a Justiça.

Segundo o MPF, mesmo que a Justiça decida por invalidar os acordos de delação premiada dos três, as provas que já foram produzidas pelos delatores poderão continuar a ser utilizadas no processo.

No entanto, os delatores perdem "todos os benefícios que receberiam em razão da colaboração, como redução de pena e suspensão de processos", afirma o MPF.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

mundo Antártida Há 22 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais Há 21 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Luto Há 6 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 7 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech ESA Há 4 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

tech Ataque Há 3 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 16 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 6 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

tech Justiça Há 16 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'