79% dos brasileiros apoiam vacinação de crianças de 5 a 11 anos, diz Datafolha

A pesquisa foi feita por telefone nos dias 12 e 13 de janeiro

© Shutterstock

Brasil Pesquisa 17/01/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A vacinação contra Covid para crianças de 5 a 11 anos tem o apoio de 79% da população brasileira com 16 ou mais anos de idade, indica pesquisa do Datafolha.

PUB

Esse percentual equivale a 132,5 milhões de pessoas no país. Os que rejeitam a imunização para esse público são, portanto, minoria no Brasil (17%). Os que não sabem opinar sobre a questão somam 4%.

A pesquisa foi feita por telefone nos dias 12 e 13 de janeiro, com 2.023 pessoas de 16 anos ou mais em todos os estados do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre os que concordam com a imunização da faixa etária de 5 a 11 anos estão 83% das mulheres ouvidas na pesquisa e 75% dos homens. Em contrapartida, 22% dos homens disseram que as crianças não deveriam ser vacinadas ante 13% das mulheres.

A taxa dos contrários é prevalente na faixa etária entre 35 a 44 anos (22%), com ensino médio completo (21%) e entre os mais ricos (28%).

No Sudeste do país, 83% acham que as crianças deveriam ser vacinadas, ante 14%. No Sul, os índices são de 72% e 21%, respectivamente. No Nordeste, 78% são a favor e 18% contra, e na região Centro-Oeste/Norte (o levantamento agrupou essas duas partes do Brasil) tem 77% favoráveis e 20% contrários.

Ao Datafolha, do total de entrevistados, 29% declararam-se responsáveis por crianças na faixa de 5 a 11 anos de idade.

Dentro desse grupo, 76%, o equivalente a 36,9 milhões de responsáveis por brasileiros de 5 a 11 anos, afirmaram que pretendem levar as crianças para tomar a vacina contra o coronavírus.

Do lado oposto, dizendo que não os levarão para a vacinação, há 8,4 milhões de responsáveis por menores que poderiam participar dessa nova etapa da campanha do PNI (Programa Nacional de Imunização).

Considerando o total de pessoas ouvidas na pesquisa (incluindo aí os responsáveis e os não responsáveis por crianças de 5 a 11 anos), esse grupo que anuncia que fará a imunização de seus pequenos é de 22%.

Já os que são responsáveis por crianças na faixa etária de 5 a 11 anos e afirmam que não os deixarão ser vacinados são uma parcela de 5% do quadro geral. Os responsáveis que dizem não saber o que farão quanto à vacinação de suas crianças de 5 a 11 anos são 2% do total de entrevistados.

As regiões Nordeste e Sudeste concentram a maioria dos responsáveis que pretendem levar as crianças para vacinar, com 24% e 23%, respectivamente.

Em relação às crianças irem ou não à escola neste momento da pandemia, dos entrevistados em geral, 53% disseram ser favoráveis, o que corresponde a 88,9 milhões de brasileiros, enquanto 44% afirmaram que pais e responsáveis não deveriam levar os pequenos para o colégio atualmente e 4% não souberam responder a essa questão.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 15 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 15 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 15 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 8 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 7 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 14 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 13 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 13 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 14 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 13 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa