Novak Djokovic deixa Austrália e se diz 'decepcionado' após decisão judicial

O tenista número 1 do mundo, que se disse "decepcionado" com a decisão, viveu dias de muita polêmica desde que tentou entrar no país da Oceania sem estar vacinado contra a covid-19, motivo de sua deportação.

© Getty

Esporte Djokovic 16/01/22 POR Estadao Conteudo

Novak Djokovic deixou a Austrália na manhã deste domingo (horário de Brasília), em um avião para Dubai, horas após o Tribunal do Circuito Federal de Melbourne decidir deportá-lo. O tenista número 1 do mundo, que se disse "decepcionado" com a decisão, viveu dias de muita polêmica desde que tentou entrar no país da Oceania sem estar vacinado contra a covid-19, motivo de sua deportação.

PUB

A informação de que o sérvio embarcou foi confirmada por Alex Hawke, ministro da Imigração australiano. "Satisfaço-me com a decisão unânime do Tribunal Federal da Austrália, confirmando minha decisão de exercer meu poder sob a Lei de Migração para cancelar o visto do Sr. Novak Djokovic por interesse público. Posso confirmar que o Sr. Djokovic já partiu da Austrália", escreveu Hawke nas redes sociais.

Antes da confirmação da viagem, Djokovic enviou um comunicado à imprensa. No texto, ele lamenta não poder participar do Aberto da Austrália, torneio que o levou a viajar ao país e do qual seria o cabeça de chave número 1. De qualquer forma, não mostrou arrependimento pela postura adotada ao longo dos últimos dias.

"Estou extremamente decepcionado com a decisão da Corte em negar meu recurso", disse. "Respeito a decisão do Tribunal e vou cooperar com as autoridades para deixar o país. Me incomoda que o foco nas últimas semanas tenha sido em mim e espero que agora o foco seja no jogo e no torneio que mais amo. Desejo aos jogadores, ao torneio, ao staff, aos oficiais e aos fãs o melhor torneio",completou.

Djokovic também diz que vai "tirar algum tempo para descansar e se recuperar". O tenista foi fotografado no aeroporto de Melbourne, de máscara e acompanhado por dois oficiais do Governo. Segundo a agência de notícias Associated Press, ele embarcou em um voo para Dubai, nos Emirados Árabes.

O número 1 do mundo desembarcou na Austrália há pouco mais de uma semana e apresentou um atestado médico que o isentaria de tomar a vacina contra covid-19. O argumento era de que ele já havia sido contaminado pelo vírus em dezembro e se recuperado, mas o governo australiano não reconheceu o documento.

Então, o sérvio foi detido em um hotel de imigração, e assim começou a saga judicial, encerrada na madrugada deste domingo (noite na Austrália), quando o tribunal decidiu por unanimidade pela deportação do atleta. A decisão é definitiva e não há mais possibilidade de recurso. Mesmo se houvesse, não haveria mais chances de Djokovic disputar o Aberto da Austrália, por falta de tempo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 13 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 14 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 14 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 9 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 12 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 8 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico