Reino Unido acusa Putin de tramar plano para ter líder pró-Rússia no poder na Ucrânia

Segundo Truss, Putin tem feito articulações em prol de Ievguêni Muraiev, pré-candidato nas eleições presidenciais de 2024

© Mikhail Svetlov/Getty Images

Mundo REINO UNIDO-RÚSSIA 23/01/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, abriu uma nova frente de acusações contra Moscou e afirmou que o presidente Vladimir Putin traça um plano para instalar um líder pró-russo em Kiev. Segundo Truss, Putin tem feito articulações em prol de Ievguêni Muraiev, pré-candidato nas eleições presidenciais de 2024.

PUB

Pouco usual em se tratando de diplomacia, o comunicado foi divulgado tarde da noite neste sábado (22). O texto, porém, fornece poucos detalhes sobre como a Rússia viabilizaria a queda do atual presidente, Volodimir Zelenski, e a ascensão de Muraiev nem explica se o plano dependeria de uma invasão por tropas russas -possibilidade que o Ocidente vem aventando ser cada vez mais real, em especial após o deslocamento de 100 mil soldados para a região da fronteira entre os países.

Não fica claro, no documento divulgado pela chancelaria britânica, se Moscou teria chegado a informar Muraiev de que ele seria cotado como possível futuro líder da Ucrânia, alinhado a Moscou. Mas depois que ele soube das revelações, postou no Facebook uma foto em que se passa por James Bond e escreveu: "Detalhes amanhã".

Autoridades britânicas envolvidas no episódio disseram ao jornal americano The New York Times, sob condição de anonimato, que a intenção ao divulgar o comunicado era impedir a concretização de tais planos e expor a suposta trama de Putin.

O documento ainda cita os nomes de quatro ucranianos que teriam laços com os serviços de inteligência russos, incluindo agentes envolvidos em planos de ataque à Ucrânia. Todos eles já ocuparam cargos importantes no governo ucraniano e fugiram para a Rússia em 2014, após a revolta popular que derrubou o então presidente Viktor Yanukovich.

Moscou reagiu ao relatório já na manhã deste domingo (23), pelo horário local, e acusou Londres de espalhar desinformação.A acusação se dá poucas horas depois de o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, aceitar um convite para se encontrar com seu colega britânico, Ben Wallace, para discutir a crise na fronteira ucraniana. Os serviços estatais russos de informação também noticiaram que Truss deve ir a Moscou em fevereiro para se reunir com o chanceler russo, Serguei Lavrov.

Esta é a segunda vez em pouco mais de uma semana que uma potência do Ocidente acusa publicamente a Rússia de interferir em assuntos internos da Ucrânia.

Em 14 de janeiro, os Estados Unidos acusaram o Kremlin de preparar operações de sabotagem e de desinformação para justificar uma eventual invasão. Neste sábado, Washington classificou como "preocupante" o plano revelado pelo comunicado do Reino Unido.

A tensão diplomática também ocorre no mesmo dia em que o chefe da Marinha alemã pediu demissão após deflagrar uma crise diplomática entre Berlim e Kiev. O vice-almirante Kay-Achim Schönbach havia dito que Putin merece respeito e só quer ser tratado de igual para igual pelo Ocidente. Afirmou, ainda, que a península da Crimeia, anexada por Moscou após o conflito em 2014, "nunca voltará" ao controle ucraniano.

A Alemanha tem especial interesse na disputa entre Rússia e Ucrânia por causa do gasoduto Nord Stream 2. A estrutura foi uma das cartas colocadas na mesa por autoridades do país em conversas diplomáticas nesta semana, nas quais se colocaram ao lado de Kiev.Tanto a ministra das Relações Exteriores Annalena Baerbock (em encontro com Lavrov) quanto o premiê Olaf Scholz (que se reuniu com o secretário-geral da Otan) disseram que Berlim sabe que o custo de defender a Ucrânia no caso de uma invasão russa será grande -e todos estão dispostos a pagá-lo, via sanções, por exemplo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula