Alimentos que não devem ser guardados na geladeira

Alguns tipos de comidas preservam melhor seus nutrientes, texturas e sabores originais em temperatura ambiente

Alimentos que não devem ser guardados na geladeira

Muita gente coloca a maioria dos alimentos na geladeira com medo de que se estraguem. Mas sabia que muitas dessas comidas não necessitam de refrigeração ou até mesmo podem perder nutrientes, textura original e sabor em baixas temperaturas?

Curioso? O site Sweet and Savory divulgou uma lista curiosa de alimentos que não precisam ser guardados na geladeira. Veja na galeria a seguir!

© Shutterstock

Mel

O mel costuma congelar ou se cristalizar em baixas temperaturas. A durabilidade do doce e de seus nutrientes é maior fora da geladeira, mas não deve ser exposto ao sol.

© Shutterstock

Batatas

As temperaturas frias transformam o amido da batata em açúcar, dando origem a um sabor muito doce e uma textura mais áspera. Mantenha as batatas em um saco de papel no interior de uma despensa escura e fresca.

© Shutterstock

Cebolas

As cebolas inteiras precisam da circulação de ar para permanecerem frescas. A dica é colocá-las no interior de um saco de papel com buracos na despensa. No entanto, as cebolas devem ficar longe das batatas, uma vez que estas podem estragá-las devido ao gás que soltam e à umidade.

© Shutterstock

Alimentos assados

Guardar alimentos que foram para o forno na geladeira acabarão por deixá-los com uma textura estranha e sem graça. Mantenha iguarias como bolos e cookies fora da geladeira.

© Shutterstock

Tomates 

Se quiser desfrutar de tomates firmes, frescos e suculentos, opte por deixá-los em temperatura ambiente e sem exposição ao sol. Na geladeira, o tomate adquire textura mais mole e menos saborosa.

© Shutterstock

Pão fatiado

Embora a geladeira evite por mais tempo o bolor aparecer, as temperaturas frias acabam por secar o pão. Opte por armazená-lo no congelador. No entanto, se for comer o pão em poucos dias, mantenha-o bem guardado em temperatura ambiente.

© Shutterstock

Maçãs 

Uma maçã pode ser deliciosa e refrescante, no entanto, a fruta pode perder sua frescura e sabor natural quando guardada na geladeira.

© Shutterstock

Melões inteiros

Colocar um melão inteiro na geladeira poderá fazer com que metade dos antioxidantes presentes na fruta se percam.

© Shutterstock

Manjericão

O manjericão ganha cor preta rapidamente quando é refrigerado. A dica é cuidar deste tempero como se fosse uma plantinha. Mantenha-o no balcão, com as hastes submersas em um recipiente com água.

© Shutterstock

Bananas

Quando colocadas na geladeira, as bananas não amadurecem bem. A casca e partes da fruta acabam escurecendo mais rapidamente no frio. Melhor mesmo é deixar a banana em temperatura ambiente.

© Shutterstock

Café

A umidade da geladeira faz com que os grãos de café se deteriorem, o que significa que não conseguirá obter o sabor original desejado. Mantenha os grãos no interior de um recipiente bem fechado.

© Shutterstock

Alho

Os dentes de alho são mais saborosos quando são mantidos em temperatura ambiente.

© Shutterstock

Molho picante

O vinagre e os conservantes presentes neste tipo de molho evitam que este se estrague. Ou seja, não existe necessidade de guardar o molho picante na geladeira. A temperatura fria também ajuda a 'tirar' parte do sabor original.

© Shutterstock

Castanhas

Castanhas em geral devem ser guardadas em recipientes bem fechados e à sombra. O ar, incluindo da temperatura fria, acaba por deixá-las murchas e estragá-las.

© Shutterstock

Pães inteiros e sem cortes

O pão deve ser mantido à temperatura ambiente em um saco de plástico selado. A geladeira acelera o processo de desidratação e faz com que o pão fique duro rapidamente.

© Shutterstock

Abacates

Caso o abacate não esteja maduro, opte por deixá-lo amadurecer em temperatura ambiente. Só quando estiver nesse ponto, você pode colocar a fruta na geladeira para que dure mais tempo.

© Shutterstock

Manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim (não a do tipo orgânico e natural) não precisa ir para a geladeira. O produto industrializado pode ficar meses no armário (até sua data de validade) sem estragar.

© Shutterstock

Frutas com caroços

Frutas suculentas com grandes caroços, a exemplo de pêssegos, ameixas e damascos, devem ser mantidas à temperatura ambiente para que amadureçam de forma apropriada e seus nutrientes sejam preservados.

© Shutterstock

Azeite

O azeite deve ser guardado em um local fresco e escuro, mas não na geladeira. As baixas temperaturas podem influenciar na consistência do azeite.

© Shutterstock

Pepinos

O clássico erro de guardar o pepino na geladeira acaba deixando esse vegetal com um gosto aguado. 

© Shutterstock

Ketchup

Esse é um eterno dilema. Guardar ou não o ketchup na geladeira? Curiosamente, não existe uma razão comprovada... Contudo, se você usa o molho com regularidade, não é preciso. Caso não seja um ávido consumidor de ketchup, melhor mesmo deixá-lo no refrigerador para prolongar sua vida útil.

© Shutterstock

Pimentões inteiros

As temperaturas frias fazem com que os pimentões percam aquela textura estaladiça e fiquem murchos. No entanto, os pimentões cortados podem ser guardados na geladeira para durarem mais tempo.

© Shutterstock

Picles

Não existe problema em manter os picles fora da geladeira, uma vez que essas conservas de vegetais ficam em recipientes com uma grande concentração de sódio e salmoura. Os picles podem permanecer no armário até que decida comê-los.

© Shutterstock

Chocolate

Para ter o máximo do sabor original, o chocolate deve ser guardado em um local escuro e seco.

© Shutterstock

Beringelas

Se for comer a beringela poucos dias depois de comprá-la, mantenha-a em temperatura ambiente. Caso tenha comprado esse vegetal sem ter noção de quando vai comê-lo, melhor guardar na geladeira. Mas o sabor da beringela também já não será o mesmo. 

© Shutterstock

Manteiga

A manteiga pode durar até duas semanas em temperatura ambiente se estiver em um recipiente bem fechado. Mas é certo que sua validade será maior, se for guardada na geladeira.

© Shutterstock

Arroz cru

O arroz só deve ser armazenado na geladeira depois de cozinhado.

© Shutterstock

Especiarias

Ao manter os condimentos dentro da geladeira, você poderá estar arruinando o sabor deles. Melhor mesmo é deixar as especiarias em recipientes fechados, na sombra e em temperatura ambiente.

© Shutterstock

Frutas silvestres 

As frutas silvestres têm vida útil limitada. Ao colocá-las na geladeira, sua validade poderá ser ainda menor que o período normal. 

© Shutterstock

Molho vinagrete

No geral, molhos vinagretes não necessitam de refrigeração. O sabor deles é melhor à temperatura ambiente e sem exposição solar.

© Shutterstock

Creme de chocolate com avelã

Essa guloseima popular, que tem entre as marcas mais conhecidas a Nutella, aguenta muito tempo sem refrigeração e sem perder sabor nem qualidade.

© Shutterstock

Frutas cítricas

Os nutrientes de frutas como laranjas e limões se preservam mais quando mantidos em temperatura ambiente por cerca de uma semana. Caso não consiga comer todas as frutas nesse período, melhor guardá-las na geladeira (e com casca!). 

© Shutterstock

Molho de soja

Da mesma forma que os picles, o molho de soja também não precisa ser refrigerado, uma vez que possui uma grande concentração de sódio.

© Shutterstock

Lifestyle Dicas 28/02/22 POR Notícias Ao Minuto Brasil


Muita gente coloca a maioria dos alimentos na geladeira com medo de que se estraguem. Mas sabia que muitas dessas comidas não necessitam de refrigeração ou até mesmo podem perder nutrientes, textura original e sabor em baixas temperaturas?

PUB

Curioso? O site Sweet and Savory divulgou uma lista curiosa de alimentos que não precisam ser guardados na geladeira. Veja na galeria a seguir!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 21 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula