Maior favorito ao título, Daniil Medvedev supera estreia no Aberto da Austrália

O atual número 2 do mundo derrotou nesta terça-feira o suíço Henri Laaksonen por 3 sets a 0 - com parciais de 6/1, 6/4 e 7/6 (7/3), depois de 1 hora e 54 minutos de jogo

© Getty

Esporte Daniil Medvedev 18/01/22 POR Estadao Conteudo

Alçado à condição de principal favorito ao título do Aberto da Austrália com a conturbada saída do sérvio Novak Djokovic da chave, o russo Daniil Medvedev começou muito bem o primeiro Grand Slam da temporada. O atual número 2 do mundo derrotou nesta terça-feira o suíço Henri Laaksonen por 3 sets a 0 - com parciais de 6/1, 6/4 e 7/6 (7/3), depois de 1 hora e 54 minutos de jogo.

PUB

Na segunda rodada, o cabeça de chave número 2 terá um desafio interessante pela frente contra o australiano Nick Kyrgios, que superou o quali britânico Liam Broady na estreia também por 3 sets a 0 - parciais de 6/4, 6/4 e 6/3. Medvedev perdeu os dois duelos que teve com o tenista local até agora.

Campeão do US Open no ano passado, Medvedev tentará fazer história neste Aberto da Austrália, onde pode se tornar o primeiro homem da Era Aberta a vencer seu segundo Grand Slam logo na sequência. Em toda a história, apenas seis tenistas (homem ou mulher) conseguiram este feito - a mais recente a japonesa Naomi Osaka, que venceu em Nova York, em 2018, e em Melbourne, em 2019.

O saque do russo mais uma vez foi uma boa arma, terminando a partida com 10 aces e 77% de aproveitamento. Ainda assim, ele foi quebrado uma vez. Apesar do estilo agressivo, Medvedev terminou a partida com menos bolas vencedoras que Laaksonen (21 a 23), mas compensou bastante no número de erros não forçados, com metade a menos (23 a 46).

Outro russo que venceu em sua estreia foi Andrey Rublev, que abriu campanha nesta terça-feira contra o italiano Gianluca Mager. Marcou o placar final de 6/3, 6/2 e 6/2, em apenas 1 hora e 24 minutos de confronto. Esta foi a 50.ª partida do atual número 6 do mundo em Grand Slams, somando agora 33 vitórias e 17 derrotas.

Quadrifinalista no ano passado, igualando suas melhores campanhas da carreira em Slam, o russo de 24 anos iria fazer sua preparação para o Aberto da Austrália na ATP Cup, mas testou positivo e acabou não jogando o torneio, começando sua temporada direto em Melbourne. Ele terá pela frente o lituano Ricardas Berankis, que bateu o espanhol Roberto Carballes por 3 sets a 2 - parciais de 6/1, 3/6, 2/6, 6/3 e 6/4.

Cinco vezes vice-campeão em Melbourne, o britânico Andy Murray se isolou como o quinto maior vencedor da história no torneio. Isso foi conquistado ao superar mais uma vez o georgiano Nikoloz Basilashvili na primeira rodada, repetindo o feito da semana passada, com as parciais de 6/1, 3/6, 6/4, 6/7 (5/7) e 6/4, depois de 3 horas e 52 minutos.

Em sua primeira partida em Melbourne Park desde 2019, o escocês alcançou a sua 49.ª vitória no torneio, deixando para trás os americanos Andre Agassi e Ivan Lendl, que agora dividem o sexto lugar entre os tenistas que mais jogos venceram no primeiro Grand Slam do ano. Murray precisará vencer mais sete para igualar os 56 triunfos do sueco Stefan Edberg, o quarto colocado.

Outros cabeças de chave que avançaram foram o canadense Felix Auger-Aliassime (9), o italiano Jannik Sinner (11), o argentino Diego Schwartzman (13), o espanhol Roberto Bautista Agut (15), o americano Taylor Fritz (20), o britânico Daniel Evans (24), o croata Marin Cilic (27) e o australiano Alex de Minaur (30).

FEMININO - A número 2 do mundo Aryna Sabalenka comemorou nesta terça-feira a sua primeira vitória na temporada. Depois de ter sido eliminada na rodada de estreia dos torneios seguidos da WTA em Adelaide, a belorussa iniciou a sua participação no Aberto da Austrálian com uma difícil virada ao superar a australiana Storm Sanders, 128.ª do ranking, por 2 sets a 1 - parciais de 5/7, 6/3 e 6/2.

Além de ter perdido o primeiro set, Sabalenka também estava atrás no placar da segunda parcial. Sanders chegou a liderar o placar por 3/1 antes que a belorussa reagisse, chegando a vencer nove games seguidos e 11 dos últimos 13 que foram disputados. "O começo da temporada não foi tão bom para mim, mas estou muito feliz por ter conseguido essa vitória", disse a tenista na entrevista ainda em quadra.

A próxima rival de Sabalenka em Melbourne será a chinesa Xinyu Wang, jovem de 20 anos e 103.ª do ranking da WTA, que derrotou a americana Ann Li por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5) e 6/3.

Outra favorita abriu o segundo dia de disputas em Melbourne com uma boa vitória. Cabeça de chave número 3, a espanhola Garbiñe Muguruza passou sem sustos pela estreia derrotando a francesa Clara Burel em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/4.

Na segunda rodada, Muguruza terá pela frente mais uma francesa, desta vez a experiente Alizé Cornet, que também começou a sua campanha no torneio com vitória por 2 sets a 0, batendo a quali búlgara Viktoriya Tomova com duplo 6/3.

Outras cabeças de chave que avançaram foram a estoniana Anett Kontaveit (6), a polonesa Iga Swiatek (7), as russas Anastasia Pavlyuchenkova (10) e Daria Kasatkina (25), a casaque Elena Rybakina (12), a belga Elise Mertens (19), a americana Danielle Collins (27), a eslovena Tamara Zidansek (29) e a checa Marketa Vondrousova (31). Ex-Top 10, a alemã Angelique Kerber, 16.ª pré-classificada, e a checa Petra Kvitova, 20.ª, foram eliminadas logo na estreia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 8 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 16 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 16 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 16 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 16 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 15 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 9 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda