Genocídios históricos que impactaram o mundo

Os piores exemplos de assassinatos indiscriminados e brutais

Genocídios históricos que impactaram o mundo

A história registrou alguns massacres realmente terríveis. Exemplos de massacre indiscriminado e brutal de pessoas podem ser rastreados até a antiguidade. Mas alguns dos piores episódios sangrentos são muito mais recentes, embora não sejam menos chocantes. Por qualquer que seja a razão e não importa a causa, cada um desses vergonhosos atos de matança em massa fornecem evidências perturbadoras sobre o que a humanidade é capaz de infligir a si mesma.

Clique aqui e saiba mais sobre massacres históricos que chocaram o mundo.

©

Getty Images 

Vésperas Asiáticas, 88 a.C.

Esse é considerado um dos mais mortais genocídios registrados na antiguidade clássica. Forças leais a Mitrídates VI (132-63 a.C.), governante do Reino de Pontus, massacraram cerca de 80.000 romanos e outros povos de língua latina que viviam em partes da Anatólia ocidental em 88 a.C. O massacre prolongado ficou conhecido como Vésperas Asiáticas e provocou a Primeira Guerra Mitridática (89-85 a.C.) entre a República Romana e o Reino de Pontus.

©

Getty Images 

Massacre dos Judeus da Renânia, 1096

Os massacres da Renânia foram uma série de assassinatos em massa cometidos por multidões de cristãos alemães durante a Cruzada Popular, a fase inicial da Primeira Cruzada, de abril a outubro de 1096. Cerca de 12.000 pessoas morreram no que muitas vezes é considerado como o primeiro ato de uma sequência de eventos antissemitas na Europa que culminaram no Holocausto.

©

Getty Images 

Massacre dos Latinos, 1182

Uma brutal onda de assassinatos conhecida como o Massacre dos Latinos ocorreu em 1182, quando a população Ortodoxa O r i e n t a l  de Constantinopla se voltou contra seus vizinhos Católicos Romanos. Cerca de 60.000 foram mortos. O massacre piorou ainda mais as relações e aumentou a inimizade entre as igrejas cristãs ocidentais e  o r i e n t a i s.

©

Getty Images 

Massacre de Lisboa, 1506

Em 19 de abril de 1506, a carnificina que ficou conhecida como o massacre de Lisboa começou quando multidões itinerantes de católicos perseguiram, torturaram, mataram e queimaram na fogueira centenas de pessoas que foram acusadas de serem judeus. Quase 2.000 morreram. Na foto está uma xilogravura alemã que retrata o massacre, uma das poucas xilogravuras que sobreviveram ao terremoto de Lisboa de 1755 e ao incêndio no Arquivo Nacional Torre do Tombo, na capital portuguesa.

©

Public Domain 

Massacre de Cholula, 1519

Numa das ações mais cruéis de Hernán Cortés (1485-1547) em sua campanha para conquistar o México, centenas de nobres astecas desarmados foram massacrados por conquistadores espanhóis, auxiliados pelos aliados Tlaxcaltecas (os Cholulans eram seus inimigos tradicionais). Em poucas horas, milhares de habitantes de Cholula estavam mortos.

©

Getty Images 

Massacre da Noite de São Bartolomeu, 1572

Confabulado por Catarina de Medici (1519-1589) e realizado por nobres Católicos Romanos e outros cidadãos, o massacre do Noite de São Bartolomeu resultou na morte de milhares de Huguenotes (protestantes calvinistas franceses). De fato, as estimativas modernas para o número de mortos em toda a França durante o verão de 1572 variam amplamente, de 5.000 a 30.000. Um número alto de qualquer forma.

©

Public Domain 

Massacre de Yangzhou, 1645

Os eventos ocorridos em Yangzhou são considerados pela maioria dos estudiosos como o maior massacre da história. Em 10 de maio de 1645, o Príncipe Yu, munido com forças da dinastia Qing sob o comando de Dodo, atacou a cidade de Yangzhou e matou 800.000 civis inocentes nos 10 dias seguintes. Na foto está uma impressão Qing em bloco de madeira que representa o massacre.

©

Public Domain 

Massacre de Praga, 1794

Conhecido também como a Segunda Batalha de Varsóvia, o massacre de Praga foi um ataque das forças russas a Praga, um subúrbio de Varsóvia, durante a Revolta de Kościuszko em 1794. Entre 7.000 e 20.000 civis foram assassinados.

©

Getty Images 

Massacre de Boston, 1770

O massacre de Boston foi um motim mortal que ocorreu em 5 de março de 1770. Uma grande reunião de colonos desarmados estava acontecendo e eles foram atacados por soldados britânicos. Apesar de apenas cinco manifestantes terem perdido suas vidas, o enfrentamento foi usado por propagandistas para pressionar os EUA pela independência da Inglaterra.

©

Getty Images 

Massacre de Peterloo, 1819

O massacre de Peterloo ocorreu no St Peter's Field em Manchester, Inglaterra, em 16 de agosto de 1819. Cerca de 60.000 manifestantes pacíficos pró-democracia e anti-pobreza foram atacados pela cavalaria que tinha ordens de dispersar as multidões. Dezoito pessoas morreram no ataque.

©

Getty Images 

Massacre de Chios, 1822

Um dos mais trágicos e abrangentes atos de genocídio da história ocorreu na ilha grega de Chios em 1822, quando dezenas de milhares de gregos foram massacrados pelas tropas Otomanas durante a Guerra da Independência Grega (1821-1829).

©

Getty Images 

Massacre de Wounded Knee, 1890

O massacre de Wounded Knee é referente ao assassinato de aproximadamente 150-300 índios Lakota por tropas do Exército dos Estados Unidos na área de Wounded Knee na Dakota do Sul em 29 de dezembro de 1890. Na foto de 1940, está uma placa de comemoração ao evento. O campo de batalha do Wounded Knee foi eventualmente declarado um Marco Histórico Nacional dos EUA em 1965.

©

Getty Images 

Massacres Hamidianos, 1894-97

Os massacres Hamidianos referem-se ao genocídio infligido aos armênios entre 1894 e 1897 pelas forças otomanas que resultaram na morte de até 300.000 pessoas. Os massacres são nomeados em homenagem ao sultão Abdul Hamid II (1842-1918), que ordenou a carnificina.

©

Getty Images 

Massacre de Wilmington, 1898

Em 10 de novembro de 1898, uma multidão armada de supremacistas brancos incendiou os escritórios do Daily Record, um jornal de propriedade negra que operava em Wilmington, na Carolina do Norte. Os atacantes então foram para as ruas e abriram fogo enquanto cidadãos afro-americanos fugiam por suas vidas. Isso ajudou os assassinos a tomarem o controle do governo da cidade (que era racialmente misturado) no que os historiadores descreveram como um golpe de Estado. Cerca de 300  pessoas n e g r a s  perderam suas vidas.

©

Public Domain 

Massacre de Jallianwala Bagh, 1919

Centenas de indianos desarmados foram mortos por tropas britânicas enquanto participavam de uma reunião pública no Jallianwala Bagh em Amritsar, Punjab. Eles protestavam contra a prisão de líderes pró-independência indianos. O ataque chocou toda a Índia.

©

Getty Images 

Massacre de Tulsa, 1921

O distrito de Greenwood, em Tulsa, Oklahoma, foi palco do que mais tarde foi descrito como um dos piores ataques de violência racial na história dos EUA. Multidões de residentes brancos atacaram seus vizinhos  n e g r o s  e destruíram casas e empresas em 31 de maio de 1921. Estima-se que 200 afro-americanos perderam suas vidas, assim como cerca de 50 brancos. Outros 10.000  n e g r o s  ficaram desabrigados.

©

Getty Images 

"Massacre do Dia de São Valentim", 1929

Certamente um dos assassinatos mais relatados e glamourizados do século XX, o "Massacre do Dia de São Valentim", como foi rotulado, foi um assassinato ordenado pelo mafioso Al Capone sobre sete membros de uma gangue rival durante a era da proibição de álcool. Na foto está a loja onde os tiroteios ocorreram. O prédio foi demolido em 1967.

©

Getty Images 

O Massacre de Nanquim, 1937–1938

As atrocidades cometidas pelas tropas japonesas imperiais contra os moradores da cidade chinesa de Nanquim entre dezembro de 1937 e janeiro de 1938 constituem um dos maiores crimes contra a humanidade na história mundial. Estimativas de mortos chineses chegam a até 300.000. O ataque foi supostamente ordenado pelo Príncipe Yasuhiko Asaka (1887-1981), retratado aqui em 1935, porém ele nunca foi acusado.

©

Getty Images 

Massacre de Katyn, 1940

Numerosas atrocidades ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, mas um massacre se destaca: Katyn. Em abril e maio de 1940, membros da NKVD, a polícia secreta soviética, assassinaram 22.000 oficiais militares poloneses e membros da inteligência na Floresta Katyn perto da cidade de Smolensk. Suas valas comuns foram descobertas pelas forças alemãs em 1943 e os  n a z i s t a s  foram culpados pelo massacre até 1990, quando as autoridades russas finalmente reconheceram o crime e o subsequente encobrimento de quase 50 anos pelo governo soviético. Na foto estão os pertences pessoais de um dos corpos exumados.

©

Getty Images 

Massacre de Oradour-sur-Glane, 1944

Poucos atos horríveis se aproximam daquele sofrido pelos moradores da vila francesa de Oradour-sur-Glane pelos  n a z i s t a s  em 10 de junho de 1944. Depois de descobrirem que um de seus colegas havia sido capturado pela Resistência Francesa em outra aldeia, membros de uma unidade Waffen-SS assassinaram mais de 600 moradores antes de arrasar com a vila. Após a guerra, o Presidente Charles de Gaulle ordenou que as ruínas da aldeia fossem mantidas como um memorial e museu permanente.

© Getty Images

Massacre de Malmedy, 1944

Outra barbaridade realizada pelo Waffen-SS foi a execução sumária de 84 prisioneiros de  g u e r r a  do Exército dos EUA em 17 de dezembro de 1944 perto da cidade belga de Malmedy. Retratados em julgamento em Dachau, após a  g u e r r a, estão alguns dos combatentes das SS envolvidos no massacre.

©

Getty Images 

Massacre de Hill 303, 1950

O massacre de Hill 303 foi um crime de guerra cometido por soldados norte-coreanos durante as salvas de abertura do conflito quando 40 prisioneiros de guerra americanos foram baleados e mortos em uma colina acima de Waegwan, na Coreia do Sul.

©

Getty Images 

Massacre de Sharpeville, 1960

O massacre de Sharpeville ocorreu em 21 de março de 1960 na delegacia de polícia na cidade sul-africana de Sharpeville em Transvaal (hoje parte de Gauteng). Após um dia de manifestações contra as Leis de Aprovação, uma multidão de cerca de 5.000 a 7.000 manifestantes  n e g r o s  se reuniram do lado de fora do prédio. A polícia sul-africana abriu fogo contra a multidão, matando 69 pessoas.

©

Getty Images 

Massacre na Universidade do Texas, 1966

Na manhã de 1º de agosto de 1966, Charles Whitman subiu ao topo da Torre da Universidade do Texas em Austin e começou a atirar aleatoriamente em pedestres que passavam na rua. Ao todo, 15 pessoas morreram naquele dia, incluindo a mãe e a esposa de Whitman, que ele havia assassinado mais cedo. Whitman acabou sendo baleado e morto por policiais de Austin. O incidente foi um dos piores assassinatos em massa numa área pública na história dos Estados Unidos e o primeiro a se desdobrar "ao vivo" na era da mídia de massa.

©

Getty Images 

Massacre de My Lai, 1968

Um dos episódios mais vergonhosos da história do exército americano ocorreu em 16 de março de 1968, quando uma companhia de soldados americanos entrou na vila de My Lai, no Vietnã do Sul, e massacrou cerca de 500 homens, mulheres e crianças. O incidente provocou indignação global quando se tornou público em novembro de 1969. Na foto está um soldado americano incendiando uma casa na aldeia.

©

Getty Images 

Massacre de Bogside, 1972

Mais conhecido como Domingo Sangrento, o massacre de Bogside em 30 de janeiro de 1972 viu 13 civis desarmados serem mortos a tiros por membros do Exército Britânico em Derry, Irlanda do Norte. Na foto estão os caixões de algumas das vítimas colocados em uma igreja.

©

Getty Images 

Massacre de Munique, 1972

Esta é uma das imagens que definiram os Jogos Olímpicos de Munique em 1972, tiradas depois que membros do grupo  t e r r o r i s t a  palestino Setembro  N e g r o  fizeram 11 membros da equipe olímpica israelense de reféns. Os atletas foram mais tarde mortos por seus captores na Base Aérea de Fürstenfeldbruck.

©

Getty Images 

Massacre de Sabra e Chatila, 1982

Entre 460 e 3.500 civis, a maioria palestinos e xiitas libaneses, morreram nas mão da milícia das Forças Libanesas no campo de refugiados de Sabra e Shatila em Beirute. O massacre ocorreu em 18 de setembro de 1982 sob a vista das Forças de Defesa israelenses, aliadas da milícia.

©

Getty Images 

Chacina da Candelária, 1993

Esse episódio aconteceu na noite de 23 de julho de 1993, no centro do Rio de Janeiro, perto da Igreja da Candelária. Policiais à paisana pararam dois carros no local onde 72 moradores de rua (a maioria menor de idade) dormiam sob as marquises dos prédios da região. Eles atiraram contra o grupo e 8 meninos com idades ente 11 e 19 anos foram assassinados. O ataque foi uma vingança contra o fato de alguns meninos terem jogado pedras na viatura da polícia no dia anterior.

©

Getty Images

Massacre de Srebrenica, 1995

Milhares de pás são vistas empilhadas simbolicamente no Memorial e Cemitério Srebrenica-Potočari para as Vítimas do Genocídio de 1995. O cemitério perto de Srebrenica é o local de descanso de cerca de 6.000 dos mais de 8.000 homens e meninos muçulmanos que foram mortos no massacre de Srebrenica em julho de 1995.

©

Getty Images 

Massacre de Port Arthur, 1996

A Austrália foi abalada em abril de 1996 depois que um atirador solitário, Martin Bryant, entrou numa onda de assassinatos e matou 35 pessoas em Port Arthur, Tasmânia. Ele acabou sendo preso na Seascape Guesthouse (foto), que agora é um local memorial. O episódio continua sendo o pior massacre na Austrália moderna cometido por uma única pessoa.

Fontes: (Haaretz) (History and Headlines) (Peterloo Massacre) (Zinn Education Project) (Britannica) (BBC) (Tulsa History) (Holocaust Encyclopedia) (History)

Veja também: As mortes mais indignas (e constrangedoras) da Realeza

©

Getty Images 

Mundo Genocídios 21/01/22 POR Notícias ao Minuto


A história registrou alguns massacres realmente terríveis. Exemplos de massacre indiscriminado e brutal de pessoas podem ser rastreados até a antiguidade. Mas alguns dos piores episódios sangrentos são muito mais recentes, embora não sejam menos chocantes. Por qualquer que seja a razão e não importa a causa, cada um desses vergonhosos atos de matança em massa fornecem evidências perturbadoras sobre o que a humanidade é capaz de infligir a si mesma.

PUB

Clique aqui e saiba mais sobre massacres históricos que chocaram o mundo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Iraque Há 2 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama A Grande Conquista 2 Há 2 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

mundo Guangzhou Há 2 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

mundo Posição de Lótus Há 4 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

politica Arthur Lira Há 4 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 5 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 5 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

lifestyle Signos Há 5 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Baby Reindeer Há 22 Horas

Conheça Richard Gadd, o ator da série que está dando o que falar

fama Casais famosos Há 22 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)