Polícia da Itália recebe máscaras cor-de-rosa e protesta contra 'risco à dignidade'

Os policiais italianos não são negacionistas e reconhecem a eficácia da máscara para prevenir a transmissão do vírus

© Getty Images

Mundo Pandemia 14/01/22 POR Folhapress

BAURU, SP (FOLHAPRESS) - Policiais na Itália enviaram uma carta ao Ministério do Interior, pasta responsável pela segurança do país, reclamando de um lote de máscaras de proteção contra o coronavírus enviado aos agentes de ao menos quatro comunas italianas.

PUB

O motivo do protesto, porém, nada tem a ver com a oposição ao uso do equipamento. Neste aspecto, os policiais italianos não são negacionistas e reconhecem a eficácia da máscara para prevenir a transmissão do vírus. O que incomodou os agentes foi o fato de as máscaras serem cor-de-rosa.

Na carta, divulgada pela imprensa italiana nesta quinta-feira (13) e assinada pelo secretário-geral do Sindicato Autônomo de Polícia (SAP), Stefano Paoloni, a corporação se refere ao lote como um um "fornecimento incomum" e demonstra bastante incômodo com a situação.

"As razões por trás da compra de máscaras de uma cor que não parece adequada à nossa Administração não são conhecidas, e a escolha de aprovar esta compra é desconcertante", diz a carta.

"Quase dois anos após o início da pandemia", segue o documento, "é difícil imaginar dificuldades na aquisição de equipamentos de proteção individual que representam, como se sabe, uma das principais ferramentas destinadas a combater a propagação do vírus".

Para o sindicato, o lote cor-de-rosa indica uma falha das autoridades italianas em "preservar a dignidade" dos policiais. O texto traz ainda o argumento de que os agentes não devem receber ordens para "realizar atividades institucionais com dispositivos de proteção de cor excêntrica em relação à farda".Na visão de Paoloni, se os policiais usarem máscaras de proteção contra o coronavírus cor-de-rosa "corre-se o risco de comprometer a imagem da instituição".

"Portanto, solicitamos uma intervenção imediata visando a garantir que os colegas trabalhem com máscaras de cores diferentes (brancas, azuis ou pretas)", diz o documento.

Ao final da carta, o sindicato ainda faz uma insinuação de possível mau uso de verbas do Estado. "Confiantes na adoção das devidas determinações, esperando que não se trate de esbanjamento de dinheiro público, aguardamos cortês resposta à presente [solicitação] e apresentamos cordiais saudações."

O Ministério do Interior não comentou o conteúdo da carta e a solicitação dos policiais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 3 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Bastidores da TV Há 43 mins

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama MADONNA-CANTORA Há 18 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

mundo Oklahoma Há 17 Horas

Criança salva pais durante tornado nos EUA: "Por favor, não morram"

fama GRACYANNE-BARBOSA Há 21 Horas

Gracyanne rebate crítica após término com Belo

lifestyle Bolor Há 20 Horas

Casa com bolor ou mofo? Saiba o que pode acontecer ao seu corpo

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Sobe para 13 número de mortos nos temporais do Rio Grande do Sul

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS 02/05/24

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

tech TECNOLOGIA-NEGÓCIOS Há 19 Horas

Pesquisadores processam Meta para controlar o que veem nas rede sociais

fama JEFF-GOLDBLUM Há 21 Horas

Ator com fortuna milionária afirma que não vai dar dinheiro aos filhos