Sem vacina, governo de SP tem plano para imunizar crianças em 3 semanas

De acordo com o governo, além dos postos de vacinação, poderá haver a vacinação de crianças nas escolas públicas estaduais.

© Shutterstock

Brasil VACINAÇÃO-SP 06/01/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo João Doria (PSDB) anunciou, nesta quarta-feira (5), a existência de um plano de vacinação para todas as crianças de cinco a 11 anos em três semanas em São Paulo.

PUB

Segundo o governo, o plano prevê a vacinação de 250 mil crianças por dia. "O governo elaborou um plano para imunização com apenas uma dose a todas as 4,3 milhões crianças desta faixa etária de 5 a 11 anos em três semanas", disse João Doria.

O plano foi anunciado durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sobre medidas relacionadas ao combate ao coronavírus.

Doria ressaltou que é necessário o envio das vacinas ou que o governo federal autorize os estados a comprar a vacina da Pfizer. "Neste momento, a Pfizer, por contrato com o Ministério da Saúde, não pode vender a outros entes públicos", disse.

O governador também afirmou aguardar a decisão da Anvisa para uso emergencial da Coronavac. "O que permitiria o início imediato do uso de 12 milhões de doses para imunização de crianças", disse.

De acordo com o governo, além dos postos de vacinação, poderá haver a vacinação de crianças nas escolas públicas estaduais. Até o momento, 225 escolas foram cadastradas pelo governo.

"Termos a vacina infantil contra Covid aprovada há quase um mês pela Anvisa e não termos a vacina é entristecedor e até revoltante, como pai que sou de adolescente, certamente refletindo o sentimento de pais e mães de milhões de crianças no Brasil que gostariam já de ter seus filhos vacinados. Por ações protelatórias, o Ministério da Saúde ainda não disponibilizou a vacina para que crianças pudessem ser imunizadas mesmo diante da autorização da Anvisa", disse o governador.

De acordo com o Eduardo Ribeiro, secretário-executivo de Saúde, a estrutura do estado está pronta para a vacinação das crianças desde 16 de dezembro, quando o imunizante da Pfizer foi autorizada. "Contamos com 4,5 milhões seringas e agulhas para todos os 645 municípios, lembrando que esta é uma seringa e agulha específica para este público infantil", disse.

As carteirinhas específicas para este público também foram produzidas.

Ribeiro afirmou que a rapidez é fundamental, uma vez que já foram registrados mais de 2.500 casos graves em crianças, das quais 93 morreram.

O Ministério da Saúde, que planejava recomendar prescrição médica para vacinação de adolescentes e crianças, realizou uma consulta pública sobre o tema. No entanto, a maioria das pessoas foram contra a ideia do aval médico. Cerca de 100 mil pessoas se manifestaram até o dia 2 de janeiro.

Após o resultado frustrar os planos do governo, a ideia da cobrança da prescrição médica foi abandonada.

Entidades que falaram sobre o assunto em audiência sobre o tema também foram contrárias à exigência de prescrição médica. Entre elas estão Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), CFM (Conselho Federal de Medicina) e SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).

O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, a vacinação nas escolas permitirá também fazer a vacinação da população de 12 a 19 anos que ainda não se imunizou. "São mais de 600 mil adolescentes que não fizeram uso da segunda dose", disse.

Atualmente, a taxa de ocupação das UTIs no estado é de 27,75% e de enfermarias, 34,81%.

"Tivemos aumento de atendimento de síndromes respiratórias especialmente nos pronto-socorros", disse o secretário, citando Covid, influenza e o resfriado comum.

"Esses quadros denotam claramente que as pessoas retiraram as máscaras especialmente nos ambientes de confraternização".

Por enquanto, porém, não há nenhuma orientação para a adoção de novas medidas restritivas no estado de São Paulo.Sobre o Carnaval, Doria disse que não é o momento para aglomerações desta ordem. "A recomendação é evitar que isso aconteça, porém a decisão cabe àqueles que dirigem e comandam as prefeituras em São Paulo", disse.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 13 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 15 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 15 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 15 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 13 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 15 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 16 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 14 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 14 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo