Linn da Quebrada e mais famosos trans de sucesso; veja histórias de superação!

A atriz, cantora e ativista está no BBB 22 e tem muita história para contar

Linn da Quebrada e mais famosos trans de sucesso; veja histórias de superação!

A presença da comunidade transgênero está aumentando nas indústrias do entretenimento e da moda, mesmo assim, a representatividade desses artistas ainda é muita baixa. Linn da Quebrada é a segunda participante trans a participar do Big Brother Brasil, o maior reality show do país. Ela acabou de conseguir mudar o nome em seus documentos, participou da série Segunda Chamada e já faz sucesso como cantora e compositora há algum tempo.

No entanto, é preciso lembrar que a conquista crescente desse espaço pelas celebridades trans é fruto de muita luta contra o preconceito e ativismo diário, além das inúmeras provas já dadas de que talento, beleza e competência vão muito além do gênero. Num mundo que carece de representação de histórias LGBTQ+, muitos atores, cantores, modelos, autores e outras figuras públicas têm inspirado pessoas com suas jornadas de superação.

Na galeria, conheça famosos trans de sucesso e estrelas em ascensão que estão fazendo toda a diferença!

©

Tv Globo / Mauricio Fidalgo

Linn da Quebrada

Cantora, atriz, performer e ativista, a brasileira Linn da Quebrada encontrou na música uma poderosa arma na luta pela quebra de paradigmas  s e x u a i s, de gênero e de corpo. A artista multimídia foi, inclusive, a protagonista do documentário 'B i x a   T r a v e s t y', vencedor do Prêmio Teddy no Festival de Berlim de 2018. Ela agora está no BBB22!

©

Getty Images

Linn da Quebrada

Linn já enfrentou um câncer raro em 2014. No Twitter, ela falou sobre isso: "Doenças ensinam tanto. Tive um câncer e descobri que era mortal e podia morrer". Ela fez uma campanha de financiamento coletivo para o lançamento de seu primeiro álbum "Pajubá" em 2017, fez filme, série e ganhou vários prêmios. Em seu lado ativista, Linn colaborou com a formação da ONG ATRAVESSA (Associação de  T r a v e s t i s  de Santo André) e se considera "b i c h a, trans, preta e periférica. Nem ator, nem atriz, atroz. Performer e  t e r r o r i s t a  de gênero".

©

Tv Globo / Fábio Rocha

Elliot Page

Depois de ser o primeiro homem trans a estampar a revista Time, o ator Elliot deu entrevista à Oprah Winfrey em que fala que é a primeira vez na sua vida em que se sente confortável com o seu corpo - ele já fez a cirurgia para retirar os seios - e que está determinado a lutar por direitos e se opor aos "mitos e retórica danosa" que debatem a existência das pessoas trans.

©

Getty Images

Elliot Page

Anteriormente conhecido como Ellen Page, Elliot Page foi ao Instagram em dezembro de 2020 para anunciar publicamente sua identidade como homem trans. Como um dos atores trans mais famosos do mundo, suas ações e declarações são uma inspiração. "A todas as pessoas trans que lidam com assédio, auto-aversão, abuso e ameaça de violência todos os dias: Eu vejo vocês, eu amo vocês e farei tudo que puder para mudar este mundo para melhor."

©

Getty Images 

Valentina Sampaio

Em 2020, a brasileira se tornou a primeira modelo transgênero a posar para a revista americana Sports Illustrated. A editora-chefe da publicação, MJ Day, afirmou que a escolha da beldade se deve à sua beleza e ativismo em prol da comunidade trans. Valentina, que nasceu no Ceará, já havia feito história ao ser a primeira modelo a estampar a Vogue Paris e também foi pioneira em estrelar campanha para o catálogo da Victoria's Secret. "O caminho não foi fácil, o preconceito continua nos matando, por isso cada passo é uma grande vitória para todas nós", disse a top.

©

Getty Images

Caitlyn Jenner

Caitlyn Jenner pode ser a mulher transgênero mais famosa do mundo. Como membro da família Kardashian-Jenner, ela anunciou sua identidade e novo nome na Vanity Fair. De lá para cá, ela desempenhou papel corajoso na criação de conversas sobre transição e direitos trans na mídia tradicional.

©

Getty Images

Laverne Cox

Laverne Cox é mais conhecida por seu papel como Sophia Burset na série de sucesso 'Orange Is the New Black'. Defensora ferrenha da comunidade trans, ela foi a primeira mulher abertamente transgênero a aparecer na revista Time, bem como a primeira mulher abertamente trans a ser indicada ao Emmy Awards por atuação.

©

Getty Images 

Janet Mock

Autora prolífica e apresentadora de TV, a americana foi a primeira mulher transgênero a escrever e dirigir um episódio para a TV, bem como a primeira mulher trans de cor a assinar um contrato importante com a Netflix. Seu livro de memórias 'Redefining Realness' (2014) foi um best-seller.

© Getty Images

Chaz Bono

Chaz Bono é o filho transgênero de Cher e Sonny Bono. Quando criança, ele apareceu no programa de seus pais 'The Sonny & Cher Comedy Hour'. Ele fez uma transição pública aos 41 anos e documentou sua jornada no filme 'Becoming Chaz' (2011).

© Getty Images

Benjamin Damini

Em setembro, Benjamin Damini anunciou no Instagram sua transição de gênero. O ator e cantor ficou conhecido após viver Martinha na última temporada de 'Malhação' e disse: "Desejo ser tratado no masculino. Eu sou  t r a n s e x u a l". Em relato honesto, ele falou da sua jornada até a autoaceitação como homem trans e revelou que teve depressão e relacionamentos frustrados com "projeções de gênero inconscientes" até se descobrir. "Aos 21, renasci Benjamin. Sem agressividade. Sem depressão. Sem remédios. Me perdoa por não ter te aceitado antes, Be. Eu ainda não conseguia", desabafou.

©

Instagram/@benjamindamini

Candis Cayne

Candis Cayne começou como uma drag performer em Nova York no início dos anos 1990 e passou por sua transição no meio desta década. Com seu papel na série 'Dirty  S e x y  Money', ela se tornou a primeira mulher trans a interpretar um personagem transgênero recorrente no horário nobre da TV.

© Getty Images

As irmãs Wachowski

As irmãs Wachowski são uma potência incrível em Hollywood. Elas são as autoras e diretoras da franquia 'Matrix', bem como a série de sucesso 'Sense8'. As duas são mulheres transgênero que fizeram a transição mais tarde na vida. Lana Wachowski foi uma das primeiras diretoras abertamente trans na indústria do entretenimento.

© Getty Images

Lea T.

Lea T. é uma modelo brasileira que abriu caminho para mulheres trans na indústria da moda. Em 2014, a filha de Toninho Cerezo se tornou o rosto da Redken, tornando-se a primeira mulher abertamente trans a estampar uma marca global de cosméticos.

© Getty Images

Jamie Clayton

Falando das irmãs Wachowski, Jamie Clayton foi uma das protagonistas de 'Sense8'. A atriz interpretou a hacker Nomi na série de ficção científica. O programa foi pioneiro por sua representação LGBTQ+, e Clayton se tornou uma ativista dos direitos trans em Hollywood.

©

Getty Images 

Liniker

A cantora deu início ao processo de transição quando despontava no cenário musical, aos 19 anos, com a banda Os Caramelows. Hoje, Liniker está em carreira solo e revelou que não quer se restringir à figura da mulher trans. "O meu processo de desenvolvimento artístico era ceifado porque as pessoas queriam me colocar no sensacionalismo. Eu não quero chocar, só quero ser eu", desabafou.

©

Getty Images

Hunter Schafer

Hunter Schafer é uma mulher trans que passou de modelo e ativista a atriz quando foi escalada para interpretar a Jules de 'Euphoria'. Seu papel na série da HBO foi importante para mostrar uma adolescente trans que estava em paz com sua identidade de gênero, mas lutando com outras questões complexas.

©

Getty Images

Alexandra Billings

Alexandra Billings pode ser mais conhecida por seu papel como Davina na série 'Transparent', mas ela também apareceu em vários outros programas, como 'How to Get Away with Murder' e 'Grey's Anatomy'. Ela foi uma das primeiras atrizes trans a interpretar um personagem trans na TV com seu papel no telefilme ''Romy & Michele 2: Como Tudo Começou' (2005).

© Getty Images

Thammy Miranda

O ator foi eleito vereador para a Câmara Municipal de São Paulo com mais de 43 mil votos. Além dessa conquista, Thammy foi convidado para estrelar campanha do Dia dos Pais da Natura de 2020, o que foi alvo de muitos elogios e também inúmeros ataques por ser um homem trans. Como o filho de Gretchen reagiu ao preconceito dos haters? "As pessoas, quando criticam, falam mais sobre elas do que sobre mim! Todas as críticas que eu recebi são uma forma das pessoas exporem suas próprias frustrações. Só posso dizer que lamento não poder ser pai do filho de todos eles, porque eles teriam o melhor pai do mundo", declarou Thammy, que comemorou neste ano o seu primeiro Dia dos Pais com Bento, fruto da sua união com a modelo Andressa Ferreira.

©

Getty Images

Jen Richards

Jen Richards é uma atriz que criou e estrelou a websérie 'Her Story', que acompanha a vida amorosa de várias mulheres trans e queer. Inclusive, a produção foi indicada ao Emmy em 2016. A artista também atuou em programas de sucesso como 'Nashville' e 'Tales of the City'. Ela ainda fundou o The Trans 100, um prêmio que celebra a excelência no serviço à comunidade transgênero.

©

Getty Images 

Dominique Jackson

Dominique Jackson é conhecida como a Elektra da série 'Pose'. Seu desempenho foi tão icônico que ela foi escalada para ser a deusa Ms. World em 'Deuses Americanos', e os fãs estão fazendo campanha para ela ser a intérprete da Tempestade nos próximos filmes da saga 'X-Men'. Jackson escreveu sobre sua jornada pessoal no livro 'The  T r a n s e x u a l  from Tobago'.

©

Getty Images 

Jéssica Alves

Antes conhecida como Ken Humano, a modelo e apresentadora brasileira se assumiu mulher trans em janeiro de 2020 e revelou ao The Mirror que na verdade sempre se identificou mais com a Barbie. Famosa pelas mais de 70 cirurgias plásticas, a celebridade é conhecida no exterior e participou em 2018 do 'Celebrity Big Brother', versão do reality show produzida na Inglaterra.

©

Getty Images

Mj Rodriguez

Mj Rodriguez é outra atriz trans que ganhou destaque graças à série 'Pose'. Sua grande chance surgiu quando ela conseguiu o papel de Angel em uma produção off-Broadway do musical 'Rent'. Este trabalho foi crucial para ela, já que a personagem era frequentemente mal interpretada como uma  d r a g  queen. Rodriguez fez a diferença ao retratá-la como uma mulher.

©

Getty Images 

Asia Kate Dillon

Asia Kate Dillon é uma atriz trans e não binária conhecida por 'Orange Is the New Black' e pelo seu papel como Taylor Mason na série 'Billions'. Dillon foi a primeira pessoa não binária a interpretar um personagem não binário.

© Getty Images

Tracey Norman

Tracey Norman é uma modelo que fez muito sucesso na década de 1970. Ela desfilou para a Clairol e seu rosto apareceu nas caixas de tintura de cabelo até que ela perdeu o contrato depois que descobriram que ela era transgênero. A beldade se juntou à cena ballroom de Nova York onde se tornou uma lenda, e depois que a New York Magazine fez um perfil sobre ela em 2015, ela assinou um novo contrato com a Clairol! Ela é vista como uma pioneira na comunidade trans.

© Getty Images

Josie Totah

Josie Totah é uma jovem atriz que fez muitos papéis masculinos, como Michael em 'Champions', série de comédia, antes de anunciar que era transgênero em 2018. Ela está assumindo o papel principal no novo reboot de 'Saved by the Bell' ('Uma Galera do Barulho' no Brasil), reforçando a inclusão de histórias trans mais autênticas no programa.

© Getty Images

Nicole Maines

Nicole Maines é uma jovem atriz em ascensão que fez história ao interpretar o primeiro super-herói transgênero na TV. Desde 2015, ela é interpreta Nia Nal em 'Supergirl'.

©

Getty Images 

Alex Blue Davis

Alex Blue Davis apareceu em vários programas, como 'NCIS' e '2 Broke Girls' ('Duas Garotas em Apuros' no Brasil), mas seu papel mais inovador foi em 'Grey's Anatomy'. Ele interpretou o médico trans Casey Parker, o primeiro personagem transgênero da série.

©

Getty Images 

Jazz Jennings

Jazz Jennings é uma jovem mulher trans que está nos holofotes como defensora da comunidade desde criança. A influencer começou a aparecer em programas de entrevistas na TV a partir dos seis anos de idade. Ela também publicou um livro chamado 'I Am Jazz' e estrelou um reality show do TLC de mesmo nome em que compartilhou suas experiências. A americana também foi cofundadora da fundação TransKids Purple Rainbow.

© Getty Images

Maria Clara Spinelli

Depois de participar na novela 'A Força do Querer', a atriz desabafou sobre a falta de oportunidades para viver papéis que não sejam apenas trans. "Quero fazer todas as personagens, transgênero ou não (...) A questão é que essas pessoas nunca me convidaram para outra coisa", disse ela agradecendo a Suzana Pires o convite de viver uma personagem não trans na comédia 'De Perto Ela Não é Normal', filme que estreou recentemente nas plataformas de streaming. Maria Clara Spinelli também é conhecida por 'Salve Jorge' (2012) e o filme 'Quanto Dura o Amor?' (2009).

©

Getty Images

Daniela Vega

A atriz chilena ficou mundialmente conhecida como a protagonista de 'Uma Mulher Fantástica', ganhador do Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 2018. O longa mostra o drama de uma mulher trans cujo companheiro morre de repente e vê seu mundo abalado pela primeira esposa e os filhos do falecido. O longa fez história ao se tornar o primeiro estrelado por uma mulher transgênero a ganhar esse prêmio.

©

Getty Images

Candy Darling

Candy Darling foi um ícone transgênero famoso nas décadas de 1960 e 1970. A beldade ficou famosa por seus papéis nos filmes de Andy Warhol, 'Flesh' e 'Women in Revolt'. Ela também foi musa da banda The Velvet Underground.

©

Getty Images 

Isis King

Isis King é uma modelo e atriz que apareceu no 'America's Next Top Model' como a primeira concorrente transgênero do programa. Ela foi a primeira mulher trans a fazer uma campanha com a marca American Apparel e recentemente interpretou Marci na minissérie 'Olhos que Condenam'.

©

Getty Images 

Elliot Fletcher

Elliot Fletcher é um jovem ator que interpretou vários personagens transgêneros em programas como 'Shameless' e 'The Fosters'. Ele é um dos poucos atores trans a ter papéis recorrentes na TV e está continuamente abrindo o caminho para artistas na comunidade trans.

©

Getty Images 

Carmen Carrera

Carmen Carrera é uma modelo que apareceu em 'RuPaul’s Drag Race' em 2012, onde chamou a atenção pelo uso de linguagem transfóbica. Ela começou sua transição nesse mesmo ano. Seu casamento com seu parceiro de longa data foi mostrado no programa 'Couples Therapy', da VH1, tornando-se a primeira transmissão de um enlace de uma mulher trans na televisão.

© Getty Images

Brian Michael Smith

Brian Michael Smith é um ator transgênero que tem aparecido em programas de sucesso, como 'Gossip Girl' e 'Girls', desde 2011. Ele se tornou um trans em 2017, tendo anteriormente interpretado papéis masculinos cis-gênero. Ele é uma prova do fato de que papéis cis-gênero deveriam ser mais abertos para atores trans.

©

Getty Images 

Jenna Talackova

Jenna Talackova é uma modelo canadense que ganhou as manchetes em 2012 quando lutou para se manter no concurso Miss Universo Canadá depois de ser desqualificada por não ser uma 'mulher natural'. Ela contratou a famosa advogada Gloria Allred e convenceu o dono do concurso, Donald Trump, a mudar as regras. Ela ganhou o prêmio de Miss Simpatia daquele ano, mas seu sucesso em promover os direitos trans foi muito maior que esse título.

© Getty Images

Caroline Cossey

Caroline Cossey foi uma modelo de grande sucesso nas décadas de 1970 e 1980. Ela trabalhou com revistas de renome, como Harper's Bazaar e Vogue, e também na Playboy. Ela foi até uma bond girl no filme '007 - Somente para Seus Olhos' (1981). Em 1982, o mundo ficou sabendo que ela era uma mulher transgênero após matéria de tabloide britânico e voltou aos holofotes em 1991 na Playboy.

©

Getty Images 

Chella Man

Chella Man é uma novo astro em ascensão. O ator, modelo e YouTuber é famoso por compartilhar suas experiências sendo um homem transgênero, surdo, gênero queer e judeu de cor. Ele ganhou mais visibilidade quando conseguiu o papel de Jericho na série 'Titãs' em 2019.

Fontes: (Insider) (22 Words

Leia também: Casais LGBTQ+ que fazem a gente acreditar no amor!

©

Getty Images 

Fama Transgênero 24/01/22 POR Notícias Ao Minuto Brasil


A presença da comunidade transgênero está aumentando nas indústrias do entretenimento e da moda, mesmo assim, a representatividade desses artistas ainda é muita baixa. Linn da Quebrada é a segunda participante trans a participar do Big Brother Brasil, o maior reality show do país. Ela acabou de conseguir mudar o nome em seus documentos, participou da série Segunda Chamada e já faz sucesso como cantora e compositora há algum tempo.

PUB

No entanto, é preciso lembrar que a conquista crescente desse espaço pelas celebridades trans é fruto de muita luta contra o preconceito e ativismo diário, além das inúmeras provas já dadas de que talento, beleza e competência vão muito além do gênero. Num mundo que carece de representação de histórias LGBTQ+, muitos atores, cantores, modelos, autores e outras figuras públicas têm inspirado pessoas com suas jornadas de superação.

Na galeria, conheça famosos trans de sucesso e estrelas em ascensão que estão fazendo toda a diferença!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 9 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 12 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 8 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 10 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 10 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 10 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 11 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 9 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 11 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens