Famosos que têm vitiligo e superaram o preconceito

A nova participante do 'BBB 22', Natália Deotado, descobriu a doença ainda criança

Famosos que têm vitiligo e superaram o preconceito

Há muito estigma e falta de informação em torno do vitiligo, doença autoimune que se caracteriza pela perda da coloração da pele, ocasionando as famosas manchas brancas. As causas não são totalmente conhecidas, no entanto, a genética, exposição ao sol, estresse e traumas psicológicos são fatores que podem influenciar no surgimento ou agravamento do distúrbio de pigmentação.

Estima-se que cerca de 1% da população mundial seja afetada pelo vitiligo. No Brasil, essa condição, que pode se desenvolver em qualquer idade, o percentual chega a 0,5%, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Contudo, o vitiligo não é contagioso e não provoca dores físicas, mas o que mais preocupa os médicos é o impacto psicológico nas pessoas que são portadoras, especialmente crianças. Baixa autoestima e retração social são alguns dos transtornos mais comuns.

Avanços

Ao The New York Times, a fundadora e presidente da American Vitiligo Research Foundation (AVRF), revelou suas primeiras dificuldades quando soube da condição. 'As pessoas dizem que o vitiligo não mata você, mas mata seu espírito', contou Stella Pavldes. 

Apesar de ainda não haver uma cura definitiva, a especialista destacou os progressos feitos por pesquisas, que vêm desenvolvendo tratamentos específicos para atenuar os diversos tipos do problema, e também na forma como a doença vem sido tratada hoje em dia.

Inclusive, ao longo dos anos, celebridades brasileiras e internacionais assumiram publicamente ter vitiligo no intuito de ajudar outras pessoas a combater a discriminação e desinformação. Veja na galeria!

©

Getty Images / Tv Globo

Michael Jackson

Michael Jackson foi uma das primeiras celebridades a assumir que tinha vitiligo. O Rei do Pop tomou a iniciativa de falar sobre o assunto porque muitos boatos acerca da mudança do tom da sua pele circularam em todo o mundo. Os fãs questionavam, por exemplo, se ele estava fazendo um tratamento para ficar branco.

© Getty Images

Michael Jackson

A pele do cantor começou a mudar logo depois de filmar o clipe 'Thriller'. Em 1984, o artista foi diagnosticado com vitiligo. Mas foi só em 1993 que ele decidiu ir a público para revelar da doença em entrevista ao 'The Oprah Winfrey Show'.

© Getty Images

Michael Jackson

Jackson afirmou ter sofrido muito com críticas de que ele supostamente não se aceitava como negro. 'Eu tenho uma doença de pele que destrói a pigmentação da pele, isso é algo que eu não posso evitar, mas quando as pessoas inventam histórias que eu não quero ser quem eu sou, isso me machuca', desabafou à apresentadora.

© Getty Images

Michael Jackson

O cantor supostamente começou a clarear a pele para cobrir as manchas brancas. Mais tarde, Jackson também foi diagnosticado com lúpus, que - junto com o vitiligo - tornou a pele ainda mais sensível à luz solar, ficando mais branco por causa dos tratamentos.

© Getty Images

Tiê

À revista Marie Claire, a cantora revelou ter descoberto o vitiligo aos 11 anos, após sofrer um trauma. 'Há quem diga que o vitiligo não é apenas sobre um gatilho emocional, mas comigo foi. A mancha veio exatamente depois do que me aconteceu', disse Tiê, que havia sofrido abuso s e x u a l.

A artista já tentou vários tipos de tratamentos, mas hoje em dia disse ter se aceitado. 'Ainda hoje, quando estou cansada ou nervosa, ele fica nítido. E tudo bem. Não me dói mais', afirmou.

©

AgNews

Sisqo

O cantor do hit 'Thong Song' sofre de vitiligo e eczema. 'Eu tive esse tipo de erupção cutânea, então, estou tomando antibióticos. Pelo que entendi, é por causa do estresse', disse ele ao New York's Daily News.

© Getty Images

Thomas Lennon

O ator de comédias como 'Uma Noite no Museu 2' (2009) e 'Qual Seu Número?' (2011) tem manchas brancas no rosto, nas mãos e no quadril.

© Getty Images

Natália Deotado

A BBB de 22 anos, que é modelo e designer de unhas, disse em seu vídeo de divulgação que descobriu a doença quando tinha 9 anos de idade. "Tinha vergonha e tampava, até descobrir o que é e me respeitar desta forma", contou. Ao Gshow, ela ainda acrescentou: “O que mais gosto no meu corpo é o meu vitiligo! Quando falam que sou manchada, agradeço. Não tenho problema nenhum e sinto prazer em falar sobre ele, porque, infelizmente, o que falta nas pessoas é informação.”

©

Thaís Meinicke/Gshow

Steve Martin

O ícone da comédia é outra estrela em Hollywood que convive com o vitiligo há muito tempo.

© Getty Images

Gian e Giovani

Famoso pela dupla Gian e Giovani, o cantor contou em entrevista ao apresentador Gugu Liberato que as primeiras manchas brancas começaram a aparecer quando tinha 15 anos.

Na ocasião, o artista disse já ter se incomodado muito com a questão estética, mas que conseguia ver resultados do tratamento que fazia, embora os efeitos fossem lentos.

©

AgNews

Tamar Braxton

A irmã mais nova de Toni Braxton foi acusada de 'branquear' a pele desde que estreou no reality show 'Braxton Family Values', em 2011.

© Getty Images

Tamar Braxton

No entanto, a cantora resolveu assumir a condição de sua pele para cessar rumores maldosos. Em entrevista à Ebony, Tamar desabafou:

'Qualquer pessoa com problemas de pele sabe que é um assunto muito sensível. E é por isso que eu nunca compartilhei que eu tenho vitiligo (...) Eu sempre tive, desde menina', declarou.

© Getty Images

Jon Hamm

Em entrevista à revista Rolling Stone, o galã da série 'Mad Men' explicou que passou a ter as manchas esbranquiçadas por causa do estresse. 'Eu tenho vitiligo. É por causa do estresse. Ele vem e vai, e aumenta e diminui. Isso não existia antes do programa', disse ele, referindo-se à atração pelo qual ficou famoso.

© Getty Images

Rappin' Hood

Em entrevista à rádio CBN, o rapper paulista surpreendeu ao dizer que o vitiligo salvou sua vida. Hood relembrou que seus amigos se envolveram no crime e receavam que as manchas que ele tem no rosto facilitassem o reconhecimento pela polícia. Nesta época, ele já havia vencido concursos de rap e acabou por seguir o conselho deles de seguir uma carreira na música.

© Getty Images

Holly Marie Combs

Famosa pelas séries 'Charmed' e 'Pretty Little Liars', a atriz tem vitiligo em ambas as mãos. Holly Marie Combs também tem ficado conhecida por falar abertamente da doença como maneira de lutar contra o preconceito.

© Getty Images

Sophia Alckmin

Filha do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, a influencer (à direita) virou referência no Brasil no combate ao preconceito em relação ao vitiligo. Em entrevista à Vogue, a blogueira revelou que ficou emocionada com a repercussão positiva dos seus seguidores que perguntavam a origem da descoloração da sua pele.

'Eu aceitei as minhas manchinhas, algumas delas já fazem parte de mim, vejo como se fossem uma tatuagem. Sempre procuro alguma simbologia nelas', disse.

© Getty Images

Rasheed Wallace

O ex-jogador da NBA foi diagnosticado com vitiligo quando tinha 20 anos.

© Getty Images

Leleti Khumalo

A atriz sul-africana ficou famosa por filmes como 'Sarafina! O Som da Liberdade' (1992), 'Hotel Ruanda' (2004) e 'Invictus' (2009). Foi com 24 anos que Khumalo descobriu ter vitiligo, que se espalhou em seu corpo com o passar dos anos.

© Getty Images

Leleti Khumalo

A artista disse à True Love Magazine que aprendeu a se aceitar e convive bem com a doença autoimune. 'Eu não quero que minha vida gire em torno dessa condição. Eu tenho isso - e daí? Eu ainda sou uma atriz, uma mãe e uma esposa', destacou.

© Getty Images

Joan Severance

Joan Severance foi uma top model dos anos 1980 e soube que tinha vitiligo aos oito anos. 'Eu não deixo essa condição atrapalhar minhas duas carreiras fabulosas como atriz ou modelo e até hoje em dia não dou muita atenção a isso', disse ela em seu site oficial.

© Getty Images

J.D. Runnels

O ex-jogador de futebol americano tem manchas esbranquiçadas ao redor da boca e dos olhos.

© Getty Images

Dean Edwards

O chef britânico revelou que já sofreu chacota quando criança por conta da sua condição na pele. 'O que começou como um pequeno ponto branco no meu pé se espalhou para muitas partes do meu corpo ao longo dos anos e continua a se espalhar', contou Edwards em seu blog.

© Getty Images

Winnie Harlow

Chantelle Winnie, mais conhecida como Winnie Harlow, foi descoberta no reality show 'America's Next Top Model' em 2014. De lá para cá, a vida da canadense deu uma guinada. Ela não só se tornou a primeira top model com vitiligo como um exemplo de inspiração e autoaceitação.

© Getty Images

Winnie Harlow

A modelo descobriu ter vitiligo aos quatro anos, mas ela superou os olhares estranhos e apelidos maldosos como 'vaca' e 'zebra' para se tornar bem-sucedida na carreira com uma beleza única.

© Getty Images

Winnie Harlow

Poderosa e segura de si, Winnie já estampou capas de várias revistas badaladas, é uma requisitada modelo de passarela e estreou em 2018 como angel da Victoria's Secret.

© Getty Images

Dudley Moore

Famoso pelos clássicos 'M u l h e r Nota 10' (1979) e 'Arthur, o milionário sedutor' (1981), o ator britânico vencedor do Globo de Ouro também tinha vitiligo.

© Getty Images

Doc Hammer

O ator e músico Doc Hammer tem vitiligo em seu couro cabeludo, o que fez com que seu cabelo crescesse em duas cores diferentes.

© Getty Images

Luiza Brunet

O vitiligo não impediu Luiza Brunet de ser uma modelo bem-sucedida. A bela descobriu as manchas esbranquiçadas na pele aos dois anos e contou que aprendeu a conviver com a doença autoimune.

'Já fiz tratamentos alternativos, mas não vi grandes resultados. Como tem a ver com imunidade baixa, o ideal é ter uma vida tranquila, equilibrada', disse.

© Getty Images

Luiza Brunet

Apesar de não ter cura, Luiza ressaltou a importância de se consultar com um dermatologista logo nos primeiros sinais, uma vez que é possível fazer tratamento para que as manchas não aumentem. 'É o ideal porque pode-se tentar estacionar o crescimento do vitiligo', explicou.

© Getty Images

Michaela DePrince

Após a morte de seus pais, a bailarina nascida em Serra Leoa foi mandada para um orfanato por seu tio, porque ela tinha vitiligo. Em bate-papo ao Refinery29, Michaela DePrince relembrou que suas tias achavam que ela era a 'criança do diabo' por causa da despigmentação da sua pele.

© Getty Images

Feng Xiaogang

O diretor de cinema chinês também tem descoloração na pele causada pelo vitiligo.

Leia também: Essas celebridades sofrem com doenças crônicas

© Getty Images

Fama BBB22 18/01/22 POR Notícias ao Minuto


Há muito estigma e falta de informação em torno do vitiligo, doença autoimune que se caracteriza pela perda da coloração da pele, ocasionando as famosas manchas brancas. As causas não são totalmente conhecidas, no entanto, a genética, exposição ao sol, estresse e traumas psicológicos são fatores que podem influenciar no surgimento ou agravamento do distúrbio de pigmentação.

PUB

Estima-se que cerca de 1% da população mundial seja afetada pelo vitiligo. No Brasil, essa condição, que pode se desenvolver em qualquer idade, o percentual chega a 0,5%, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Contudo, o vitiligo não é contagioso e não provoca dores físicas, mas o que mais preocupa os médicos é o impacto psicológico nas pessoas que são portadoras, especialmente crianças. Baixa autoestima e retração social são alguns dos transtornos mais comuns.

Avanços

Ao The New York Times, a fundadora e presidente da American Vitiligo Research Foundation (AVRF), revelou suas primeiras dificuldades quando soube da condição. 'As pessoas dizem que o vitiligo não mata você, mas mata seu espírito', contou Stella Pavldes.

Apesar de ainda não haver uma cura definitiva, a especialista destacou os progressos feitos por pesquisas, que vêm desenvolvendo tratamentos específicos para atenuar os diversos tipos do problema, e também na forma como a doença vem sido tratada hoje em dia.

Inclusive, ao longo dos anos, celebridades brasileiras e internacionais assumiram publicamente ter vitiligo no intuito de ajudar outras pessoas a combater a discriminação e desinformação. Veja na galeria!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 6 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 1 Hora

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 10 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 9 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 10 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

tech Espaço Há 21 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama PAULO-GUSTAVO Há 6 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

fama Rio de Janeiro Há 10 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil Brasil Há 22 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"