Sem tempo para treinar? Essa é a região do corpo que deve priorizar

Costuma fazê-lo?

© iStock

Lifestyle Exercício físico 01/03/22 POR Notícias ao Minuto Brasil

É muito comum as pessoas darem pouca importância ao treino dos membros inferiores, uma vez que as pernas são usadas diariamente para se moverem. No entanto, neste caso, "a intensidade é insuficiente", uma vez que "o nosso corpo está mais do que adaptado a este tipo de estímulo". Quem o diz é a PronoKal.

PUB

Andar ou subir escadas podem tornar-se num verdadeiro desafio para pessoas que não estão habituadas ao esforço, pessoas com obesidade ou excesso de peso e indivíduos com doenças cardíacas. Daí a importância do treino de força das pernas, que fará com que consigamos realizar estas atividades com menor esforço e "melhor controle da nossa capacidade cardio-respiratória".

A Pronokal salienta que o aumento de massa muscular e força nas pernas vai ajudar a aumentar a taxa metabólica de repouso. Na prática, isso fará com que o corpo melhore a capacidade de usar os nutrientes adequadamente para regenerar, diminuindo a percentagem de gordura e melhorando, assim, a composição corporal em paralelo.

Da mesma forma, "podemos melhorar a recuperação venosa das nossas pernas, evitando varizes e nódulos gordos que no caso das mulheres podem desencadear, à posteriori, a tão odiada celulite".

A marca acrescenta ainda que, se treinarmos todo o corpo, devemos trabalhar as pernas no início do treino. O objetivo, explica, é que os grupos musculares que são exercitados mais tarde sejam beneficiados pela "cascata hormonal" produzida quando treina os membros inferiores.

"Estudos determinam que os exercícios multi-articulares das pernas, onde várias articulações trabalham ao mesmo tempo, requerem um maior consumo de calorias para gerar energia", uma vez que são grupos musculares muito grandes. "Exercícios unilaterais a uma perna requerem uma maior mestria e aprendizagem pelo nosso sistema nervoso, mas ao mesmo tempo são muito eficazes para evitar a descompensação muscular", realça a Pronokal. Além disso, também nos permitem trabalhar com cargas mais baixas se sofre de qualquer tipo de desconforto ou patologia na coluna, quadris, joelho ou tornozelo.

O ideal é iniciar estes exercícios com o seu próprio peso corporal e aumentar a intensidade com a passagem dos dias. Um fator a ter em conta é que deve ser feitas pausas adequadas entre cada série, entre um a dois minutos ou mais, de modo a que os exercícios selecionados sejam realizados com intensidade suficiente.

"Temos de ter em conta que o tecido muscular é o tecido mais 'ativo' metabolicamente falando, de modo a que se conseguirmos trabalhar corretamente, aumentará significativamente o nosso metabolismo basal em repouso, ajudando-nos a queimar mais gordura e a alcançar uma melhor composição corporal", finaliza.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula